Jamil Chade
do UOL
Quando a sede da Corte Suprema dos EUA foi erguida, em 1935, um debate acalorado tomou conta da obra em Washington. Para muitos, o prédio erguido em um estilo antigo não fazia sentido. Mas a escolha por uma arquitetura clássica não era um erro de julgamento dos responsáveis. O objetivo era o de dar a impressão de que o Judiciário sempre esteve ali. Desde os primórdios do experimento da democracia americana.
Um século depois, é justamente o Judiciário que se apresenta como a grande trincheira contra o avanço da extrema direita. Imobilizado, o Congresso americano se transformou em um mero espectador de um governo que caminha para uma autocracia eleitoral.
40 PROCESSOS – Já com mais de 40 processos e tendo barrado alguns dos projetos mais insensatos e desumanos de Donald Trump, as cortes fincaram uma barreira contra o desmonte do estado de direito.
Proporcional à resistência tem sido os ataques de membros do Executivo contra os juízes. Trump, o primeiro presidente condenado criminalmente a entrar na Casa Branca, questionou a validade das decisões dos últimos dias que frearam seu sequestro das instituições. Para ele, os juízes são “politizados” e estão tentando impedir o trabalho de seu governo.
JD Vance, o vice-presidente, rasgou seu diplomata de direito da prestigiosa Universidade de Yale quando sugeriu que um juiz “não está autorizado” a barrar os trabalhos de “um poder legítimo”.
MUSK CONTRA-ATACA – Elon Musk deixou escapar não apenas um gesto totalitário. Mas ao pedir o impeachment de juízes, revelou uma atitude de ataque ao Judiciário que definiu o próprio fascismo.
Trump, JD Vance e seus conspiradores estão apenas repetindo o que a cartilha da extrema direita estipula: mentir, capturar o estado e, se o projeto for barrado pelo Judiciário, desmontar o próprio poder dos juízes. Como escreveu Timothy Snyder, “a pós-verdade é o pré-fascismo”.
Com a mesma cartilha, o partido ultranacionalista Fidesz na Hungria adotou em 2013 reformas para enfraquecer a separação de poderes entre o Legislativo e o Judiciário. Viktor Orbán, assim, passou a controlar os tribunais.
TAMBÉM NA POLÔNIA – Em 2015, o Partido da Lei e da Justiça da Polônia usou sua maioria no parlamento para mudar as leis que regem o Tribunal Constitucional e nomeou cinco novos juízes para a corte. Em 2019, o governo também criou uma nova câmara da Suprema Corte e alterou a lei para permitir que nomeasse e demitisse o chefe da Suprema Corte.
No Brasil, os conspiradores do bolsonarismo também escolheram o Judiciário como o grande inimigo. Assim como fazem os aliados de Trump, o ex-presidente brasileiro indiciado e inelegível anunciou sobre um carro de som que não cumpriria as ordens dos tribunais
Não por acaso, em diferentes partes do mundo, a defesa do Judiciário passou a ser estratégica para barrar a extrema direita.
SALVAGUARDA – Na Alemanha, uma reforma foi adotada em 2024 para reforçar a autonomia da Corte Constitucional e blindá-la contra a influência política. A ideia era de que inimigos da democracia não tivessem uma trilha para desmontar o Judiciário. Todos os partidos apoiaram a ideia. Salvo a extrema direita.
Quando autocratas chegam ao poder, desmontar a independência das demais instituições é central para que seu projeto de sequestro do estado possa existir. Seja para impor sua visão de mundo. Seja para concentrar o poder na mão de uma plutocracia.
Pensar que as instituições vão, por si mesmas, sobreviver e frear o colapso da democracia tem sido o grande erro em diversos países que apostaram na acomodação como estratégia de sobrevivência.
LEMBRANDO HITLER – Em fevereiro de 1933, um editorial de um jornal alemão liderado por judeus tranquilizava os leitores explicando que as propostas dos nazistas de retirar seus direitos ou de colocá-los em guetos não tinham como ser implementadas.
Afinal, pensavam eles, viviam num país com instituições sólidas e uma Constituição a ser respeitada.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Nos EUA, a Justiça está funcionando e o presidente Donald Trump subiu o tom contra os tribunais. A escalada acontece depois de a Justiça restringir o acesso de Elon Musk aos gastos do Tesouro. Comprem pipocas. (C.N.)
Olá! Na edição de hoje, o repórter Tiago Medina conta que a Câmara Municipal, após sessão tensa nesta segunda-feira (10), adiou a votação do projeto de lei que pune pessoas que ocuparem imóveis públicos e privados na capital. E na véspera do pico da onda de calor previsto para hoje, Porto Alegre registrou a maior temperatura entre as capitais – enquanto aparelhos de ar-condicionado seguem encaixotados em escolas da rede municipal devido à ausência de rede elétrica adequada.
Boa leitura e beba muita água ao longo do dia!
Previsão do tempo: Ápice da onda de calor. Porto Alegre pode ter ao redor de 40ºC. Muitas nuvens com pancadas de chuva isoladas.
Segundo o blog MATINAL de Porto Alegre,comandado pelo anarquista JUREMIR MACHADO DA SILVA.
Os absurdos administrativos na esfera Municipal e Estadual, estão causando indignação aos Gaúchos.
D. Vênia….
Pior, alguns do Judiciário, entraram na onda….
Afinal,o que é SOCIOLOGIA ???
Formação Humanística ????
O eleitor gaúcho, Luiz, escolheu muito mal, seus governantes, principalmente o governador, um zero a esquerda, que conseguiu implodir o PSDB no Estado.
E o prefeito de Porto Alegre, o pior de todos os tempos e ainda por cima teve uma gestão desastrada nas Enchentes. Nunca teve um prefeito tão ruim, quanto o atual. Terrível.
Os gaúchos conseguiram ultrapassar o Rio de Janeiro.
O que está acontecendo com o Sul?
Muito Obrigado Roberto Nascimento, ilustre comentarista da TI.
A reprodução do texto do blog Matinal,foi chamar atenção para o descaso do poder público.
Infelizmente,os governantes,moram na ilha da fantasia.
Abraço…
O termo extrema direita foi usado várias vezes e o termo esquerda, nenhuma, extrema esquerda, nem pensar.
Não vou ler mais titica nenhuma escrita pelo Jamil.
Todos os jornalistas deveriam botar na cabeça que ele é quem precisa de leitores, e não o contrario.
Como leitor procuro saber das noticias atuais e não da opinião ideológica do escriba.
Os caras não estão entendendo nada. Trata-se de combater esquema de algumas centenas de bilhões de dólares de corrupção e não tergiversações onanísticas ideológicas.
Ora extrema-direita!
Tá mais pra apologista da corrupção.
Bananeiro!
O problema do mundo agora é o Trump. Por que esse idiota esquerdista não critica também o que se transformou nossa justiça cara e ineficiente
Idiotas.
“Devemos a Karl Marx o fantástico despertar dos idiotas.”
Esse aí está acordado.
Só em países bananeiros usa-se a Constituição para defender assaltantes do povo.
Não é crível que o povo norte-americano vá consentir em ter seus impostos indo pra mão de bandidos.
Vide a exposição.
https://x.com/tentmaker777/status/1889029023378063492
https://valor.globo.com/mundo/noticia/2025/02/12/juiz-permite-que-trump-continue-com-demisses-voluntrias-de-funcionrios-do-governo.ghtml
Acho muito difícil a Justiça de lá tornar criminosos vítimas
Funcionários públicos são criminosos?
Nenhuma novidade. Não sei porque alguns ficam ofendidos quando é cirado o termo fascista para iniciativas semelhantes às que Trump tem tomado. O que importa é o bem estar da população do seu país, não importando as consequências ruins futuras desse bem estar, como por exemplo mudanças climáticas.
Já escrevi que a maioria da população é simpática a um governo fascista, mesmo que de leve.
Eu mesmo acho que aqui no Brasil, o melhor presidente que tivemos foi Getúlio Vargas que muitos consideram um adepto do fascismo.
Nada a ver com direita liberal que tem representantes como Milei ou no Brasil quando, embora o presidente tenha sido Boçalnaro, a economia foi conduzida por Guedes. Falta ou faltou nesses governos citados, o essencial: o nacionalismo (não confundor com adorações de símbolos).
E hoje, ao contrário de outros tempos, há muita gente que trabalha como informal, portanto, não vêm vantagem em emprego formal. E o fascismo se adaptou a essa nova realidade.
Qualquer imposto é visto como um coisa má pela maioria das pessoas, as quais não percebem os benefícios trazidos por eles. Daí as campanhas contra benefícios sociais, contra funcionários públicos, etc.as quais, muitas vezes são estimuladas e reverberadas pelas elites (o caso dos EUA é emblemático. É só ver o apoio dos grandes empresários ao governo).
Concordo do início ao fim, com o artigo de Jamil Chade.
Donald Trump é um perigo para a humanidade, incluso o povo americano, que votou nesse fascista.
Trump quer anexar territórios ao redor do mundo( Canadá, Groelândia, Panamá). Ficamos só nesses três, nem pensar, Trump quer a todo custo, anexar a Faixa de Gasa para construir Resorts de luxo, uma espécie de Riviera Del Fiori, no Oriente Médio. Israel, que se cuide, pois perderá o status de cabeça de ponte na região. O ogro louro, senil, pressiona o Egito e a Jordânia para receberem os 2,5 milhões de palestinos, que seriam expulsos de Gasa. Chantageia os dois países, com o congelamento da ajuda anual dos EUA, de mais de 2 bilhões de dólares para manter as ditaduras do Rei da Jordânia e do general egípcio Sisi.
Quanto ao megalomaníaco Elon Musk, aquele mesmo, que fez o gesto nazista, na posse do ogro, que o nomeou secretário de Eficiência para fazer o mal em todas as repartições públicas, uma espécie de vingança, que Trump prometer executar, contra o FBI, o Federal Reserve, a Imprensa e o Judiciário.
Elon Musk deseja capturar todos os dados sigilosos do Estado americano para fins comerciais e planos golpistas para transformar Trump no novo Ditador da América, para fazer os EUA, grande de novo. Uma confissão de que os EUA não é mais aquela nação número um.
Reclamam muito do Poder Judiciário, com razão ou sem razão, mas, é o único Poder no mundo, que tem barrado as investidas de extremistas de direita e da esquerda também.
O sonho de Trump é imitar o Ditador da Venezuela, Nicolas Maduro, que controla o Judiciário, o Legislativo, a Imprensa e as Forças Armadas. Trump mandou um enviado a Venezuela, para conseguir o segredo com Maduro, a fórmula mágica para se eternizar na presidência dos EUA.
Não é brincadeira, estamos em perigo extremo de uma direitização global.em andamento.
Sob o título ” Casas Branca expõe gastos bilionários e defende Musk” o Antagonista publica artigo onde exemplifica e quantifica alguns dos “gastos bilionários”
Na coletiva, Leavitt ergueu uma pilha de documentos, chamando atenção para contratos que classificou como “absurdos”. Entre os exemplos citados estavam US$ 36 mil para um programa DEI no Serviço de Cidadania e Imigração dos EUA, US$ 3,4 milhões para um conselho de inovação inclusiva no Escritório de Patentes e Marcas, US$ 57 mil destinados a um estudo sobre o impacto das mudanças climáticas no Sri Lanka e um contrato de US$ 1,2 milhão para uma pesquisa sobre a influência da cor das luzes de postes no bem-estar mental de moradores urbanos
Entendido o volume e absurdo dos gastos “bilionários”, vamos ao meu comentário no OA e X:
Um bilionário egomaníaco, cerebral e ambicioso, preocupado com a transparência de meia dúzia de contratos públicos suspeitos? Aí tem, aguardemos o fim da estória, será triste.
Não precisa ser auditor nem especialista em administração pública, basta vivência, argúcia e algum conhecimento do comportamento humano.
Caro Velho na Janela.
A jogada desse malandro do Elon Musk é clara: Ganhar dinheiro, passando de bilionário a trilhionario.
O megalomaníaco, dono da Tesla, Space, X, , trabalha para comprar o Tik Toc e o ChatGpt. Vai comprar os EUA e trair o Trump, que merece todos os castigos.
Musk vai demitir servidores públicos em massa, porque os vê como ameaça aos seus negócios. Não sou eu que estou dizendo, são declarações dele e de Trump.
O juiz federal, que barrou a entrega de dados sigilosos do FBI, a pedido dos capangas de Elon Musk, voltou atrás na decisão, após Musk ameaçar o magistrado de impeachment.
Trump entrou com ação na justiça, contra o Estado de Nova Yorque, que desrespeitou decisão do ogro, de expulsar e humilhar os imigrantes.
A loucura dos dois, atingiu um limite escancarado. Trump já fala no terceiro mandato. Essa dupla do barulho, medieval, pré – histórica, vai destruir o EUA e implantar a Lei da Selva.
A China ri de orelha a orelha, com o espaço aberto por Trump, e já comentam em off: Bem vindos ao clube dos ditadores, das eleições de mentirinha e da censura a imprensa.
Só falta marcar uma foto histórica bom os seguintes personagens:
Trump
Xi Jim Ping
Putin
Victor Orban
Maduro
Kim da Coreia do Norte
Erdogan da Turkia
Bim Salman, e
Bolsonaro
Vai ser uma festa do Bolinha de Arromba.
É a governança mundial entregue a aventureiros e megalomaníacos por elites acomodadas e lenientes achando que eles perpetuarão seu far niente seguro e lucrativo.