Duda Teixeira
Revista Oeste
O diretor-executivo da Meta, Mark Zuckerberg, anunciou mudanças no monitoramento de conteúdos nas plataformas Facebook, Instagram e Threads nesta terça, 7. As alterações visam garantir a liberdade de expressão e evitar a censura.
De maneira geral, Zuckerberg entende que o excessivo controle, apesar de positivo ao derrubar conteúdos claramente indesejados — drogas, terrorismo, pedofilia etc —, também acaba apagando publicações legítimas, às vezes por mera questão política.
NOTAS DA COMUNIDADE – A solução então é dar mais poder para a comunidade se autorregular, como as notas de comunidade, que já se mostraram eficientes no X.
Considerando que Zuckerberg sempre esteve aliado com o politicamente correto e o Partido Democrata, seus anúncios de agora soam como uma revolução.
Ele agora vai na mesma direção do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, e do bilionário Elon Musk, seu concorrente que comprou o Twitter, hoje X.
APOIO DE TRUMP – O empresário americano também disse que espera contar com apoio do governo americano, que estará sob o comando de Trump a partir do dia 20, para enfrentar a tendência global de censura em outros países, incluindo os da América Latina.
“Os países da América Latina têm tribunais secretos que podem ordenar a remoção de conteúdo de forma silenciosa”, disse Mark Zuckerberg em vídeo, referindo-se ao Supremo e dizendo estar preocupado com tendências contra a liberdade de expressão em outros países.
“Nós vamos trabalhar com o presidente Trump para proteger a liberdade de expressão no mundo. Vamos pressionar governos ao redor do mundo que estão perseguindo companhias americanas, obrigando-as a censurar mais”, disse Zuckerberg.
CENSURA NA EUROPA – “Os Estados Unidos têm as proteções constitucionais mais fortes para a liberdade de expressão do mundo. A Europa tem aumentado o número de leis institucionalizando a censura e fazendo com que fique quase impossível fazer algo inovador por lá. Os países da América Latina têm tribunais secretos que podem ordenar a remoção de conteúdo de forma silenciosa”, disse.
Não há tribunais secretos no Brasil, nem em outros países da América Latina. O que se conhece, isso sim, é o gabinete do ministro do STF Alexandre de Moraes.
Moraes deu seguidas ordens para as redes sociais apagarem conteúdos postados por brasileiros porque os textos incomodavam o magistrado, por algum motivo qualquer.
DECISÕES ILEGAIS – Em abril do ano passado, foram revelados os Twitter Files, as mensagens trocadas pelos advogados da empresa americana reclamando da inconstitucionalidade das ordens do STF.
“A única maneira de a gente retroceder essa tendência global é com o apoio do governo americano”, disse Zuckerberg.
Haverá várias mudanças internas nas redes sociais da Meta. “Eu comecei as redes sociais para dar voz às pessoas. Eu dei uma palestra na Universidade Georgetown há cinco anos sobre a importância de proteger a liberdade de expressão. E eu ainda acredito nisso”, diz Zuckerberg.
BLOQUEAR CONTEÚDOS – Ele citou os “sistemas complexos” que foram criados para bloquear conteúdos indesejados, principalmente por pressão da imprensa e dos governos. “Mesmo que eles censurem apenas 1% das publicações, isso significa milhões de pessoas. E nós chegamos a um ponto em que há muitos erros e muita censura”, afirmou o empresário.
Após comentar a importância dada nas últimas eleições americanas para a liberdade de expressão, Zuckerberg falou em simplificar as políticas corporativas para reduzir os erros.
A primeira medida será substituir as agências de checagem de fatos por notas de comunidade “semelhantes às do X, começando pelos Estados Unidos”.
ESTILO MUSK – Zuckerberg, assim, deverá repetir a estratégia adotada por Elon Musk, após comprar o X em abril de 2022. Naquele ano, Musk foi criticado por demitir as equipes que monitoravam conteúdo naquela rede. Agora, Facebook, Instagram e Threads seguem na mesma trilha e deixam que os usuários da rede se regulem.
A discussão sobre monitoramento de conteúdo, segundo ele, teria começado com a primeira eleição de Donald Trump.
“Após a eleição em 2016, a mídia tradicional afirmou o tempo todo que a desinformação era uma ameaça à democracia. Nós tentamos, com boas intenções, lidar com essas preocupações sem nos tornarmos os árbitros da verdade. Mas as agências de checagem de fatos têm sido muito enviesadas politicamente e contribuíram mais para destruir a verdade do que para criá-la, especialmente nos Estados Unidos”, afirmou Zuckerberg.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – A fila anda e reforça a tropa que vai enfrentar Moraes, que se julga todo-poderoso e sem limites. Um belo dia Moraes vai acordar desse sonho plenipotenciário e cair na real. Comprem pipocas. Vai ser muito engraçado. (C.N.)
Em mais uma jogada desesperada para tentar fazer a população acreditar na sua versão dos fatos, e não na dura realidade de sua administração, Lula coloca o marqueteiro da campanha na Comunicação do seu desgoverno.
Mudar a propaganda? Tem é que mudar o governo!
Com uma suposta fiscalização já está difícil, agora então é que a picaretagem vai atingir mais ainda a sociedade. Viva a picaretagem!!!
Viva a propaganda enganosa.
Mercadante avisou que vamos comer filé mignon, no governo deles.
Deram adeus à picanha.
Sr. Newton
Já comprei uma carreta lotada até a tampa de pipocas, vai ser um grande estouro…
A Tropa de Choque Mídiatica da SS Petralha já saiu em defesa do seu bandido de estimação e o Super-Vilão Lex Luthor, o famoso Cabeça de Azeitona…..
È muito divertido ver o desespero da militância balança ovos do Ladrão já posicionando as metrancas para abater o Markinho Gutemberg do Feice-buqui……
Um deles já tirou a calcinha pelo pescoço , jogou no chão e começou a “gritar” que nem uma louca desvariada…..
HA!Ha!Ha!HA!Ha!Ha
Eu me divirto , como dizia meu Tio Armando…..
Bora, Markinho Gutemberg, acaba com o Ladrão e sua militância sanguinária e carniceira……
Vão começar a dizer que o Markinho é Ultra-Extrema-Direita-Conservadora……
HA!Ha!Ha!HA!
Aquele abraço….
Pipoca neles…..
Terabytes de gravações comprometedoras a ressoarem mundo afora.
Efeito Trump nos censores devotos do experimento soviético.
Vem mais por aí, o homem ainda não tomou posse e o passaralho já está voando.
Agora os bicudos vão cantar de cotovias e rouxinóis.
Isso deve ser um prato cheio para os escribas farisaicos que vão acusar a extrema direita fascista.
A profecia: “Lá num futuro os comunistas vão chamar a direita de fascista.
Todas as esquerdas e suas nuances fugiram da lógica e operam por eufemismos, do politicamente correto e de narrativas.
Provem o contrário!
É NA LIBERDADE DE EXPRESSÃO QUE A HUMANIDADE ENCONTRA A LUZ NECESSÁRIA PARA EVOLUIR, e é na luz do Facebook que ela encontrou a sua melhor e mais evoluída ferramenta para se expressar, verdade seja dita justiça seja feita. “Após a eleição em 2016, a mídia tradicional afirmou o tempo todo que a desinformação era uma ameaça à democracia. Nós tentamos, com boas intenções, lidar com essas preocupações sem nos tornarmos os árbitros da verdade. Mas as agências de checagem de fatos têm sido muito enviesadas politicamente e contribuíram mais para destruir a verdade do que para criá-la, especialmente nos Estados Unidos”, afirmou Zuckerberg.” http://www.tribunadainternet.com.br/2025/01/07/mark-zuckerberg-da-meta-apoia-musk-e-trump-contra-a-justica-brasileira/#comments
Depois da Meta será a Google… hahaha… será realmente muito engraçado.
Diferentemente do “X” (que é uma empresa americana) e do Telegram (que não é empresa americana), ambos rejeitaram a censura implementada pelo psicopata do e$$eteefe; Google e Meta infringiram a lei americana permitindo a censura, violaram a Constituíção americana e estão em apuros. Ou entregam tudo o que sabem, ou pagam pelas violações cometidas. O que vocês acham que essas empresas irão fazer?
Eu já comprei a pipoca e a minha Coca-Zero. Kkk…
Demorou mas o Exorcista Mundial chegou, os canhestros terão que cantar pra subir, na marra.
Quero ver o Soros fazer cara de choro.
Wyatt Earp e Doc Holiday estão chegando a Tombstone.
KKKKKK!!! Está ficando do jeito que o diabo gosta!
A direitona mundial promovendo a liberdade de expressão ao nível de surub@ geral! Vale tudo! O mundo vai virar, se já não é, a velha casa de put@$ governada por s@c@n@s.
É pelo jeito o diretor- executivo da Meta, Mark Zuckerberg , teme mais as ameaças de Donald Trump que aos Chineses , mas duvido muito que as autoridades Chineses irão se curvar as fanfarronices de Donald Trump , permitindo que se faça o que bem entendem sob o pretexto da defesa dessa famigerada ” liberdade de expressão ” a seu bel e sem ônus, sem ter que responder por suas consequências impunemente .
Queiramos ou não , as redes sociais são responsáveis pelos conteúdos postados e divulgados por seus usuários , sendo que os EUA são os principais ” censores e propagadores ” de mentiras , difamações de seus opositores , desafetos de todos os tempos .