Moraes deveria parar de prender militares sem obedecer a lei

Altamiro Borges: A pressão pela queda de Alexandre de Moraes

Charge reproduzida da revista Fórum

Carlos Newton

O Exército Brasileiro nunca mais será o mesmo. Dois anos após o fracasso do golpe de estado, a corporação enfrenta cada vez mais os efeitos das articulações ilegais para impedir a posse de Lula da Silva e, depois, para derrubá-lo do poder.  

Os oficiais da ativa não podem se pronunciar politicamente nem demonstrar seu descontentamento, ficando os protestos inteiramente a cargo do pessoal da reserva, que é muito atuante nas redes sociais e no YouTube, tem seus próprios influenciadores e conta com apoio de todo tipo de militante bolsonarista.

CONTRA LULA – É preciso entender que essa situação constrangedora para o Exército não vai mudar e tende a se agravar com possíveis indiciamentos de outros oficiais da ativa ou da reserva.

E tudo isso ocorre porque os militares jamais engoliram as armações do Supremo para libertar ilegalmente Lula da Silva e depois limpar sua ficha criminal, para possibilitar que ele fosse candidato em 2022 e derrotasse o capitão.

Por isso, quando a cúpula do governo Bolsonaro passou a divulgar que havia como provar fraude eleitoral, houve grande animação na caserna. Todos apoiavam o golpe, caso ficasse comprovado que a eleição tinha sido forjada.

DECEPÇÃO GERAL – Mesmo contratando um dos maiores especialistas do país, o engenheiro Carlos César Rocha, integrante da equipe que criou a urna eletrônica, nada ficou provado. Foi uma decepção geral.

A cúpula das Forças Armadas (leia-se Alto-Comando do Exército) teve de recuar. Quando Bolsonaro chamou ao Palácio da Alvorada os três comandantes militares e lhes mostrou a minuta do golpe, foi uma surpresa que a conspiração tenha sido vetada pelos comandantes do Exército. Freire Gomes, e da Aeronáutica, Baptista Júnior.

Somente o comandante da Marinha, Almir Garnier, continuou a favor, mas perdeu uma boa oportunidade de ficar calado e hoje está indiciado pelo inquérito no Supremo.

À MARGEM DA LEI – Apesar de detestarem Lula, os Altos Comandos de Exército e Aeronáutica se mantiveram legalistas e o golpe fracassou. Mas a crise continua, devido ao indiciamento e prisão de oficiais.

Os militares têm de apoiar as investigações, mas é evidente que não aceitarão passivamente que haja outras prisões ilegais, como a do general Braga Netto. O Alto-Comando admite um de seus membros preso, devido ao conjunto da obra, porque ele fez por merecer.

Mas nada indica que aceitem outras prisões sem obediência à lei, conforme é costume do ministro Alexandre de Moraes, que transformou em “terroristas” cerca de 1,5 mil brasileiros de ficha limpa, condenados a até 17 anos de prisão, quando deveriam ser julgados apenas por invasão de prédio público ou vandalismo, caso a caso.

###
P.S. 1
Tenho desprezo por ditaduras. Minha ficha no Doi-Codi mostra que não me omiti no regime militar. E posso declarar que uma ditadura do Judiciário é algo muito mais detestável e tenebroso do que uma ditadura militar.

P.S. 2 – Se a lei dá ao indiciado o direito a responder a processo em liberdade, não interessa se é general, sargento ou recruta, esse direito precisa ser respeitado. No caso de Braga Netto, ele está preso porque teria telefonado ao pai de Mauro Cid, mas já se sabe que foi o contrário o general Lourena Cid é que ligou para ele. (C.N.)

25 thoughts on “Moraes deveria parar de prender militares sem obedecer a lei

  1. P.S. – Tenho desprezo por ditaduras. Minha ficha no Doi-Codi mostra que não me omiti no regime militar. E posso declarar que uma ditadura do Judiciário é algo muito mais detestável e tenebroso do que uma ditadura militar. (C.N.)

    Sr. Newton

    Bom dia…

    Estou vendendo capacetes anti-paulada, com material resistente a tudo, inclusive pauladas na cabeça….

    Se o Sr. precisar é só fazer o pedido, entregue imediatamente.

    Depois dessa NR, com certeza a comunada psicopata não vai gostar nada do que comentou…

    Òtimo Ano para o Sr e Família

    E Saúde é o que interessa, o resto não tem pressa…..

    E vamos em frente…

    Até o próximo artigo, se o Ladrão não acabar com o Páis antes….

    • PS..

      O Sr. tem desprezo por ditaduras, mas seus coleguinhas de profissão adoram um ditador.

      Que o diga a ABI.., agora lambendo as botas do ditador maduro…

      Aquele abraço….

  2. Na Mira – Caso das emendas tem potencial de transformar 2025 em ano de escândalo

    “(…) bilhões de reais foram extraídos anonimamente do Orçamento federal, via emendas parlamentares, e o destino desse dinheiro dos impostos permanece incerto, não sabido nem documentado.”

    As investigações conduzidas no STF têm potencial de transformar 2025 em (mais um) ano de escândalo político.

    Revista Veja, Brasil, 3 jan 2025, 06h00 Por José Casado

    https://veja.abril.com.br/coluna/jose-casado/na-mira-20/

  3. Sr. Newton

    Como sempre digo aqui no Blog, a comunada doente psicopata , sociopata, procto retal cerebral é uma fonte inesgotável para minha veia humorística

    è piada pronta a todo instante.

    e o melhor de tudo, é começar o Ano Novo, esculhambando, ridicularizando, humilhando, caçoando, desdenhando, debochando, esculachando, desmoralizando o Quadrilhão do Nove Dedos Cachaceiro Imprestável…..

    Veja o que fez o famoso Capitão Cueca, aquele ladrãozinho que adora comer lagosta com cervejinha bem gelada….

    Que figura repugnante, desprezível, degenerado, desgraçado, maldito….

    “…Líder de Lula erra e publica dados de inflação baixa do Governo Bolsonaro..””

    • “….José Guimarães (PT) Apaga Postagem Após Críticas e Acusações de Fake News
      O líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE), cometeu um erro ao divulgar dados do período do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para tentar justificar uma suposta inflação baixa em 2024. No entanto, a inflação do ano deve fechar acima do teto da meta, segundo o Banco Central.

      No domingo (29), Guimarães publicou em suas redes sociais uma imagem que comparava a inflação brasileira com índices de outros países. O problema? Os dados apresentados eram de 2022, quando a inflação no Brasil foi de 4,4%, ainda no governo Bolsonaro. Em 2024, o índice deve atingir 4,9%, ultrapassando o teto da meta, que é de 4,5%….”

      Uma anta desqualificada…..

      Burro de pai e mãe..

      Vai ser burro assim lá no Jornal do Merval……(até rimou)….

      HA!HA!Ha!HA!Ha!Ha

    • Senhor Armando, com todo o respeito à Liberdade Bom Brill, aquela de mil e uma utilidades, que lhe dá o direito de extravasar suas emoções, mesmo aranhando a elegância, educação e abusando de grosseria em relação a ausentes.
      Mas não é esse o caso, já que não sou censor de ninguém nem paladino da moral, minha preleção é para expressar como é bom ser amigo do rei, já que um texto desses no mínimo desagradável, passa incólume pelo rigoroso censor editor deste blog, enquanto um comentário meu, por se referir ao Malafaia como “bandido da sacolinha” foi analisado e deletado.
      Enfim, uns somos menos do que outros.
      Peço novamente desculpas por ter usado xseu texto como gancho.

      • Caríssimo Sr. Francisco Moreno…

        Sinto muito, mas não posso ser elegante e ter respeito por um bandido que roubou meus dólares e enfiou na cueca suja…..

        Não tenho respeito, nem compaixão, nem dó , nem pena desse ser asqueroso, repugnante e maléfico que rouba o suor de milhões de brasileiros….

        Quanto ser censurado pelo Editor-Chefe, já foi respondido, mas tenho uma dica quando acontecer de travar o seu comentário na página.

        Já aconteceu comigo várias vezes, então copio a mensagem, depois, abro outro comentário e insiro a postagem, pronto, ele aceita e apaga o comentário travado….

        Um ótimo ano para o Sr., e sua família, muita saúde, e que este ano seja melhor do que passou….

        Saúde o que interessa, o resto não tem pressa….

        Saudações e aquele abraço ……

  4. “Abrolhos!” – És obrigado a votar, mas não és obrigado a votar em quem quer que seja, portanto não seja sado-masoquista, dando aval à um sistema corrupto, que “alçará” tão somente os seus “fiéis” e “abismais” discipulos, tidos e havidos como “algozes da humanidade”.

    ” Não votar”

    “Não votar é muito fácil. Há muitas maneiras de não votar…
    Contar para pessoas que você não vota não é tão fácil.

    Uma entrevista recente entre um apresentador da BBC e o comediante Russell Brand continha o seguinte:

    BBC: “Como você imagina que as pessoas ganham poder?”

    Brand : “Bem, eu imagino que existem sistemas hierárquicos que foram preservados por gerações …”

    BBC: “Eles conseguem o poder ao serem votados, é assim que eles ganham o poder”

    Brand : “Bem, se você diz …”

    BBC: “Você nem sequer se importa em votar?”

    Brand : “Ha um parâmetro bastante prescritivo que muda dentro do …”

    BBC: “Em uma democracia, é assim que funciona!”.

    Brand : “Bem, eu não acho que esteja funcionando muito bem. Dado que o planeta está sendo destruído. Dado que existe uma disparidade econômica imensa. O que quer dizer? Que não há alternativa? Apenas esse sistema? ”

    BBC: “Não, não estou dizendo isso. Estou dizendo que se você não dá a mínima para a votação, porque deveríamos ouvir o seu ponto de vista político?”

    Há uma mentalidade nestes sistemas chamados democráticos, de que não votar é uma coisa negativa, não um ato de desafio, mas uma falta de vontade de querer representar-se, ou pior, um desejo de menosprezar aquelas pessoas que lutaram para lhe dar o direito de votar.
    Tenho um grande respeito por quem luta pelo que realmente acreditam ser o certo, mesmo que isso possa ser enganoso, mas, no mais selvagem dos sonhos, alguém realmente já lutou pelo simples direito de votar? Claro que não.

    A resposta de Brand para a última pergunta da BBC elucidou isso claramente:

    Brand: “Você não precisa ouvir meu ponto de vista político. Mas não é que não votei por apatia. Eu não vou votar pela absoluta indiferença, cansaço e exaustão das mentiras, traição, engano da classe política, que vem acontecendo há gerações agora.”

    É imperativo revertermos a mensagem de que não votar é uma coisa negativa.
    É um ato de desafio, mas mais do que isso, é uma mensagem clara de que não votar é uma rejeição do sistema existente que não representa, e nunca representou a vontade de pessoas comuns.
    Se votar ou não pode, por si só, fazer a diferença, é inteiramente outra questão.

    E se ninguém votasse?

    Entrei em contato com os escritórios eleitorais nos EUA, no Reino Unido, no Canadá, na Holanda com uma pergunta simples: Existe uma participação mínima de eleitores que deve ser alcançada para que as eleições nacionais sejam válidas, ou seja, abaixo da porcentagem do eleitorado outra eleição deve ser chamada devido à participação insuficiente?

    Em todos os casos, a resposta foi a mesma: não há um número mínimo de pessoas que têm que votar para que uma eleição seja válida.
    Independentemente de quão poucas pessoas votem, presume-se que um governo é representativo do eleitorado.

    A suposição por trás dessa configuração bizarra é que as pessoas tiveram a chance de votar e, se não votaram, então, boa sorte.
    Mas isso é uma besteira, certamente?
    Qualquer governo que pretenda representar as pessoas, mas que não foi votado pela maioria do eleitorado, não pode ter nenhum direito moral de representar esse eleitorado, e muito menos a população inteira.

    Qualquer governo sem mandato não tem escolha senão governar pela força, ou pelo menos enganar em massa. Há uma palavra para isso: regime.

    Então, suponhamos que apenas uma pequena minoria de pessoas vote para o partido ou o indivíduo que tem poder sobre eles …
    Espere, isso já não aconteceu?

    O número total de pessoas que votaram nas eleições presidenciais dos EUA em 2012 foi de 41% da população.
    Em 2012, o presidente Obama foi eleito por apenas 65,9 milhões de pessoas, ou apenas 21% da população dos EUA.

    Quão pouco representativo é isso? No entanto, é inteiramente típico dos sistemas de votação do Ocidente Industrial “democrático” que passa a ilusão de que os governos representam os desejos das pessoas.

    Mas acho que precisamos fazer uma pergunta diferente. E se as pessoas não aceitarem a autoridade do governo?
    Dado que menos de um quarto das pessoas em qualquer nação são representadas pelo “seu” governo e que o “seu” governo está vinculado a um conjunto de regras que colocam o crescimento econômico e a riqueza do capital acima das reais necessidades do planeta e das pessoas que vivem nele, estamos realmente falando sobre algo mais do que a retirada do mandato.

    Não há meio termo – os sistemas não podem ser melhorados, eles nunca existiram para servir as pessoas, eles só existem para servir seus próprios sistemas.

    Nada menos do que a rejeição completa dos sistemas de poder dominantes será suficiente para romper o imenso vazio moral entre o que precisamos como espécie e o que os governos “democráticos” nos impõem. Apenas uma razão entre muitas do porque precisamos começar a minar a “civilização eleitoral industrial.”

    https://originalearthblog.wordpress.com/2013/10/31/what-if-no-one-voted/

    What If…No One Voted?
    October 31, 2013 by farnishk

  5. Na corrida para o cargo de ditador do país, Alex está na dianteira, já quase visualizando a linha de chegada.

    É o melhor preparado entre os demais, por ‘treinar’ diuturnamente desde 2019, no inquérito do fim do mundo – método iniciado pelo técnico de Marília.

  6. Primeiro, somos obrigados a votar.
    Segundo, as opções se resumem em sujo ou mal lavado.
    Terceiro, a culpa é do eleitor.
    Quarto, de pânico e preservação do estado democrático de direito.
    Quinto, dos infernos constituidos.

  7. Na corrida ao pódio de ditador do país, Alex está na dianteira, já quase visualizando a linha de chegada.

    É mais preparado que os demais, por já estar ‘treinando’ ditatorialmente desde 2019, no inquérito do fim do mundo – aberto pelo técnico de Marília.

    Acorda, Brasil!

  8. Senhor Carlos Newton , eis aí uma contradição em sua afirmação ” E tudo isso ocorre porque os militares jamais engoliram as armações do Supremo para libertar ilegalmente Lula da Silva e depois limpar sua ficha criminal, para possibilitar que ele fosse candidato em 2022 e derrotasse o capitão ” , mas os militares se deixaram engambelar para uma aventura golpista , pós omissão dos militares , pois não quiseram impedir ainda no nascedouro , as tramoias e crimes dos juízes do STF envolvidos , para reabilitar o Lula , ou seja , queiramos ou não , os contribuíram em muito com sua omissão , mas nada justifica o juiz do STF Alexandre de Moraes e seus pares do STF , desrespeitarem impunemente as leis do país, como vem fazendo ” diuturnamente ” ha mais de uns quatro ano , concordo que todas pessoas envolvidas na trama de ” convulsionar e conturbar ” o país , como abertura de caminho para o golpe de estado , devam serem punidas principalmente o ex-presidente jair messias bolsonaro e alguns de seus ministros , que já deveria estar preso , mas continua livres , leve e solto debochando e caçoando de suas vítimas e do povo Brasileiro .

  9. Retaliação, revanche, é o que fazem os paus mandados da esquerda militante.
    Aguardemos a sacolejada que vai ver com a posse do Trump. Ucrânia e Rússia vão parar de fornecer combustível à Europa.

  10. Senhor James Souza Pimenta , a maior besteira que a França e a Inglaterra fizeram , foi provocarem e iniciarem a guarra da Ucrânia contra a Rússia . sendo o consórcio Alemanha x Rússia , investiram altíssimas cifras para construírem o gasoduto x oleoduto comum , mas foram sabotados pela Ucrânia , forçados a compra muito mais caro , de derivados além – mar de outros países , enquanto que eram servidos na porta de casa , deteriorando ainda mais a economia dos países europeus envolvidos nessa trama contra a Rússia.

  11. Senhor Armando,
    Antes de mais nada, perdoe-me se nalgum momento do meu texto pareceu estar censurando ou podando suas manifestações, com certeza não foi minha intenção, mas eu realmente discordo de usar termos grosseiros ou de baixo calão contra o personagem criticado ou denunciado , por entender que além igualar-nos, damos argumentos para o alvo posar de vítima e angariar publicidade positiva para ele.
    Faço questão de frisar que sou um crítico histórico do PT e seu líder, desde que ele vendia greves no ABC.
    Agradeço sua resposta e a dica operacional sobre o programa do blog.
    Saudações – Francisco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *