Moraes violou claramente a lei ao mandar Silveira de volta à cadeia

Quantas vezes Moraes citou Moraes ao autorizar a Operação Contragolpe?

Desta vez, Moraes descumpriu a lei, propositadamente

Marcos Tosi
Gazeta do Povo

O Movimento Advogados de Direita Brasil acusa o ministro do STF Alexandre de Moraes de violar a Lei de Execução Penal ao mandar prender novamente o ex-deputado federal Daniel Silveira, sob a alegação de descumprir medidas cautelares ao buscar atendimento médico de madrugada, em Petrópolis.

Silveira, que ganhou liberdade condicional no dia 20, procurou na noite seguinte o Hospital Santa Tereza. Ele apresentou queixas de “dor lombar irradiando para o flanco e histórico de insuficiência renal”, conforme documentação médica.

ERRO JUDICIAL – Após exames de sangue e urina, foi liberado com recomendação para procurar um nefrologista. Ele chegou em casa às 2h10 da manhã, o que, para Alexandre de Moraes, caracterizou violação das condições da liberdade condicional (permanecer em casa entre 22h e 6h). O ministro argumentou que ele deveria ter pedido autorização judicial para ir ao hospital.

Em nota pública, o coletivo de mais de 6 mil advogados apontou que Moraes não fez audiência de justificação com o condenado e nem intimou a defesa, como manda a lei, antes de revogar o benefício.

O artigo 118 da Lei de Execução Penal diz que, havendo falta grave, o condenado deve ser ouvido previamente antes de retornar ao regime mais rigoroso.

FORA DA LEI – Houve desrespeito a direito fundamental. “A jurisprudência é clara: a audiência de justificação é indispensável, especialmente em casos de regressão de regime, e não pode ser substituída por razões escritas”, dizem os advogados, acrescentando:

“Situações de força maior, como a necessidade de atendimento médico, devem ser avaliadas com razoabilidade, principalmente humanidade, para evitar decisões que desrespeitem direitos fundamentais”, diz a nota dos advogados.

Para o grupo de advogados de Direita, é preocupante “a inércia das Casas Legislativas em coibir abusos de poder e em defender os preceitos constitucionais”.

CONTRA ABUSOS – “Conclamamos o Congresso Nacional a assumir seu papel constitucional de fiscalização e equilíbrio entre os poderes, promovendo ações efetivas contra quaisquer abusos e garantindo que a justiça seja aplicada de forma imparcial e justa”, escreveram os advogados em carta-aberta.

A Associação fez ainda o alerta de que “a linha entre justiça e vingança é tênue e deve ser cuidadosamente observada para que o sistema judiciário não se torne instrumento de perseguição pessoal ou política”.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOB
Não se trata de defender A ou B. É preciso analisar friamente a situação, de acordo com a lei. No caso, o mais preocupante é saber que o ministro Alexandre de Moraes foi promotor durante mais de dez anos e conhece em profundidade a Lei de Execuções Penais. Ao punir ilegalmente o ex-deputado, Moraes sabia exatamente o que estava fazendo. Foi um ato de vingança, com toda certeza. Moraes é uma vergonha para o Supremo. (C.N.)

15 thoughts on “Moraes violou claramente a lei ao mandar Silveira de volta à cadeia

  1. Boa tarde a todos! Foi vingança certamente. O deputado fortão ameacou espancar os ministros é isso despertou a ira do cabeça de ovo. O sujeito é ditador e infelizmente essa história não vai terminar bem pois não tem como terminar bem. É muita energia negativa em cima dele. Ele negou tratamento a um doente preso na papuda e o mesmo veio a óbito. Quem semeia o mal termina mal também.

  2. Não é fácil envelhecer.
    Você tem que se acostumar
    caminhar mais devagar,
    a dizer adeus a quem você era
    e cumprimentar quem você se tornou.
    É difícil fazer aniversário.
    você tem que saber aceitar seu novo rosto
    e passear com orgulho seu novo corpo
    e desprender-se da vergonha,
    de preconceitos e medo que os anos dão,
    e deixar que aconteça o que acontecer,
    e deixar ir quem tem que ir embora,
    e deixe ficar quem quiser ficar.
    Não, não é fácil envelhecer.
    você tem que aprender a não esperar nada de ninguém,
    caminhar sozinho, acordar sozinho
    E não te apanhar todas as manhãs.
    o cara que você vê em frente ao espelho,
    e aceitar que tudo acabou
    e a vida também,
    e saber dizer adeus aos que vão embora
    e lembrar aqueles que já se foram,
    e chorar até esvaziar
    até secar por dentro,
    para que novos sorrisos cresçam,
    outras ilusões e novos desejos.

  3. O maior porblema deste governo não seria Lula, nem os que com ele ‘governam’ o país, que já é enorme, mas sim o famigerado Alex. Pois, é ele próprio “o guarda da esquina”, da máxima atribuída a Pedro Aleixo.

    Contextualizem.

  4. O maior problema deste governo (que já é enorme) não seria Lula, nem os que com ele ‘governam’ o país, mas sim o famigerado Alex. Pois, no atual contexto, é ele o temível “guarda da esquina”, da frase atribuída a Pedro Aleixo.

  5. Eita! Eu vou ter que sair desta janela antes de pirar, pois não que eu vim saber desde ela que agora tem Direito de direita e Direito de esquerda, sim, porque se tem Advogados de Direita, por que espantar com juízes de esquerda?
    Seria hilário…se não fosse trágico!

      • Eu com certeza, e os brasileiros bem intencionados, interessados num país progressista e justo e conscientes da realidade de uma Lei e Justiça que só não atende os anseios de agitadores e conspiradores da estrema direita golpista tupiniquim, adoradora de traidores, milionários, ladrões e milicianos.

        • Precisamos de 11 Xandões.

          Assim teríamos direita, esquerda e centro; rico, classe média e pobre na prisão.

          A continuarmos com somente um Xandão, somente a direita e os pobres são injustiçados.

          Viva a nossa DEMOcracia pujante e relativa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *