Tales Faria
do UOL
O deputado federal Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), líder do partido na Câmara, recuou e deixou a decisão sobre a urgência da votação do projeto de lei da anistia aos condenados pelos atos golpistas de 8/1 nas mãos de Hugo Motta (Republicanos-PB), presidente da Casa.
No domingo, durante ato no Rio de Janeiro a favor da anistia, Sóstenes disse que pediria a urgência na tramitação dessa proposta. Em entrevista ao UOL News, porém, o líder do PL admitiu que a decisão final cabe ao presidente da Câmara.
SEM URGÊNCIA – Ele disse para o eleitorado ser a favor de votarem a anistia agora, mas não há condições políticas para isso. Nem o presidente da Câmara quer essa urgência.
A avaliação de quem está circulando pelo Congresso nesse momento é de que se for colocada em votação na Câmara, a anistia tem tudo para ganhar. Por isso, Motta não quer urgência nesse momento. Já no Senado, o presidente Davi Alcolumbre já disse que não dará urgência de jeito nenhum. Não há voto para o Senado aprovar a anistia neste momento.
Sóstenes está recuando e jogando no colo do presidente da Câmara, que de fato é quem não está dando as condições políticas porque está em discussão como ficará a relação dele e de seu partido com o governo.
PREFERE COMISSÕES – Dificilmente entrará a urgência pela anistia. Hugo Motta já disse que não quer jogar urgências direto para o plenário e prefere passar pelas comissões. Sóstenes está dizendo que seguirá o que Motta decide sobre isso. Provavelmente, será enviado para uma comissão e sabemos como elas funcionam.
Já houve a possibilidade de a anistia ir para uma comissão e não foi. Ficará nessa história de comissão e, se houver condição, terá ou não.
Lula já chamou os presidentes da Câmara e do Senado para viajarem com ele até o Japão. Às vésperas de entrar no avião presidencial, Motta não vai anunciar urgência para a votação da anistia.
Que situação!
Indicado pelo ex-mito ao STF, o ministro Kassio votou a favor da permanência de Moraes no “inquérito do golpe”.
O Bananinha inventou o factoide de asilo nos EUA pensando em comover os bolsotários, mas deu com os burros n’água.
O comício do pastor Pix à beira-mar serviu para expor ainda mais a situação precária do ex-mito.
Essa conversa fiada sobre anistia já enchendo o saco.
Bolsonaro não tem chance nisso aqui, que ele caia fora ou vai em cana.
Eu já teria caído no capinado.
A respeito de anistia por que não ler a inteligente proposta do Senador Alessandro Vieira no OA, repostado por mim no X
https://x.com/velhonajanela/status/1903560674061496587