Na psicologia do futuro, otimismo local contrasta com pessimismo global

Pesquisa mostra como reage a psicologia do futuro

Hélio Schwartsman
Folha

A lógica e o pensamento racional são só um efeito colateral da miríade de impulsos cognitivos com que a evolução natural nos dotou. A melhor prova disso está na lista telefônica de vieses e erros sistemáticos que marcam nossos raciocínios.

Nutrimos um excesso de confiança em relação a nós mesmos e nossas capacidades (otimismo local) pareado com um irrazoável catastrofismo no que diz respeito ao mundo exterior (pessimismo global).

PREDISPOSIÇÃO – O Datafolha, mais uma vez, flagrou essa predisposição. De acordo com o instituto, 67% dos brasileiros acreditam que a inflação vai aumentar em 2025 e 41% apostam na alta do desemprego. Não obstante, 60% julgam que sua situação pessoal será melhor em 2025 do que foi em 2024.

Esse pequeno paradoxo tem lógica à luz da evolução. Em situações nas quais a nossa performance afeta diretamente o resultado, faz sentido favorecer a autoconfiança, mesmo que exagerada. O atleta que já entra na competição achando que vai perder perde mesmo.

Nas questões sobre as quais temos pouco ou nenhum controle, é prudente imaginar o pior e tentar fugir dos perigos.

VENCER DEBATES – E isso é só um pedaço da história. Dan Sperber e Hugo Mercier, cujos trabalhos já comentei aqui, sustentam que a razão não evoluiu para nos tornar capazes de apurar fatos objetivos e encontrar verdades, mas para nos fazer vencer debates e ficar bem diante do grupo.

A pergunta que se coloca então é como, com um legado desses, conseguimos desenvolver a ciência e as tecnologias que nos trouxeram até aqui. A resposta é complexa e tem a ver com a evolução cultural cumulativa, uma empreitada necessariamente coletiva, nunca individual. Newton só foi Newton porque, como ele mesmo dizia, pôde colocar-se no ombro dos gigantes que o antecederam.

E isso nos leva a uma pergunta ainda mais intrigante: por que diabos a matemática e a lógica funcionam tão bem na ciência? Para o físico Eugene Wigner, que propôs essa reflexão, não existe resposta racional. Não há nenhum motivo a priori para que as leis da natureza sejam capturáveis por ferramentas matemáticas.

3 thoughts on “Na psicologia do futuro, otimismo local contrasta com pessimismo global

  1. Citi e Bank of America anunciam saída de aliança climática para bancos apoiada pela ONU.

    O Bank of America e o Citigroup anunciaram sua saída da Net-Zero Banking Alliance, uma aliança climática do setor bancário apoiada pela ONU. A decisão segue os passos do Goldman Sachs e do Wells Fargo, que também deixaram a aliança neste mês.

    O Citi afirmou que continua comprometido com seus objetivos climáticos, apesar de sair da aliança, e que planeja redirecionar seus esforços para fornecer capital a mercados emergentes a fim de apoiar iniciativas climáticas nesses países. O BofA afirmou que irá trabalhar para atingir seus objetivos climáticos junto aos clientes da instituição.

    Os bancos norte-americanos têm enfrentado uma pressão crescente de legisladores do Partido Republicano, que querem afastá-los de compromissos climáticos que limitam a concessão de empréstimos para indústrias de energia poluente, como petróleo e gás.

    https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2025/01/citi-e-bank-of-america-anunciam-saida-de-alianca-climatica-para-bancos-apoiada-pela-onu.shtml

  2. Sr. Newton,

    A comunistalhada doente deve estar “furiosa” com a Fadinha da Floresta…, vão tirar as calcinhas pelo pescoço e pisar em cima…

    A Fadinha tá tocando fogo na Amazônica, será que vamos ter música da patota dos dependentes químicos da Lei Roubanet de novo.??

    Sob Marina Silva, Amazônia teve os maiores picos de fogo do século

    Foram contabilizados 140.328 focos de incêndio na Amazônia em 2024, segundo o Inpe; valor é 42% maior que em 2023…

    https://www.poder360.com.br/poder-sustentavel/sob-marina-silva-amazonia-teve-os-maiores-picos-de-fogo-do-seculo/

    Alô Caetano, Alô Gil, Alô Dona Fernanda Montenegro, Alô Ivete, Alô Mortadela Mercury, cadê vocês.???

    aquele abraço

    • Se a feira estiver boa, andam com uma melancia pendurada no pescoço, se a feira estiver ruim ficam mais escondidos que joelho de freira.
      Camaleões abomináveis.
      E os merdas do Chico e o Di Caprio?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *