Recorde! Brasil cai ainda mais no ranking de combate à corrupção

Tribuna da Internet | Sociedade brasileira está aprisionada à corrupção do  caráter, uma forte pandemia

Charge do Tacho (Jornal NH)

Gustavo Côrtes
Estadão

O Brasil ficou na 107ª posição na edição de 2024 do Índice de Percepção da Corrupção (IPC), da Transparência Internacional, empatado com Argélia, Malauí, Nepal, Níger, Tailândia e Turquia. É a pior colocação na série histórica, iniciada em 2012.

De acordo com o relatório da entidade lançado junto com o ranking, o decréscimo da nota do País se deveu a fatores como o silêncio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a pauta anticorrupção e a manutenção do ministro das Comunicações, Juscelino Filho, no cargo mesmo após ser indiciado pela Polícia Federal por corrupção passiva, fraude em licitação e organização criminosa. O caso foi revelado pelo Estadão em janeiro de 2023.

HÁ 30 ANOS – Desde 1995, o IPC avalia 180 países e territórios e atribui notas entre 0 e 100 para medir o nível de integridade das nações com base em dados que trazem a percepção de acadêmicos, juristas, empresários e especialistas acerca do nível de corrupção no setor público.

Os melhores resultados desta edição vieram de Dinamarca (90 pontos), Finlândia (88), Cingapura (84) e Nova Zelândia (83).

Em 2014, o Brasil chegou a figurar na 69ª posição, ao lado de Bulgária, Grécia, Itália, Romênia e Senegal. Agora, com 34 pontos, o País demonstrou piora que o colocou abaixo da média de seus pares regionais, de 42 pontos, e da média global, de 43 pontos. Aproximou-se, assim, do grupo de países de regimes antidemocráticos, a exemplo da Turquia, que teve a mesma pontuação.

LAVA JATO – No grupo do G20, o Brasil ficou à frente de apenas dois países: México e Rússia.

O relatório cita pontos de enfraquecimento do combate à corrupção como a renegociação dos acordos de leniência da operação Lava Jato, em que réus se comprometeram a pagar multas para ressarcir danos causados por desvios éticos.

Também menciona a retomada da influência de empresários que confessaram ilícitos junto ao governo. Os irmãos Joesley e Wesley Batista, donos do Grupo J&F são citados. Em maio, eles chegaram a participar de uma reunião no Palácio do Planalto na presença de Lula.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Aqui no Brasil é tudo Piada do Ano. Os irmãos Joesley e Wesley Batista, por exemplo, são inexpugnáveis. Agora mesmo, o Itamaraty colocou sob sigilo de cinco anos os telegramas diplomáticos sobre os irmãos Joesley e Wesley Batista e a ditadura de Nicolás Maduro, na Venezuela. Como diz o ex-presidente Michel Temer, “tem de manter isso, viu!” (C.N.)

12 thoughts on “Recorde! Brasil cai ainda mais no ranking de combate à corrupção

  1. Luciano Hang desabafa e faz críticas a Bolsonaro

    Hang ficou conhecido por seu apoio contundente a Bolsonaro, a quem doou R$ 1 milhão para a última campanha. Nos últimos dias, porém, o dono da Havan demonstrou insatisfação com o ex-presidente, a quem dirigiu críticas.

    Em tom de desabafo, o empresário disse que Bolsonaro pensaria primeiro nele próprio e na família, deixando aliados em segundo plano. (Que novidade!).

    Para Hang, exemplo disso seria a escolha de um dos filhos para disputar a Presidência — atualmente inelegível, Bolsonaro estuda lançar Eduardo ou Flávio em 2026.

    Hang opinou que Bolsonaro deveria apoiar ao Planalto um nome conservador de fora da família.

    E afirmou a aliados ter “dado o sangue” por Bolsonaro, que, contudo, teria se mostrado ausente nos últimos meses.

    As reclamações direcionadas a Bolsonaro foram externadas pelo “Véio da Havan, em São Paulo, na última quinta-feira (6/2).

    O “plano A” de Bolsonaro, contudo, é ele próprio disputar a Presidência. Para isso, aposta que reverterá a sua inelegibilidade no TSE no ano que vem.

    Fonte: Metrópoles,1/02/2025 02:14Por Paulo Cappelli

  2. ‘Brasil não pode reagir contra as tarifas de Trump, por que não tem cacife para isso’, diz Rubens Barbosa

    Ex-embaixador em Washington avalia que o governo não deve ameaçar fazer retaliações a medidas de Trump. Tem que ir por vias diplomáticas.

    O Estado de S. Paulo, 11/02/2025 | 14h34 Por Carlos Eduardo Valim

    Lula é irrelevante no exterior (infelizmente para o país), e caminha para isso internamente também.

  3. O presidente é um corrupto condenado pela justiça que foi descondenado mas nunca inocentado. Os ministros estão quase todos envolvidos em inquéritos de corrupção. Até que a classificação do Brasil pode ser considerada satisfatória.

  4. Esse negócio de corrupção no Brasil é fake news dos bolsonaristas.
    O tal do Bolsonaro, o Nero Amazônico que tocou fogo lá, matando girafas, zebras e outro bichos, dizem ate que matou alguns viados, hehehe. O cara que importou o vírus da China para exterminar brasileiros pobres e pretos, e o crime maior, matou o Mar Morto botou a culpa no Bibi.
    Yes nós temos bananas, mas não temos corruptos que não sejam eles.

  5. Os analistas políticos da TI, hoje me decepcionam acreditando piamente no desabafo do Veio da Havan, que no entender deste outro veio, não vale o que come mas de bobo não tem men um cabelo.
    Enquanto o Bolsocheio governava?, ele multiplicava exponencialmente suas contribuições eleitorais com as isenções fiscais generosamente recebidas do amigo ou cúmplice.
    Agora,, invejoso do volume de retribuições aos Irmãos Batista e considerando a derrocada do Mito, ladinamente começa uma retirada estratégica e conforme o andar da carruagem podem esperar o Veio cobrindo a careca com um boné petista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *