Muniz Sodré
Folha
Nos EUA, o novo ano tem o mesmo número de um plano conservador chamado “Projeto 2025”, ainda mal conhecido entre nós. Elaborado pela Heritage Foundation e por gente que auxilia Trump desde seu primeiro mandato, o plano visa a um regime autocrático, por meio do debilitamento da Constituição, com abolição de direitos femininos que vão do aborto ao voto.
É projeto explícito de um “revival” dos anos 50, quando uma patriarquia protestante dirigia o país.
ALÉM DE TRUMP – Não se trata, portanto, de mais uma bizarrice trumpista. A retrospecção parte do período em que a ideia de um Estado teocrático despontou com força entre nacionalistas cristãos, bilionários e a John Birch Society.
Isso foi corroborado nos anos 80 pelo presidente Reagan, que estimulou a politização dos grupos cristãos de extrema direita e a penetração extremista em alas republicanas.
Depois, as presidências dos Bush, pai e filho, fizeram avançar esse movimento com a introdução de ensino religioso em escolas públicas (cerca de 30% da população é secular, não adere a nenhuma religião) e fundos públicos para escolas privadas cristãs.
“TERROR SAGRADO” – As preocupações liberais com as inclinações teocráticas dessa tendência política estão bem delineadas no livro “Terror Sagrado”, de Jim Siegelman e Flo Conway, aclamado nos anos 80, quando Reagan deu sinal verde para os batistas do Sul e os evangélicos de um modo geral.
É o mesmo dado por Trump aos nacionalistas cristãos, os bilionários e o republicanos do Maga, empenhados numa “América novamente grande”.
Entende-se assim por que gente como Elon Musk e figurões corporativos de menor porte pairam sobre o aparelho estatal trumpista. Uma teocracia tecnológica permitiria, acima dos entraves constitucionais, uma mega desregulamentação suscetível de manter os EUA como principal competidor no mercado mundial.
IMIGRANTES TREINADOS – Esse pano de fundo é uma sombra ominosa que torna nada risíveis as conhecidas bizarrices de Trump. Não tem mesmo nenhum motivo para sorrir a classe trabalhadora que o apoiou na última eleição.
O que Musk, os tecnocratas e agora Trump privilegiam são imigrantes altamente treinados para ingresso nas indústrias competitivas. Essa clivagem tem algum potencial para cindir a base republicana, mas sem relevância na ótica do Projeto 2025, lastreado por uma ideologia religiosa que nivela “god” a “gold”.
Resta determinar a natureza dessa religião, em que cristianismo é só um “branding” de mercado. Nada a ver com espiritualidade, e sim com o fetiche de uma prosperidade ilusória, além de protocolos rasteiros de conduta.
LIVRE TRÂNSITO – Em vez da negatividade implícita nos mandamentos cristãos (a dialética do “não”), o livre trânsito empreendedor.
Para tanto conflui uma mistura de coaching e autoajuda, que não ajuda ninguém, mas atenua a angústia com fragmentos verbosos de mitos consoladores. É espantoso o relato de um imigrante brasileiro marcado para a deportação, mas que ainda assim apoia Trump. Outra versão da síndrome do torturado que ama o torturador.
Tudo isso já reverbera entre nós há muito tempo. Não serve a grandes tecnocratas empreendedores, que aqui não existem. Mas agrada a um tipo novo de capitalismo, que não precisa se assustar com fantasmas do passado, como a teologia da libertação. E é um maná pastoral para a extorsão predatória de manés.A
Muniz,
desate os laços e arrebente os grilhões!
Análise excelente – vale a pena assistir até o fim.
https://www.facebook.com/share/v/1X1C7qNd6C/
A mídia estatal russa reagiu de forma muito positiva às declarações de Donald Trump de que os EUA precisam controlar a Groenlândia. Segundo os propagandistas russos, essa iniciativa de Trump “criará divisão entre os EUA e a Europa e isso é bom para a Rússia
https://www.newsweek.com/russia-responds-donald-trumps-greenland-proposal-2005643
O bom era Biden?
E o que essa turma da esquerda quer aqui para o Brasil, pelo modo que estão agindo é uma proteção total para os bandidos e corruptos e os honestos vão para os Gulags
Lula consegue a proeza de ser ignorado externamente até pelo ‘presidente eleito’ da Venezuela
O Presidente eleito da Venezuela, Gonzáles Urrutia, opositor de Maduro e que retorna da Europa, não irá perder tempo com Lula, ignorando e evitando solenemente o petista em seus contatos na América.
Em busca de apoio, Gonzáles se reunirá, no continente, com os líderes Milei, na Argentina, Lacalle Pou, no Uruguai, Joe Biden, nos EUA, José Raúl Mulino, no Panamá, e Luis Abinader, na República Dominicana.
(Lula era ‘amigo’ de Maduro, e tinha o ditador venezuelano como modelo. Agora já nem se sabe mais o que são.
Eu nunca li tanta baboseira em um texto, como se Elon Musk e Trump fossem religiosos, coisa que passam longe de ser e nunca mostraram nenhum sinal.
E que direitos femininos? Não existe isso de direitos femininos, existem direitos e são só 3, direito a vida, a propriedade e a liberdade. O resto é delírio.
Nada de novo no front.
Esse jornalista pensa o quê? Trump e Musk vão criar antítese do califado muçulmano?
Seria uma espécie de Trumpado Muskeado jogando agua benta em tudo que fosse satanás que passasse na rua?
O Império Mongol caiu. O Império Romano caiu. O Império norte-americano também cairá. Aliás, já está caindo. Trump dará uma ajuda, para que ele caia mais rápido!
O Império Otomanos retorna, segundo:
https://www.oevento.pt/2024/12/24/bf-o-ressurgimento-do-imperio-otomano/
Adendos, em:
https://www.yenisafak.com/en/columns/ibrahim-karagul/is-turkiye-encircling-israel-what-is-the-reason-behind-the-fearing-turkiye-will-the-syria-peace-process-become-the-regions-new-role-model-3696021
“Devemos adotar uma mentalidade focada na unidade e soberania nacionais.”
“Um novo mapa mental e físico.”
Extraido do mesmo endereço e com total cabimento para os que fazem a defesa da nação brasileira, dispensados os atuais rançosos sabotadores..
Ele$ têm o dólar, a moeda mais poderosa do planeta, bem como os armamentos e arsenais de guerra mais desenvolvidos e mais destruidores possíveis, principalmente atômicos, capazes de dizimar a humanidade, a economia mais pujante da terra, a plutocracia putrefata com jeitão de cleptocracia e ares fétidos de bandidocracia mais disfarçada de democracia em todo o mundo, etc. etc. e tal, e agora ele$ têm da dupla Trump e Musk para controlar tudo isso com o mundo à mercê dos me$mo$. E NÓS, brasileiros, temos o quê e quem para nos defender do intervencionismo dos me$mo$. Temos o Lula, o Bolsonaro, seus puxadinhos, o real, uma das moedas mais apodrecidas do planeta, o sistema de gastança, comilança e impostança, e, por conseguinte, uma dívida pública tipo bomba-relógio financeira, já elevada à enésima potencia, temos a maldita polarização política nefasta, imposta por uma guerra tribal, primitiva , permanente e insana entre os me$mo$ por dinheiro, poder, vantagens e privilégios, sem limite$, disputa no seio da plutocracia putrefata copiada mal e porcamente de Tio Sam, tudo sob a égide do sistema apodrecido forjado, imposto, protagonizado e desfrutado há 135 anos pelo militarismo e o partidarismo, politiqueiro$, e seus tentáculos velhaco$, quase todos dele$ com viés e tendência pro-norte-americana tipo milícias do capital velhaco. ISTO POSTO, quais são as nossas chances de virarmos esse jogo ao nosso favor, sob a égide da república dos me$mo$ ? ZERO% são as nossas chances, por mais que a rede globo, sócia da república dos me$mo$, teime em tentar nos convencer do contrário, repetindo à exaustão, dia sim outro tb, 24 horas no ar, com pressão total em nossa cabeças, a sua narrativa vazia que há cerca de 100 anos que o novo dia já começou e que dias melhores virão, etc. etc. e tal… PORTANTO, senhoras, senhores e juventude cabeças, A Revolução Pacífica do Leão, com o megaprojeto novo e alternativo de política e de nação, que, há 35 anos, propõe a reinvenção do Brasil, da política e da vida do conjunto da população, que mostra o novo caminho para o possível e necessário novo Brasil de Verdade, confederativo, com Democracia Direta, Meritocracia e Deus na Causa, é a única arma que temos para darmos a histórica volta por cima de todos os nossos adversários, posto que resolve o país, a política e a vida da população para os próximos 500 anos…, porque o resto é tudo mais dos me$mo$, sem exceção… http://www.tribunadainternet.com.br/2025/01/04/projeto-de-trump-e-implantar-um-estado-burocratico-religioso/#comments
Ele podia levar o Malacraia para assessorar e dar a medida da sacolinha.
Se essa probabilidade de usar a tendência religiosa das faixas menos informadas da população com fins de dominação político ideológica se confirmar, ficará provado o que eu já sei, que a humanidade, após a apoteose da tecnologia, está retrocedendo mental e moralmente, e que as religiões sempre foram um engodo e meio de dominação.