Braga Netto contrata novo advogado que descarta fazer delação

Oliveira Lima já assumiu a defesa de Braga Netto

Malu Gaspar
O Globo

Novo advogado do general Walter Braga Netto, o criminalista José Luís de Oliveira Lima disse ao blog que não “existe a menor possibilidade” de o ex-ministro da Defesa fazer um acordo de colaboração premiada.

Braga Netto foi preso no último sábado (14) por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), sob a alegação de que atuou de forma “dolosa” para obstruir as investigações sobre a trama golpista para impedir a posse de Lula.

SEM PRISÃO – “A defesa respeita o Judiciário e o Supremo. Dito isso, vamos fazer petição pedindo para que o general seja ouvido imediatamente, na sequência pedir a revogação da sua prisão, pois entendo que não há nenhuma justificativa para que ele fique privado da sua liberdade. E registro que não há a menor hipótese de fazer um acordo de colaboração premiada”, disse o advogado à equipe da coluna, antecipando a estratégia de defesa do general.

“Não existe a menor possibilidade de fazer delação. Não tem o que delatar”, repetiu.

DEFESA DE PESO – Segundo interlocutores, a família de Braga Netto foi aconselhada a investir numa defesa com maior trânsito nos tribunais superiores diante da gravidade dos fatos.

O novo advogado já defendeu nomes como o ex-ministro José Dirceu, o médico Roger Abdelmassih e o ex-presidente da Caixa, Pedro Guimarães.

O criminalista também atuou na defesa do ex-presidente da construtora OAS, Léo Pinheiro, em processos ligados à Lava Jato.

DELAÇÃO PREMIADA – No caso do empreiteiro da OAS, Oliveira Lima chegou a negociar um primeiro acordo de delação premiada do executivo, que foi negado pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

Nos meses seguintes, Juca deixou o caso, mas os advogados Daniel Laufer e Maria Francisca Acciolly depois conseguiram fecharam um outro acordo de delação com a força-tarefa da Lava Jato.

A delação de Leo Pinheiro foi o elemento principal usado para incriminar o presidente Lula da Silva, que foi condenado e passou 580 dias na prisão.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOGO problema do advogado é que o processo é conduzido pelo ministro Alexandre de Moraes, que faz o que bem entende no Supremo, com a conivência dos demais ministros. Todos sabem que a prisão preventiva de Braga Netto é irregular, na forma da lei. Não interessa se o militar é culpado ou não. Sua prisão é ilegal, só poderia ser decretada após ser julgado e condenado, mas nenhum outro ministro reconhece essa situação. Vamos ver se Oliveira Lima consegue fazer Moraes reconhecer algum erro.  (C.N.) 

10 thoughts on “Braga Netto contrata novo advogado que descarta fazer delação

  1. “Foi o Exército que evitou o golpe tramado por militares”?

    O famigerado golpe ‘deu-se” no dia 8 de janeiro com a invasão e o quebra-quebra das sedes dos três poderes. E só não se consumou efetivamente porque Bolsonaro, líder de araque, tinha sorrateira e covardemente fugido para o exterior.

    Caso tivesse ficado em Brasília, era só ele chegar (ovacionado) até o gabinete da presidência, que os golpistas já tinham até espanado a poeira da cadeira presidencial para ele sentar-se e assumir o comando do país como ditador.

    (Registre-se, inclusive, que Lula e Alckmin, amedrontados, já tinham – também covarde e sorrateiramente – abandonado a capital na véspera. O primeiro, fugindo para Araraquara, e o segundo, para Pindamonhangaba, soube-se depois.)

    E o pessoal da corporação do título, que dizem ter evitado o golpe, apareceriam imediatamente (após Bolsonaro) no ‘fervor’ do evento, para apoiar e dar, a partir de então, a segurança necessária à implantação e funcionamento do novo governo, autocrático, sob o manto dos princípios de defesa da “Ordem e Progresso”.

    Alguém teria alguma dúvida disso, numa análise serena?

  2. Descarta fazer delação?
    Duvido!

    Esse passarinho vai cantar e vai colocar o passaralho golpista na jaula também.

    Quem viver verá.

    O Praga Netto, pode até se defender porque é um direito de todos, mas as provas são robustas e indefensáveis.

    No corrugado do bozoloide não passa nem cabelo.

    Acabou essa historinha de dar uma de: POBRE COITADO, LASCADO E PERSEGUIDO.

    ACABOU A PÁTRIA, FAMILIA E PATIFARIA.

    Jaula neles Moraes, que se essa ditadura tabajara desse certo, até parece que eles iriam usar as leis como manda o figurino conosco.

    Lenha, neles Ministro Alexandre de Moraes!

    José Luis

    • Meu caro José Luís, acho que nosso amigo Carlos Newton deu uma patinada por caminhar sobre terreno escorregadio, o problema do nobre causídico não é o processo ser conduzido pelo Ministro Alexandre de Moraes, o problema é que o compromisso do advogado sempre foi com a soltura do preso e nunca com a verdade.

  3. Essa tentativa de golpe de estado, sem um tiro, sem um tanque nas ruas, sem um fuzileiro naval e pelotões de paraquedistas atuando me parece uma ópera bufa que a esquerda usa como narrativa. Os fatos que se danem, a versão é o que importa.
    Qualquer imbecil, mesmo aqueles que fizeram o serviço militar obrigatório sabe que sem o uso da força não existe golpe, acusar manifestantes, baderneiros e vândalos de golpistas é faltar vergonha na cara, como disse Capistrano de Abreu.
    Comparem a Intentonas Comunista de 35 com essa intentona fake de agora.

    O que foi a Intentona Comunista só no Rio de Janeiro, fora outros estados.
    Wikipédia.

    • No Rio de Janeiro

      3º Regimento após a ação da artilharia.
      No Rio de Janeiro, o movimento foi deflagrado, simultaneamente, no 3º Regimento de Infantaria, na Praia Vermelha; no 2º Regimento de Infantaria e no Batalhão de Comunicações, na Vila Militar; e na Escola de Aviação, no Campo dos Afonsos. Os amotinados, companheiros de véspera, teriam, de acordo com a versão legalista, ferido e matado indiscriminada e covardemente seus companheiros que dormiam -versão esta que até hoje gera margem a dúvidas, já que os quartéis do Rio estavam em prontidão após os levantamentos revolucionários no Norte do País, e em tais circunstâncias seria extremamente difícil encontrar oponentes inermes a serem massacrados de tal forma. Seja como for, a luta foi atroz e sem quartel, com os insurretos tentando expandir a rebelião a todo custo, esbarrando na mais férrea resistência das forças legalistas, e, finalmente, perdendo a luta.[10]

      Por trás da estratégia equivocada do levante estava, de um lado, a superestimação que Prestes fazia de seu prestígio no interior do Exército Brasileiro, de outro, a crença da IC de que, numa sociedade “semicolonial”, bastaria proclamar o movimento para produzir uma sublevação espontânea que englobaria de militares a operários e “cangaceiros partisans [guerrilheiros](sic)”. O agente duplo do MI6 (serviço de inteligência britânico), Johann Heinrich Amadeus de Graaf, conhecido como Johnny de Graaf, estava infiltrado na rebelião de Prestes.[11] Graaf revelou os planos dos rebeldes ao serviço de inteligência britânico que repassou estas informações para a inteligência brasileira.[12] Prestes também teria sabotado o próprio levante despropositadamente, uma vez que enviara ao comandante do Grupo de Obuses de São Cristóvão Newton Estillac Leal um convite para participar do golpe e, tais fatos fizeram com que o Governo tomasse conhecimento da rebelião mesmo antes dela acontecer.[13]

      O episódio mais dramático do levante comunista foi a tentativa de conquistar o Regimento de Aviação no Campo dos Afonsos, à época integrante do exército (a Força Aérea Brasileira só seria criada em 1941), visando obter aeronaves para bombardear a cidade do Rio de Janeiro.

      As unidades legalistas da Vila Militar, conseguiram instalar peças de artilharia para bombardear a pista e evitar que aviões decolassem. O assalto final foi realizado com uma carga de infantaria com apoio da artilharia, que retomou as instalações revoltadas

      • Isso é tentativa de golpe de estado, não é essa narrativa fajuta pretendida pela esquerda peculatária que existe hoje com o comando do cachaceiro mentiroso.
        O efetivo militar hoje gira em torno de 360 mil militares, e não vai ser um grupo só de oficiais generais, menos de 50, em seus gabinete que vão fazer um golpe, mal pensado, mal planejado e mal parido.

  4. Quem deu o tapa e escondeu as mãos(imagens e cumplices), fez o serviço sujo e usurpou o infiltrado poder, com a facilidade de multilateral conivência!

  5. quem vai pagar o famoso e respeitdo advogado? O general tem economias? vai vender apto do rio? Valdemar que vai bancar? ou será vaquinha, na exército?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *