Bolsonaro corrigiu minuta do golpe e defendeu prisão de Moraes, diz Cid

Documento teria sido redigido pelo ex-assessor Filipe Martins

Pedro do Coutto

Reportagem do Estado de S. Paulo revelou que o tenente-coronel Mauro Cid incluiu em suas declarações que o ex-presidente Jair Bolsonaro corrigiu a chamada “minuta do golpe” e defendeu a prisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. A GloboNews exibiu imagens da delação do ex-ajudante de ordens que fazem parte da investigação sobre uma denúncia de tentativa de golpe de Estado, e que tiveram o sigilo derrubado pelo Supremo.

Durante o depoimento, realizado em agosto de 2023, Cid afirmou que, após a vitória de Lula da Silva nas eleições de 2022, o ex-assessor de Bolsonaro Filipe Martins levou o documento ao Palácio da Alvorada. Cid narrou que a minuta pedia a prisão de ministros da Suprema Corte, do então presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco e a realização de novas eleições.

DOCUMENTO – “Levaram ao presidente no Alvorada um documento que tinha dez considerandos, onde retratava as interferências do Judiciário no Executivo. Era um decreto que no final dava um monte de ordem. Prendia Alexandre de Moraes, os ministros todos, saía prendendo todo mundo. [Acho que] alguns ministros do Supremo, o senador Rodrigo Pacheco, todo mundo que tinha interferido de alguma forma. Decretava novas eleições”, disse Cid.

Segundo o tenente-coronel, Bolsonaro pediu alterações no documento e solicitou ainda que a minuta determinasse apenas a prisão de Moraes e novas eleições. “Basicamente, o presidente corrigiu o documento. Falou: Não, não vai prender ninguém. Só vai prender o Alexandre de Moraes e fazer outra eleição”, citou o militar.

PRESSÃO – O ajudante de ordens também afirmou que, dias depois, Martins levou a minuta corrigida a Bolsonaro. Segundo Cid, o ex-presidente convocou os chefes das Forças Armadas e apresentou o documento a eles. “As conversas foram no sentido de… Primeiro pressionar as Forças Armadas para ver o que estavam achando da conjuntura”, disse.

Ao que tudo indica, Bolsonaro teve, através da delação de Cid, reforçado o seu o papel de grande personagem da trama golpista. A intenção de atentar contra a democracia só não obteve êxito em virtude da resistência de parte dos militares do Alto Comando que se mantiveram firmes diante das ordens do ex-presidente, derrotando assim as ações de todo o sistema bolsonarista que se perdeu no caminho dos fatos.

8 thoughts on “Bolsonaro corrigiu minuta do golpe e defendeu prisão de Moraes, diz Cid

  1. Deixemos de picuinhas, Diante do inexorável!
    “Unseen Hand: An Introduction to the Conspirational.View of History”, de A. Ralph Epperson, publicado pela Publius Pr. 1985, ISBN 0961413506.

    “Propósito Declarado do Autor: Mostrar que qualquer análise da história, especialmente após 1776, requer que as pessoas creiam em uma Visão de Conspiração, em vez de acreditar na Visão Acidental.

    Pontos Fundamentais: Os conspiradores estão agindo de acordo com um plano muito secreto para levar o mundo a um sistema global e ímpio de governo chamado Nova Ordem Mundial. 2) Epperson fez um excelente trabalho de análise da forma fundamental do Governo Constitucional com o qual os Pais Fundadores nos presentearam. Ele nos dá uma excelente lição de História, que muitos jovens nunca ouviram, especialmente nas Escolas Públicas. 3) Define os três sistemas econômicos do mundo – capitalismo, comunismo e fascismo – e demonstra que a Nova Ordem Mundial será fascista. 4) Discute as sociedades secretas, e mostra como os líderes de várias dessas sociedades estão controlando rigidamente os eventos que estão nos levando à Nova Ordem Mundial. 5) Epperson mostra como a Revolução Russa foi controlada pelas sociedades secretas e demonstra como o comunismo é um aliado no ímpeto para a Nova Ordem Mundial. 6) Mostra como os planos da Nova Ordem Mundial influenciaram grandemente a política norte-americana desde 1776, e mostra como a lei que criou a Federal Reserve, em 1913, mais o Imposto de Renda, e o Programa de Seguro Social, de Franklin Delano Roosevelt, foram três grandes vitórias que possibilitaram a NOM. 7) Mostra como a Primeira e a Segunda Guerra Mundial, a Guerra da Coréia, e a Guerra do Vietnã, foram guerras planejadas e que muito fizeram para nos levar rumo à NOM. 9) Descreve como o humanismo tomou o controle do sistema educacional para “emburrecer” nossa população, para que a mesma possa ser levada à NOM.

    Importância do Livro; Contribuição Oferecida: Epperson vincula todos os elementos separados da Política, da Economia e da Religião que estão se combinando para levar o mundo rumo à Nova Ordem Mundial. Após ler este livro, você nunca mais será tentado a acreditar que os eventos mundiais, tanto os históricos quanto os atuais, e no futuro, acontecem por “acidente”. É a melhor obra que prova a “conspiração” nos eventos mundiais.

    As Informações Apresentadas São Novas? Eram novidades no tempo em que o livro foi lançado.

    Se as Informações Não São Novas, Acrescenta Novidades? Sim, prova que os eventos mundiais ocorrem por causa do Plano Mestre da Nova Ordem Mundial, para levar o mundo à forma de governo ditatorial que eles estão buscando.

    Confirmação de Outras Fontes: Muitos autores de Nova Era já escreveram sobre o mesmo Plano que Epperson descreve neste livro. Outros autores cristãos também já escreveram sobre os mesmos elementos desse Plano.

    Recomendação: Recomendamos muito este livro, especialmente para o iniciante que queira saber como a conspiração operou no passado, tanto nos EUA quanto na Europa. Ninguém que compreenda perfeitamente as premissas desse livro será enganado pela absurda mentira que não existe uma conspiração. Além disso, os eventos mundiais atuais suportam totalmente as principais premissas apresentadas pelo livro.” https://www.espada.eti.br/rv118.asp?fbclid=IwY2xjawImtNNleHRuA2FlbQIxMQABHeBnOW1lWaYDFD3QI45WwJ0c2D73FivvXVm13WtOTz-70AZzMQ9HBGQBng_aem_76PnijHkQLooagkneD94MQ#:~:text=Resenha%20de%20Livro,item%20na%20Amazon

  2. “Abrolhos!”
    “Porque, os Globalistas Estão Preparados Para Matar Milhões de Pessoas?”
    -“Os globalistas têm um plano excepcionalmente ambicioso, que é impor uma forma centralizada de governo em todo o planeta. Isto é totalmente coerente com a situação política mundial predita no livro do Apocalipse, que descreve o estabelecimento de dez autoridades regionais em todo o mundo e o subsequente aparecimento de um governante mundial com plenos poderes.

    Os globalistas produziram as duas Guerras Mundiais para fazerem avançar sua agenda. A Primeira Guerra Mundial fez ruir os antigos impérios da Europa e do Oriente Médio, enquanto que a Segunda Guerra lançou os fundamentos para a União Europeia, a OTAN, a Organização das Nações Unidas, e a consolidação de dois vastos regimes comunistas — a URSS e a China. Para os propósitos desta nossa análise, o ponto fundamental a observar é que, juntas, essas duas guerras devastadoras resultaram nas mortes cruéis e violentas de mais de 75 milhões de pessoas.

    Ambas as guerras foram estendidas por tempo suficiente para que tivessem o efeito máximo, com os financistas internacionais — os globalistas — fornecendo o financiamento e os armamentos para ambos os lados. Tudo indica que eles querem iniciar outra Guerra Mundial em algum tempo nos próximos anos de modo a elevar sua agenda global para o próximo patamar.

    A vida humana não significa nada para as pessoas que se consideram superiores ao restante da humanidade. Ao longo dos dois últimos séculos, eles desenvolveram uma filosofia “científica” que em seus olhos justifica a eliminação de grandes segmentos da humanidade, os genes inferiores que, a partir de um ponto de vista evolucionário, merecem ser eliminados.

    A maior parte desta filosofia foi desenvolvida na Grã-Bretanha e exportada depois para os EUA e para a Alemanha. Ela continuou a se propagar e expandir até que hoje, permeia a mentalidade globalista. Eles estão convencidos que, se deixada por sua própria conta, a população mundial crescerá até ao ponto em que a própria existência da humanidade ficará sob ameaça. As etnias humanas inferiores estão se reproduzindo exponencialmente e precisam ser restringidas. O único modo de fazer isso e evitar a destruição dos recursos limitados do mundo, é por meio do assassinato em larga escala e da esterilização.

    Se isto parece profundamente improvável para você, pense novamente. Alguns dos intelectuais mais respeitados na sociedade britânica no século passado foram proponentes dessa visão. Por exemplo, considere os seguintes comentários feitos pelo escritor H. G. Wells:

    “E para o restante, aquelas multidões de gente negra, marrom, branca suja e amarela, que não entram nas novas necessidades da eficiência? Bem, o mundo é um mundo, não uma instituição de caridade, e aceito a ideia que eles terão de partir. Em todo o sentido e significado do mundo, conforme eu o vejo, eles terão de partir. Como até aqui eles não conseguiram desenvolver personalidades sãs e distintivas para o grande mundo do futuro, a porção deles é morrer e desaparecer.” [H. G. Wells, Anticipations of the Reaction of Mechanical and Scientific Progress Upon Human Life and Thought, 1902 (pág. 317)].

    Observe que esta opinião foi expressa em uma obra de Wells que não é de ficção. O racismo que está por trás dela é realmente assustador — nenhuma figura pública de grande destaque hoje se atreveria a expressar esse tipo de opinião. Mas, cem anos atrás, os globalistas eram mais abertos sobre suas intenções. Hoje, eles são muito mais cuidadosos ao apresentarem sua filosofia.”
    Continua, em:
    https://www.espada.eti.br/provas.asp?fbclid=IwY2xjawImt-NleHRuA2FlbQIxMQABHcfpzwa5oleIqiJF0ox62eErTk9vt4eBvnobornwvgCiyZYlwdX-82fLRw_aem_PEU8j-OfeBj9dyRAAERXXw

  3. “Abrolhos!”

    “Em 1992, Gorbachev proferiu uma declaração tão enfática que me fez perder a respiração quando a li. Em uma sentença, o ex-ditador da União Soviética expôs o plano real que os Illuminati estavam seguindo para estabelecer a Nova Ordem Mundial.

    Resumo da Notícia: Revista Time, de 25/5/1992, “A Chat with the Gorbatchevs”, pág. 51.

    “Nada sobre a visita triunfal de duas semanas de Mikhail Gorbatchev aos EUA sugere que ele seja um político removido do poder. Os americanos… o receberam com ovações… Embora sua visita aos EUA tenha sido para angariar fundos e fazer contatos para… a Fundação Gorbatchev, ela também serviu para apresentá-lo aos estadistas, cujos pronunciamentos terão repercussões em todo o mundo. Seu tema é um corolário de sua própria perestroika: o mundo inteiro precisa de uma mudança e de uma reorientação… Gorbachev não foi forçado a admitir que a teoria socialista falhou ou que o comunismo morreu. Uma alternativa entre capitalismo e comunismo estará sendo oferecida em um futuro próximo…”

    A maioria de vocês provavelmente está balançando a cabeça, confusa com essa notícia, não percebendo que ela contém uma das maiores admissões na história do mundo moderno! No entanto, qualquer estudante da conspiração Iluminista para implantar a Nova Ordem Mundial, saberia imediatamente o que Gorbachev quis dizer quando afirmou que “uma alternativa entre capitalismo e comunismo estará sendo oferecida em um futuro próximo”.

    Ao considerarmos a afirmação de Gorbachev com cuidado, vemos que ele nos disse que existem três sistemas de governo, dois atualmente constituídos e um por vir. Ele especificamente menciona o comunismo e o capitalismo como atualmente estabelecidos no mundo, mas afirma que um terceiro, ainda sem nome, será implantado, que não será nem comunista nem capitalista.
    Continua, em:
    https://www.espada.eti.br/n2429.asp?fbclid=IwY2xjawImuGhleHRuA2FlbQIxMQABHaQNxgSG8qJVtLSCZY_6av1M97Ys7Jybt591dp9WyEuJ9t_mVDMUycnrdA_aem_pi1nkR6nvjmsmhONGIQEeA

  4. 12 “Não chamem conspiração tudo o que esse povo chama conspiração; não temam aquilo que eles temem, nem se apavorem.

    13 Ao Poderoso dos Exércitos é que vocês devem considerar santo, a Ele é que vocês devem temer, Dele é que vocês devem ter pavor.”

  5. Não sei porque não publicam aqui esta nota do OA, deve ser porque neste perfumado jardim não cabem flores mal cheirosa como esta:

    hastapp
    Facebook
    Linkedin
    Twitter
    COMPARTILHAR
    O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta sexta-feira, 21, que ainda possui cerca de R$ 7 milhões dos R$ 17 milhões que recebeu via Pix de apoiadores, recursos que, segundo ele, foram utilizados em grande parte para cobrir os custos com “bons advogados”.

    A declaração foi feita durante o encerramento do 1º Seminário de Comunicação Digital do PL, em Brasília.

    “Obrigado a quem me deu o Pix. Foram R$ 17 milhões, grande parte disso já foi embora, você tem que gastar bem, com bons advogados. Tenho ainda uns R$ 7 milhões na conta. Fica tranquilo”, disse Bolsonaro.

    “Jamais esperava ter 1 [milhão de reais], tenho 7 [milhões]. Esse dinheiro vai dar pra pagar os advogados todos, sem problema.”

    Em 2023, apoiadores de Bolsonaro lançaram uma campanha de arrecadação por meio de Pix, divulgada por aliados, com o objetivo de suprir os custos processuais do ex-presidente.

    De acordo com o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), entre janeiro e julho de 2023, Bolsonaro recebeu 770 mil depósitos via Pix, totalizando R$ 17 milhões.

    O valor arrecadado foi investido em renda fixa, o que foi classificado pelo Coaf como uma operação “atípica”, sugerindo que os recursos seriam destinados ao pagamento de multas eleitorais. O órgão também investigou a movimentação financeira, que chamou atenção pela quantidade e forma de arrecadação.

    Em novembro de 2023, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, ordenou que a Polícia Federal investigasse a campanha de arrecadação, que chegou a R$ 17,2 milhões, destinados ao pagamento de multas de processos judiciais relacionados a Bolsonaro.
    E aí, eu comentei:
    17 milhões? Com tantas obras de caridade precisando de recursos. Eita povinho! 10 milhões para advogados antes de começar o processo? A gente tem que acreditar? Cadê o COAF?

  6. E falando em povinho, eu lembrei:

    DEUS, BRASIL E O ARCANJO
    Era o começo do mundo, a Criação, Deus acompanhado do seu escrivão, o arcanjo Gabriel, desenhava o Brasil…mais um rio-mar alí, Gabriel, mais um bioma, não esqueça aquele mundo de ferro lá de Carajás, olha, atenção para os aquíferos, capricha na mata atlântica, tira aquele vulcão de lá, tá doido, não esquece de Serra Pelada nem do nióbio, ah! alarga um pouco mais a Amazónia…mas Senhor, nenhum terremoto? Nada disso, essa vai ser uma terra abençoada…mas Senhor, isso não é justo, tem vulcões, terremotos, desertos, enchentes, desastres pelo mundo todo e esse tal de Brasil é só riquezas naturais e bênçãos? Não é Bem assim, respondeu Deus, aguarde Gabriel, você ainda não viu o povinho que eu vou botar aí!

    Esta velha piada está mais atual e acertada do que nunca e eu pretendo demonstra-lo nas minhas reflexões em “Algumas Realidades Humanas” que estou finalizando.

    Um Velho na Janela
    Enviado por Um Velho na Janela em 09/11/2021
    Código do texto: T7381973
    Classificação de conteúdo: seguro

  7. Bolsonaro NÃO corrigiu minuta do golpe e NÃO defendeu prisão de Moraes (o impeachment, sim). O ministro sempre apareceu desgovernado, descompensado, incontrolável e distante do que estabelece a Constituição Federal do Brasil. Tudo isso compromete dramaticamente a importante instituição Suprema Tribunal Federal., ambiente de respeitados juristas e constitucionalistas que ainda estão entre nós ou partiram desse mundo difícil e seus conflitos intersubjetivos de interesse.
    Meu amado pai dizia: meu filho o papel aceita tudo. Realmente, o papel aceita tudo, ainda mais sob coação. Mas, admita-se que o enunciado esteja correto, onde estão as PROVAS.

    PROVAS, PROVAS, elas são “conditio sine qua non”. Expressão em latim que significa “sem a/o qual não pode ser”. É usada para se referir a uma condição ou ingrediente indispensável e essencial.

    Colaboradores podem falar livremente o que quiserem. Mas a prova sempre será fundamental. NÃO podemos abrir mão delas. PROVAS é preciso PROVAS. Minuta não é documento. NARRATIVA não é prova. CRIATIVIDADE não é fato real, são apenas contorcionismos, filigranas jurídicas, para atrair apoiadores para determinado viés ideológico.

    É preciso lembrar, claro, se queremos defender a democracia, que filigranas jurídicas são aqueles pequenos detalhes de determinada lei, que muitas vezes podem passar despercebidos para a grande maioria de leitores, mas que ao olhar de um experiente jurista podem modificar totalmente a aplicação desta mesma lei ou regulamento.

    PROVA: é todo elemento pelo qual se procura mostrar a existência e a veracidade de um fato. Sua finalidade, no processo, é influenciar no convencimento do julgador. Elemento de prova: todos os fatos ou circunstâncias em que reside a convicção do juiz (Tourinho).

    No caso em comento, um servidor público instaura inquérito, promove a persecução penal dentro de seu jeito peculiar de ser e se prepara para julgamento em sua Turma suprema. Além de Moraes, que a preside, fazem parte os ministros Luiz Fux, Cármen Lúcia, Flávio Dino e Cristiano Zanin.

    Relembrando:
    O que aconteceu: Mendes disse as decisões tomadas pela “República de Curitiba envergonham a Justiça” brasileira, e defendeu que seja feito “um escrutínio muito severo” sobre os métodos utilizados na operação para obter delações premiadas. As declarações foram feitas ontem, na 2ª Turma do STF.

    Em tempos pretéritos a reação era de revolta diante do que consideravam atos pervertidos. O diabo é que os meliantes confessavam ter surrupiado o dinheiro público e devolviam valores consideráveis, tudo para obter um acordo melhor. Nunca se falou em tortura. Apenas Gilmar Mendes, tido como garantista, revoltou-se e saiu em defesa dos colaboradores.

    É bom lembra:

    Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu.
    Como não sou judeu, não me incomodei.
    No dia seguinte, vieram e levaram
    meu outro vizinho que era comunista.
    Como não sou comunista, não me incomodei.
    No terceiro dia vieram
    e levaram meu vizinho católico.
    Como não sou católico, não me incomodei.
    No quarto dia, vieram e me levaram;
    já não havia mais ninguém para reclamar”.
    (Martin Niemöller)

    Martin Niemöller (1892–1984) foi um conhecido pastor luterano na Alemanha. Na década de 1920 e início da de 1930, ele simpatizava com muitas das ideias nazistas e apoiava movimentos políticos radicais de extrema direita. Mas, após Adolf Hitler chegar ao poder em 1933, Niemöller tornou-se um crítico ferrenho da interferência de Hitler nas igrejas protestantes. Ele passou os últimos oito anos do governo nazista, de 1937 a 1945, em prisões e campos de concentração. Niemöller talvez seja mais conhecido por sua declaração efetuada no período do pós-Guerra.

    Portanto, de direita ou esquerda:

    “Teu dever é lutar pelo direito; mas se um dia encontrares o direito em conflito com a justiça, luta pela justiça”.
    (jurista uruguaio Eduardo Juan Couture Etcheverry (1904-1956).

    Explicação
    A frase significa que, quando o direito e a justiça estiverem em conflito, deve-se dar prioridade à justiça.
    O direito é um conjunto de regras e princípios que visa a pacificação social e a realização da justiça. A justiça é o princípio que norteia a aplicação dessas normas, buscando garantir que todas as pessoas sejam tratadas de forma igualitária e justa.

    Quando o exercício de um direito de um titular impede ou prejudica o exercício de outro direito de outro titular, ocorre uma colisão entre direitos fundamentais.

    Parece, apenas parece, que nada disso anda importando muito …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *