Até quando Moraes vai desfrutar de tantos superpoderes?

Charge: com imagem de vilão e personificando a Justiça brasileira - Jota A! - Portal O Dia

Charge do Jota A (O Dia/PI)

Glenn Greenwald
Folha

O manual do governo para adquirir e manter poderes extraordinários sobre a população já é bem conhecido. E ele é o mesmo em todo o mundo. Primeiro, os políticos convencem os cidadãos de que estão sob grave ameaça de um novo perigo existencial (comunistas, fascistas, terroristas etc.).

A única forma de se proteger contra essas ameaças, insistem, é permitir que os líderes assumam poderes antes inimagináveis.

AÇÕES TEMPORÁRIAS? – Se houver preocupações sobre os riscos desses poderes, os líderes políticos dizem: não se preocupem, essas medidas são apenas “temporárias”. Mas raramente são.

Nas semanas após o ataque de 11 de setembro nos EUA, o governo Bush convenceu o Congresso e o público a aceitarem uma lei radical chamada “Patriot Act”. Essa lei concedeu ao governo americano poderes antes impensáveis de detenção e vigilância.

Mas George W. Bush e seus aliados tranquilizaram os críticos: não há com o que se preocupar, esses poderes são apenas temporários, até que a ameaça terrorista diminua.

SEMPRE RENOVADA – Essa lei, caracterizada como temporária, foi repetidamente renovada pelo Congresso. Na maioria das vezes, ele tem sido usado muito além de seu propósito original de combater o terrorismo. E agora, tornou-se, 24 anos depois, uma parte normalizada da vida política americana que poucos questionam.

Não há dúvidas de que, no Brasil, o STF concedeu a si mesmo poderes extraordinários e radicais. Sabemos disso porque o próprio STF reconheceu isso repetidamente.

Em 2019 – há cinco anos completos –, o tribunal criou o “inquérito das fake news” e concedeu a um ministro, Alexandre de Moraes, poderes praticamente ilimitados para investigar criminalmente críticas ao tribunal (a maioria do STF caracteriza críticas como “ataques” à democracia brasileira).

SUPERPODERES – Durante as eleições presidenciais de 2022, Moraes tornou-se o supervisor singular do discurso político online, ultrapassando os poderes de qualquer autoridade no mundo democrático.

Na época, a ministra do STF Cármen Lúcia reconheceu que a aprovação desses poderes era uma medida “extremamente grave”, acrescentando que era necessário devido à “situação excepcionalíssima” das eleições de 2022. Mas ela garantiu que os poderes de Moraes eram temporários e seriam válidos apenas “até o dia 31 de outubro”, expirando automaticamente “exatamente um dia subsequente ao do segundo turno”.

Mas Moraes simplesmente continuou a usar esses poderes supostamente temporários muito após a data de expiração e, de fato, nunca parou de utilizá-los. Enquanto isso, o “temporário” inquérito das fake news do STF está agora em seu sexto ano completo, sem fim à vista.

DIZ BARROSO – Tudo isso levou o New York Times a entrevistar o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, em outubro. O jornal perguntou:

“Já se passaram dois anos desde a eleição, e o tribunal manteve seus poderes ampliados. Vários altos funcionários do governo me disseram que estão preocupados porque essas investigações ainda não terminaram. Quando isso vai acabar?”

Barroso respondeu: “Acho que em breve. Quase tudo que precisava ser investigado já foi investigado… Não é razoável imaginar que, até o final deste ano ou início do próximo, isso possa ser encerrado”. O presidente assumiu compromissos semelhantes em entrevista a este jornal em agosto.

QUEM ACREDITA? – O fim do ano chegou e passou. Estamos agora no “início de” 2025. Alguém acredita que o STF está sequer considerando, muito menos planejando, finalmente renunciar a esses poderes radicais nas mãos de Moraes? Pelo contrário, essa perspectiva parece cada vez mais improvável, dado que – como sempre ocorre com os “poderes temporários” – há novos supostos perigos, na forma de mais evidências de uma tentativa de golpe, que, insistirão, exigem que o STF mantenha esses poderes indefinidamente.

As pessoas podem – e de fato o fazem – debater se o STF deveria ter se permitido conceder esses poderes de censura e autoridade investigativa radical. Independentemente da opinião de cada um, até o próprio presidente do tribunal reconhece que esse esquema deve chegar ao fim em breve. Isso acontecerá? E, se sim, quando?

14 thoughts on “Até quando Moraes vai desfrutar de tantos superpoderes?

  1. Mesmo porquê, isso tudo resultou de um multilateral esquema para driblando Dilma como o ponteiro Temer, “Estancar a Sangria”, com o supremo e tudo!
    PS. Se há autores e suspeitos estão deslembrados e blindados e o que acontece é macetes para amedrontar incautos, transferindo autorias.

  2. Até que fim apareceu. Essa turma está fazendo o que quer porque os ex-presidentes e os atuais da Câmara e do senado são uns bananas

  3. Na corrida para o pódio de ditador do país, Alex está hoje na dianteira, já visualizando a reta de chegada.

    É preparado: ‘treina’ forte para o posto desde 2019, no ditatorial inquérito do fim do mundo – aberto pelo de Marília.

    O ex-mito já esteve na frente, mas despreparado que é, ficou para trás, e perdeu – definitivamente – a condição de chegar.

  4. Os humanos não abrem mão do poder conquistado. Em 1976, trabalhando com um assessor
    do Ministro Reis Velozo ( Governo Geisel), eu escutei dele; “É cedo ainda para eleições. Não podemos por a perder tudo que o Brasil já conquistou “

  5. Enquanto a covardia imperar nas FFAA o Moraes vai fazer o que quiser. Ou as FFAA estão dando todo o suporte para ele? Vai saber neste mundo que transformou o Brasil no paraíso da corrupção e bandidagem!

    • O Alex não teria o Poder de tomar as medidas ditatoriais que tem tomado sem um forte apoio. Inclusive o das Forças não pode ser descartado, por estranho que possa parecer no momento.

      Porque só com o apoio do fraco governo Lula ele não chegaria a tanto, como prender general.

      Impressiona também o pronto atendimento e a presteza da PF e PRF na execução de suas determinações.

      Acorda, Brasil!

  6. Eu sou um. Só um. Mas tenho consciência que esse vagabundo vai pagar não tenho nenhuma duvida. Esse escroto vai ver o que é revolta. Aqui nesse país vagabundo todos acham que nunca acontecerá uma revolta. Mas vocês estão enganados. Vai acontecer breve breve. Ah país vagabundo.

  7. Quando um refugo infame da imprensa norte-americana lucra exageradamente monetária e publicitariamente encima de uma campanha difamatória e subversiva contra o único ministro do STF que mantém a dignidade da função judicante a salvo de conluios com empresários, advogados e acusados, aplicando a Lei, doa a quem doer, é por que esse crápula fugiu para o paraíso da imprensa marrom.

  8. Senhor Glenn Greenwald (Folha) , o juiz do STF Alexandre de Moraes somente vai parar de desfrutar de tantos superpoderes , quando o pseudo jornalista norte-americano Glenn Greenwald for preso, pois foi graças aos crimes desse ” meliante e marginal ” estrangeiro Glenn Greenwald ,que o pais chegou em tal estado de gravíssima corrupção , Glenn Greenwald volte para os EUA sua terra natal , pague pelos crimes que você nos EUA . que não são poucos , mas não volte para o Brasil , você é nocivo ao Brasil .

  9. Ilustres participes da TI , lembram-se de que foi exatamente das ” escutas não autorizadas – criminosas ” do pseudo jornalista norte-americano Glenn Greenwal , os que juízes do STF se basearam , para abrirem caminhos para a soltura de Lula e sua reabilitação política , e agora esse pseudo jornalista norte-americano Glenn Greenwal vira casaca , portanto sugiro a policia brasileira que investigue a morte inexplicada do deputado federal David, seu companheiro .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *