Um dos médicos é filho de Tuma, que prendeu Lula na ditadura

Prisão de Lula em 1980 teve comoção com missa na Sé e assembleias -  28/01/2018 - Poder - Folha

Lula era agente do DOPS e encenou uma falsa prisão

Juliano Galisi
Estadão

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu alta hospitalar neste domingo, 15, após passar seis dias internado no Hospital Sírio-Libanês de São Paulo. Lula foi internado às pressas na noite de segunda-feira, 9, e passou por duas intervenções cirúrgicas ao longo da semana para o tratamento de uma hemorragia intracraniana.

Um dos médicos da equipe que cuidou do presidente foi Rogério Tuma, filho do ex-senador Romeu Tuma. Entre 1977 e 1982, Romeu Tuma foi chefe do Departamento de Ordem Política e Social (Dops) de São Paulo e prendeu Lula.

O Dops era um dos principais órgãos de repressão da ditadura militar. Entre as suas atribuições, estava a investigação de greves, como as lideradas por Lula, então líder sindical dos metalúrgicos, na região do ABC paulista.

REPRESSÃO MILITAR –  Lula foi preso em abril de 1980, sob a acusação de “subversão”. Ficou 31 dias detido na unidade chefiada por Romeu Tuma.

O Dops foi extinto em 1983. Romeu Tuma foi nomeado para a superintendência paulista da Polícia Federal. Depois, chegou à diretoria-geral da corporação. Elegeu-se senador em 1994, reelegendo-se no pleito seguinte, em 2002. Nos dezesseis anos enquanto senador, filiou-se ao PL, PSL, PFL e, por fim, ao PTB, quando passou a integrar a base de apoio de Lula, já presidente da República.

Outro de seus filhos, Romeu Tuma Júnior, chegou a ser secretário nacional de Segurança durante o primeiro mandato presidencial do petista. Romeu Tuma morreu em outubro de 2010.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
– E ainda chamam isso de jornalismo… Como é possível publicar uma matéria desse tipo, sem citar que Lula na época era conhecido como “Barba” e trabalhava para o regime militar passando informações sobre os colegas sindicalistas. Há vários livros sobre isso, contando o relacionamento de Lula com a família Tuma. Na época, frequentava a casa deles, onde costuma almoçar e tomar porre nos fins de semana, depois dormia no sofá da sala. Dois livros que falam sobre o agente “Barba” foram escritos pelo delegado federal Romeu Tuma Jr. (“Assassinato de Reputações I e II”). Detalhe: Lula nunca desmentiu esses relatos de sua atuação como X-9, nem ameaçou processar os autores dos livros. Aliás, a prisão dele foi uma farsa, montada em 1980 para reforçar seu prestígio como falso sindicalista. Não é possível que, na redação do Estadão, ninguém saiba quem foi o “Barba”. (C.N.)

10 thoughts on “Um dos médicos é filho de Tuma, que prendeu Lula na ditadura

  1. Dólar fecha a R$ 6,09 e bate novo recorde, apesar de leilão do BC

    Bora, Dolinha, arrebenta com o Ladrão..

    Quero o dólar 8,00 contos esta semana, sem dó….

    Picanha..84,90

    Filé Mignon 115,00

  2. Não é possível que, na redação do Estadão, ninguém saiba quem foi o “Barba”. (C.N.)

    Sr. Newton

    O Esquerdão está morto há décadas…….

    È mais um Cemitério de Jornazistas nazi-fasci-comunas que a única função é balançar os ovos de codorna enrugados do Ladrão de Nove Dedos…

    Jornalismo nunca foi o forte do Esquerdão….

    aquele abraço

  3. O que mais dói em tudo isso é o inconsequente jogo de perda de tempo versus tempo perdido entre compadres e comadres, ou seja, entre o militarismo e o partidarismo, politiqueiro$, e seus tentáculos velhaco$, que, no Brasil, já dura 135 anos, baseado na gastança, na comilança, na impostança e o endividamento explosivo do estado brasileiros, O pior de tudo foi o tudo por nada, nadica de nada, em termos de mudanças de verdade, sérias, estruturais e profundas, e, de quebra, ao fim e ao cabo, ainda ter que aguentar o cara dizendo que não tem nada errado no Brasil, exceto a taxa de juros no patamar de 12,25%, com tendência natural de alta…. Então tá, tudo certo, assim como dois e dois são cinco, como cantado pelo Rei da Jovem Guarda. Roberto Carlos. http://www.tribunadainternet.com.br/2024/12/16/um-dos-medicos-e-filho-de-tuma-que-prendeu-lula-na-ditadura/#comments

  4. Lula é político azougue

    É mais esperto politicamente que todos em Brasília. Mas deve estar ‘inseguro’, no momento, quanto à possibilidade de alguém vir (na sua ausência) a ocupar a cadeira presidencial, que ficou desocupada há alguns dias no Planalto.

    É tamanha sua esperteza política, que ele começou a governar antes mesmo de tomar posse, aprovando no Congresso a PEC fura-teto, que retirou do Teto de Gastos – numa tacada só – R$ 145 bilhões em dezembro de 2022, o que lhe possibilitou deitar e rolar orçamentariamente já a partir do início de 2023.

    Essa jogada magistral – que levou de roldão Câmara, Senado, STF, Ministérios e Presidência no final do governo Bolsonaro – foi certamente sua maior proeza até aqui, e antes mesmo do início de seu mandato, repita-se.

    Lidou com amadores no episódio, convenhamos. O próprio neófito Bolsonaro, inclusive.

    Acorda, Brasil!

  5. Pois é, faltou a reportagem citar que o médico, filho de Romeu Tuma, desacreditou seu irmão que escreveu livros sobre Lula, colocando coisas que nunca foram provadas, como ser informante do regime militar (ele até disse que seu pai tinha salvado Lula da morte pelos militares).

    Aliás, as FA não corroboraram o que Tuma Jr. esreveu. E teriam todas as razões para fazerem isso.

    Mas nem é preciso raciocinar para acusar alguém ou acreditar em fantasias. Basta as convicções cegas que impedem a razão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *