
Amigo e aliado, Kakay não; aguenta mais os erros de Lula
Dora Kramer
Folha
Do jeito que vai, o PT — com Lula e sem ele — perde a eleição em 2026. Foi, em resumo, o que disse Antônio Carlos de Almeida Castro, admirador e apologista das ideias do presidente. Isso até segunda-feira (17), antes da denúncia de Lula e outros 33 acusados do golpe, quando o advogado amigo de Lula escreveu e depois falou em voz alta o que governistas dizem no particular.
Kakay, como é conhecido o advogado, expôs em detalhe o que Gilberto Kassab havia dito há dias levando Lula a usar de ironia: “Comecei a rir quando li a declaração do companheiro Kassab”.
MINISTRO FRACO – Segundo o presidente do PSD, governo nenhum se sustenta com ministro da Fazenda fraco. Ele alertou para a necessidade de o presidente fortalecer Fernando Haddad (PT) a fim de chegar competitivo à eleição de 2026.
Pois Kakay, companheiro de fato, foi além ao apontar com precisão o efeito do distanciamento de Lula da realidade à sua volta: “Está se esforçando para perder a reeleição”. Recado de amigo, muito longe de poder ser visto como intriga do inimigo.
É uma crítica, claro, mas em tom de alerta de quem está vendo o ambiente se deteriorar e apela por uma reação o quanto antes. É muito diferente da posição dos adversários. Estes não externam apreensão; antes olham a cena com satisfação.
TAPANDO O SOL… – Ministros e aliados integrantes do grupo para onde foi dirigida inicialmente a análise não tiveram esse entendimento em público. Dividiram-se entre o silêncio reverente, para não dar margem a maior repercussão, e o levantar de peneiras, para tapar a escorchante luz do sol.
A linha de defesa foi a de alegar que a situação é passageira, pois as pesquisas (principalmente a mais recente do Datafolha) registram uma foto do momento. Um instantâneo duradouro, digamos. Mas a queda na aprovação do governo vem sendo constante e desabou de dois meses para cá.
A conferir qual será a escolha de Lula: levar em conta a avaliação sincera do confrade ou dar ouvidos às aleivosias dos aduladores de plantão. Na primeira hipótese, terá chance de se reorganizar. Na segunda, insistirá na persistência do erro para honra e gáudio da oposição.
1) Ontem, uma trabalhadora na limpeza, terceirizada, em um Colégio da Baixada Fluminense, me disse que a cartela de ovos do 30 ovos está custando R$ 30,00.
2) Perguntei a ela se viu nas TVS caminhões jogando fora milhares de legumes…
3) Ela disse que nunca viu em canto nenhum. ou seja, as mídias conservadoras não mostram esse fato…
Sr António Carlos, muito elegante de sua parte tratar essas mídias fascistoides de mídia conservadora, só se for de jabá.
Se tivessem passado como eu, dez anos num tribunal de justiça, tratando com advogados, e cinco anos como diretor administrativo de uma universidade, resolvendo ou ajudando a resolver problemas criados pelo protagonismo e carreirismo no Dpto de Direito, talvez não dessem tanto crédito e importância a declarações públicas de advogados, especialmente quando vedetes.
Como assim, o “PT perderá poder em 2026”?
O PT já não tem poder faz muito tempo, tanto que Lula está “nas cordas”, como falou Bolsonaro, que está “na lona” após ser contundentemente denunciado.
https://www.instagram.com/reel/DGQORryx9N-/?igsh=MTFvNm5tdnZuaWJiNw==
O cenário de fundo poderia ser um barco afundando. Não um Titanic, mas um de pequena cabotagem.
E quem está fugindo de seus porões nauseabundos?
Ratos e alguns bucaneiros.
Muito achavam que o barco fosse um cargueiro, mas não, quando se fizeram ao mar, levantaram a bandeira preta da caveira e partiram para o saque.
Não saquearam os galeões espanhóis ou portugueses, mas o erário da Terra Basilis para uns ou Pindorama para outros. Não importa o nome da terra, importa a carga. Os olhos dos piratas só enxergam a pilhagem.
Mensalões e Petrolões são cargas que já foram distribuídos a quem de direito, os armadores da embarcação. Foi legalizado.
O pirata Francis Drake era odiado pela coroa espanhola pois saqueava a sua frota mercante.
Do outro lado temos que o famoso pirata ganhou o título de ‘Sir’, pois saqueava para a coroa inglesa. Sir Francis Drake era o cara, pirata temido pelos sete mares.
Não estou tentando fazer nenhuma analogia, mas que tem, tem!
Depende de quem está roubando e para quem.
Não tenho bola de cristal e nem o condão de adivinhar o que acontecerá em 2026 na seara eleitoral, mas face ao andar da carruagem está mais fácil o tal camelo passar pelo vão da agulha do que o conjunto da sociedade independente que se abstém ou vota nulo, ou em branco, por falta de opção inovadora, de verdade, conseguir um partido sem rabo preso com o capital velhaco e a plutocracia putrefata para representa-la nas urnas em 2026, com projeto próprio, novo e alternativo de política e de nação, que mostra o novo caminho para o novo Brasil de verdade, alternativo a tudo isso que aí está há 135 anos, com prazo de validade vencido há muito tempo. http://www.tribunadainternet.com.br/2025/02/20/sem-mudancas-o-pt-perdera-o-poder-em-2026-com-lula-ou-sem-ele/#comments