Lula ridiculariza Trump: “Tem político que vive de bravata”, diz

“Quem tem de cuidar de Gaza são palestinos”, diz Lula em crítica a TrumpGabriela Boechat e João Rosada
CNN , Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta quarta-feira (5) que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, é o tipo de mandatário que “vive de bravata” e que isso não deve ser uma preocupação do Brasil. “Tem um tipo de político que vive de bravata. O presidente Trump fez a campanha dele assim”, disse.

O presidente deu a declaração ao comentar a ameaça de Trump em taxar membros do Brics com tarifas de 100%. O republicano afirmou que vai adotar a medida caso o bloco continue buscando uma alternativa ao dólar.

MOEDA PRÓPRIA – “É importante que a gente não tenha preocupação com as bravatas do Trump. Que a gente discuta o que é importante para nós, o que é importante para o mundo”, disse em entrevista a rádios mineiras nesta manhã.

De acordo com Lula, o bloco dos Brics tem direito de ter moeda própria para comércio. Para ele, nenhum país, não importa o quão importante seja, pode “brigar com todo mundo o tempo todo”.

“Os Brics significam quase metade da população mundial, significa quase metade do comércio exterior desse mundo, e temos o direito de discutir uma forma de comercialização que a gente não dependa só do dólar. Não foi o mundo que decidiu, não foi a ONU, que o dólar seria a moeda. Foram os Estados Unidos”, disse.

PAUTA DOS BRICS – Uma alternativa ao dólar para trocas comerciais foi pauta dos encontros do Brics nos últimos anos. Em janeiro, Trump disse que exigiria compromisso dos países integrantes do bloco e ameaçou aumentar as tarifas.

“Vamos exigir um compromisso desses países aparentemente hostis de que eles não criarão uma nova moeda nem apoiarão qualquer outra moeda para substituir o poderoso dólar americano, caso contrário, eles enfrentarão 100% de tarifas e deverão dizer adeus às vendas para a maravilhosa economia dos EUA”, escreveu Trump.

Nesta quarta-feira, Lula também desafiou Trump ao dizer que quem tem de recuperar a Faixa de Gaza são os Palestinos. A declaração é uma crítica ao presidente dos Estados Unidos, que afirmou nesta semana que seu país irá participar da reconstrução de Gaza.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Lula tenta transformar Trump numa bandeira política de sua campanha. É claro que Trump não permitirá ser peitado por Lula e sua retaliação pode prejudicar os brasileiros, como um todo. (C.N.)

15 thoughts on “Lula ridiculariza Trump: “Tem político que vive de bravata”, diz

  1. Lula deverá ficar até as eleições ‘debaixo de sol, chuva e sereno’, na melhor das hipóteses

    O petista demagogo transformou seu governo numa campanha eleitoral ao precipitar o lançamento de sua candidatura à (re)eleição presidencial de 2026 no ‘comício’ (disfarçado de coletiva de imprensa) que fez no último dia 30, no Palácio do Planalto.

    E, ao dar início tão antecipado à famigerada campanha, Lula desmobilizou o próprio governo e ficou sozinho sob o fogo cruzado de ataques adversários.

    “Esperteza quando é muita come o dono”, dizia Tancredo Neves.

  2. pergunta simples? com que moral e autoridade, o nocivo Lula critica Trump? querendo, os Estados Unidos esmagam o Brasil como se fosse pulga.triste e verdadeira constatação.

  3. Com o Brasil à deriva, Lula não está em condições de criticar Trump, por mais abomináveis que possa achar as declarações do presidente norte-americano.

    Caso tivesse algo para falar com Trump, que o fizesse pelos meios diplomáticos.

    Embora tenha a ‘vantagem’, vamos dizer assim, de não ser levado em consideração internacionalmente, por já ter provado sua insignificância externa, o petista demagogo ‘pisou feio na bola’ e pode, com isso, provocar mesmo a ira de Trump sobre o Brasil.

    Perdeu mais uma vez a chance de ficar calado.

  4. Essa polarização idiotizante está deixando os tribunários obtusos. Lula é tudo o que quiserem e muito mais, mas por favor, não chamem ele de burro para não verem vossas orelhas crescerem. Ele não está brigando com os EUA, ele escolheu Trump como aposta eleitoral, hoje por hoje com ampla probabilidade a favor do Cenourão dar com os burros na água e ele catapultar sua campanha, sed o Dono do Mundo conseguir vir a tona, quem dará com os burros na água será o Luis, nada a perder erm relação à projeção atual.

  5. Pois é, Trump recuou mais uma vez. Agora na questão da faixa de Gaza, quando viu a repercussão mundial.

    Como um gaúcho falaria sobre esses recuos? Na minha terra seria considerado um cagalhão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *