Para Bolsonaro, trama golpista ficou apenas no “âmbito das palavras”

Advogados de Bolsonaro pedem 83 dias para apresentar defesa ao Supremo |  Agência Brasil

Houve apenas conversas, sem definições, alega Bolsonaro

Josias de Souza
do UOL

O ex-presidente Jair Bolsonaro concedeu à Folha uma penúltima entrevista. Disse que a derrota para Lula o “pegou de surpresa”. Por isso, buscou alternativas “dentro das quatro linhas”. Chamou a Constituição de “Bíblia”. Mas soou como se desejasse reescrever o livro de Gênesis do regime democrático.

Admitiu que sua estupefação com a vitória de Lula gerou duas reuniões, que geraram debates com chefes militares sobre como evitar a posse do rival legitimamente eleito.

GEROU DISCUSSÕES – A decisão de Bolsonaro de não passar a faixa para alguém sem sua imagem e semelhança gerou um debate sobre estado de sítio, que gerou reflexões sobre estado de defesa.

Tanta discussão gerou elucubrações sobre a hipótese de Bolsonaro proclamar “haja luz” a partir de uma “intervenção” baseada no artigo 142.

Mas os comandantes do Exército e da Aeronáutica notaram que a luz não era boa, pois o dispositivo constitucional não dá às Forças Armadas um divino poder moderador para intervir na Justiça Eleitoral.

EXTINÇÃO DO PROCESSO – Bolsonaro avalia que a ação penal da trama golpista deveria ser extinta. Na sua opinião, a conspiração  “ficou nas palavras”.

Por tudo isso, disse que sua provável prisão será “completamente injusta”, pois não fez senão “discutir dispositivos constitucionais que não saíram do âmbito de palavras.”

E Deus viu que eram todos democratas.

14 thoughts on “Para Bolsonaro, trama golpista ficou apenas no “âmbito das palavras”

  1. “O objetivo do PL é (…) sensibilizar Trump para pressionar a Justiça (…) para absolver Bolsonaro.”

    “Sensibilizar Trump”? Trump, ao que parece, não perde tempo com ‘loser’, como demostrou:

    Trump não hospedou Jair Bolsonaro em seu Resort de Luxo Mar-a-Lago, em Palm Beach, em 30 de dezembro de 2022, como pretendia o ex-mito na sua fuga covarde do Brasil com medo de ser preso.

    E o ex-mito, com Trump não lhe dando a mínima, acabou tendo que se abrigar na casa do lutador de MMA José Aldo, em Orlando, onde também não seria tolerado por muito tempo.

    Trump, após receber Milei com pompas, também barrou a entrada de Michelle Bolsonaro no Capitólio, na sua posse, em 20 de janeiro de 2025.

    E a ex-primeira-dama e comitiva, com Eduardo Bolsonaro incluso, tiveram que assistir ao evento em um telão nos arredores e voltarem ao Brasil incógnitos.

    • Notícia velha e requentada e duzentas vezes publicada aqui na Tribuna. Os robôs, que vivem do dinheiro público e patrocinados pela Secom deveriam ter um pouco mais de cuidado para parecerem no mínimo originais, já que honestos não são.

  2. 1) Há um livro evangélico muito bom que se chama: “Há Poder em suas Palavras”, ou seja, tudo o que a gente fala, se concretiza, mesmo que seja de brincadeira a Energia do Cosmo aceita como verdade…

    2) De uma forma ou de outra o fato se realiza, mesmo que seja na intenção…

  3. DEMOCRACIA, OU DITADURA AINDA QUE TARDIA? OS CRIMINOSOS SÃO VÍTIMAS DA ‘’SOCIEDADE INJUSTA’’? POR QUE ENTÃO OS REPRESENTANTES RICOS E ESTUDADOS SÃO CORRUPTOS, LADRÕES, E ATÉ ASSASSINOS, COMO OS IRMÃOS BRAZÃO? Se o povo, se a sociedade democrática, vão às urnas com frequência, periodicamente, para que seus representantes solucionem os problemas, então o povo do bem, a sociedade do bem, vítimas dos criminosos, não são culpados pelas ‘’injustiças’’ sofridas pelos furtadores, ladrões, assaltantes, sequestradores, assassinos, estupradores, etc., e sim recai a culpa sobre a democracia, sobre o estado de direito, que no Brasil há 40 anos protegem e vitimizam os criminosos ‘’vítimas da sociedade’’! Sendo assim, o povo, a sociedade, têm o direito de invadir prédios públicos e destruir tudo, não deixando pedra sobre pedra! Com exceção dos próprios corruptos e incompetentes representantes que estiveram no poder, com todas as suas mordomias, supersalários, penduricários, rachadinhas, ‘’desvio de verbas’’, etc., como por exemplo, os clãs de Bolsonaro e Micheque, as igrejas evangélicas, partidos políticos e todos os demais pés-rapados que enriqueceram na política das Diretas-Já por décadas, comprando dezenas de propriedades, inclusive mansões, e sustentando várias famílias! Ditadura ainda que tardia! LUÍS CARLOS BALREIRA. PRESIDENTE MUNDIAL DA LEGIÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA.

  4. Calmas tribunario..Velho na janela….Muita calma nessa hora..
    Não deixe a insensatez lhe dominar…e com isso passar uma imagem da vossa pessoa como mais um apologista do governo do bandido cachaceiro criminoso…..
    Não fica bem para seus quase 90 anos…pega mal apoiar bandido desconfiando…e criminoso. Não é mesmo?

    Com relação ao Sr. Jair se cumpre a máxima da história com relação aos covardes e imbecis sem lógica…vai pagar…vai ser condenado por ficar “dentro das quatro linhas”….Enquanto o partido do bandido e cia. Conspirava…contra o seu governo com o “stf”.( impedindo até mesmo a nomeação do Diretor da Polícia Federal …etc…etc)
    E o imbecil ..idiota..fraco.e covarde achando que era um (novo) Juscelino…E viajando nesse devaneio e covarde que foi jogou a nação nos “braços ” do Bandido e cia…E então mais uma vez perdemos o bonde da HISTÓRIA…e então a máxima citação de que somos um povo que ama e endeusa criminosos e faz verdade

    Lamentável destino…..

    YAH O ALTÍSSIMO SEJA LOUVADO SEMPRE…

    • Não entendi seu Carlos, de onde o senhor tirou essa estapafúrdia ideia, de que comentário meu me identificaria como lulista, pirou, não tinha um disparate maior para me achacar, vã se informar e depois volte.
      Esse tal de YAH não está lhe iluminando.

  5. Lembrete :
    O que farão com os mais diferentes crimes cometidos pelo então presidente Jair Messias Bolsonaro e seus comparsas cometeu ao longo de todo o seu mandato , que não são pouco antes da intentona golpista em 08/01/2023 , ficarão o dito pelo não dito como se não existiram ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *