Fica cada vez mais claro que Lula deixou de ser um “comunicador imbatível”

Checagem de fatos nas redes sociais: Lula defende soberania dos países | Radioagência Nacional

Discursos de Lula são cada vez mais contraproducentes

Dora Kramer
Folha

A troca de comando na comunicação oficial já nos primeiros dias do ano dá a medida da urgência que o assunto tem para o Palácio do Planalto. O presidente Luiz Inácio da Silva (PT) deu-se conta finalmente, com dois anos de atraso, de que seus atributos de palanque não conseguem segurar a onda de um governo de repetições. Retalhos dispersos sem marca específica.

Quem diria que justamente o quesito no qual é considerado imbatível seja apontado como o responsável por um terceiro mandato com popularidade relativa, muito aquém do habitual. E até do esperado, a julgar pela avaliação que o governo faz de si.

80% DE APROVAÇÃO – Lula saiu tão bem do segundo mandato —mais de 80% de aprovação, em patamar inédito— que na campanha de 2022 não se preocupou em “vender” novidade. Ao contrário. Disse que faria “mais”, mas daquele mesmo de antes. Assim fez e não deu certo.

Com todos os defeitos e inadequações para o cargo de ministro da Comunicação que Paulo Pimenta (PT) possa ter, é injusto sair como culpado-mor pelo problema.

Foi uma escolha do presidente que tampouco deu atenção devida à área quando permitiu a pulverização de comandos e de influências. Pelo jeito, Lula confiou que suas qualidades de comunicador de escol dariam conta do recado.

LULA É O CULPADO – A melhor maneira, talvez a única, de resolver um problema é reconhecer com franqueza a razão do enrosco. E este em boa parte dos primeiros dois anos esteve nas maneiras e nas palavras do comandante do show.

Foi o presidente quem optou por passar o primeiro ano de governo atacando Jair Bolsonaro a fim de se sobressair na comparação. Só aí a promessa de união e pacificação já teria ficado pelo caminho.

Também foi escolha dele deixar o Congresso entregue aos ditames do centrão para sair pelo mundo apresentando-se para mediar conflitos da Europa ao Oriente Médio.

ATRITOS DIPLOMÁTICOS – Não resolveu nenhum, produziu atritos diplomáticos e criou constrangimentos ao bater continência para ditaduras amigas que, aliás, deram-lhe as costas. Ainda bem.

O diagnóstico de que as coisas caminharão bem uma vez azeitada a comunicação é compartilhado pela equipe presidencial. Embora não seja uma avaliação totalmente aceita internamente (muito menos entre políticos mais experientes), a orientação é abraçar a tese. Ninguém, no entanto, ousa dizer em voz alta o nome do maior responsável.

De modo enviesado, o ministro da Fazenda chegou perto disso nesta semana numa entrevista à Globonews. Reconheceu como erro “grave” de comunicação a divulgação do pacote fiscal junto com o anúncio do fim do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5.000. E de quem foi a ideia de colocá-lo naquela fria? Pois é.

MARQUETEIRO – Profissional do ramo da publicidade, Sidônio Palmeira assume o posto de Pimenta com o desafio de não acabar pagando uma conta que não é dele. O novo ministro pediu autonomia e deu as duas linhas mestras de atuação: unidade interna e redução dos conflitos externos. Pareceu também uma referência à briga com o mercado financeiro criada sabemos por quem.

Palmeira em sua primeira manifestação fugiu do figurino de mero ministro da propaganda. Disse que é preciso aliar os seguintes fatores: expectativa (o que a população espera do governo), gestão (o que o governo faz) e percepção (como as ações chegam na população).

Na fala, um bom começo, com noção de conjunto e cabeça na realidade de que só se ganha o debate com um projeto bem definido que convença o público. E, sobretudo, enquadre o presidente aos preceitos de uma comunicação atualizada. Se Lula não colaborar, não há perigo de dar certo.

7 thoughts on “Fica cada vez mais claro que Lula deixou de ser um “comunicador imbatível”

  1. Tá mostrando o que é. Na casa em que faltará pão, papo furado é pior que ficar calado.

    Sem os queca Lava Jato jogou no ostracismo, tal como Palocci, e assessorada por gente, tal qual uma tal de Janja e um Ministro da Economia serviçal que sabe que a vaca tá indo pro brejo, mas e fraco e quiçá seja cuktuador do Santinho.

    Por falar em seita, só Deus pra nos salvar destes aloprados.

  2. Desculpem’-me o abuso, mas para
    lideranças messiânicas, vivendo numa realidade paralela, o que importa é serem bajuladas, evidentemente por quem lustra seus egos inflados e o afastamento da crueldade do concreto.

    É o bem estar na civilização.

  3. Para mim sempre foi um bosta e continuará até o seu fim. Talvez, como escreveu essa idiota, é imbatível para aqueles co deficiência de neurônios

    • Acompanho do relator…..

      A jornazista da Foice & Martelo nem se deu ao trabalho de ler as noticias sobre as fraudes o novo velho marketeiro fazia em suas bandidagens nos desgovernos petralhas…..

      • Escolhido por Lula para comandar Comunicação, Sidônio pagou multa para encerrar ação por fraudes em contrato na Bahia..

        Como dizia aquele vagabundo tucanalha..

        “O que é bom a gente divulga, o que é ruim a gente esconde.”.

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