Harmonia entre os Poderes precisa passar pelo teste da luz do Sol

Motta e Alcolumbre visitam Lula e garantem trabalho conjunto com Governo Federal

Entre Motta e Alcolumbre, um sorriso amarelo de Lula

Josias de Souza
do UOL

Nas últimas 72 horas, os chefes dos Três Poderes derramaram baldes de saliva para enaltecer o surto de harmonia que se abateu sobre Brasília. Um despacho do ministro Flávio Dino, do Supremo, mostrou que a repentina onda de concórdia vale apenas até certo ponto. O ponto de interrogação.

Nesta terça-feira, Dino convocou para 27 de fevereiro audiência de conciliação sobre as famigeradas emendas parlamentares. Executivo e Legislativo terão que demonstrar que cumprem ordem judicial de dar transparência aos gastos. Inquéritos da Polícia Federal mostram que a verba continua saindo pelo ladrão.

MESMO LERO-LERO – Davi Alcolumbre e Hugo Motta, presidentes do Senado e da Câmara desde sábado, combinam o lero-lero da harmonia entre os Poderes com a exigência de manutenção do arranjo que levou congressistas a plantarem bananeira dentro dos cofres do Tesouro Nacional. Nos últimos cinco anos, as emendas sugaram R$ 186 bilhões.

Numa das reuniões de conciliação que realizou com representes do governo e do Congresso no ano passado, Dino disse era preciso moralizar as emendas, pois “os inquéritos estão chegando”. Advertiu que os “armários” do Supremo estão “cheios de investigações contra parlamentares.” Há pelo menos duas dezenas de inquéritos.

Alguém deveria ter piedade dos brasileiros, abrindo os armários das emendas. A hipotética harmonia que tomou conta da Praça dos Três Poderes precisa passar pelo teste da luz do Sol.

8 thoughts on “Harmonia entre os Poderes precisa passar pelo teste da luz do Sol

  1. As emendas impositivas permitem o Legislativo, seja lá qual seja sua qualidade, ter uma certa independência da Velha República Tardia. Não dependem mais dos seus mensalões e petrolões.

    Isto algum dia pode servir pra alguma coisa.

  2. Quando criaram as emendas impositivas em 2019 o objetivo era tirar o dinheiro das mãos do Bolsonaro visando a eleição de 2022. E o resultado foi bom. Só, que agora, o Lula é o presidente e, como o Bolsonaro, não é ele que administra o dinheiro. Todo o ranço contra as emendas impositivas, cujo dinheiro está nas mãos do Centrão é que o Centrão é que vai determinar quem será o novo presidente.

  3. Sr. Newton,

    Como disse o Ladrão., “O Brasil voltou”. ( e voltou com tudo).

    Veja a “harmonia” entre os Irmãos Metralhas, o Don FHCorrupto e o Maior Bandido que o Mundo Já Viu ..

    PSDBandido e Partido das Trevas sempre juntos..

    “…Presidente do PSDB é alvo de buscas e apreensão da PF por supostos desvios na saúde em Goiás

    Os crimes investigados são peculato, corrupção ativa e passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro

    https://www.terra.com.br/noticias/brasil/politica/presidente-do-psdb-e-alvo-de-buscas-e-apreensao-da-pf-por-supostos-desvios-na-saude-em-goias,de65733e9a30d998eafbdf762641b587cawtvtby.html?utm_source=clipboard

    PS.

    Como disse o Poderoso Chefão da Máfia Tucanostra..

    “Nós sabemos governar”,…..

  4. Eu não entendo que cidadãos que pululam nas redes sociais, inclusive nesta aqui, posando de informados politicamente, esbanjando narrativas polarizadas, fake news, ofensas, agressões, calúnias, grosserias, retórica, gongorismo e até críticas e comentários pertinentes, lógicos, inteligentes e educados,,numa, quase sempre, exibição de pseudo erudição e virtuosismo literário ou vernacular, não consigam se liberar da atração pelos personagens que criticam ou elogiam e se debrucem sobre as causas dos problemas que nos infelicitam e procurar mudança e solução.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *