
O Globo traçou o perfil médio do terrorista do 8 de Janeiro
Patrik Camporez
O Globo
O entregador por aplicativo Rodrigo de Freitas Moro Ramalho, de 35 anos, deixou a mulher e dois filhos em Marília, a 420 quilômetros de São Paulo, em 6 de janeiro de 2023, para se juntar ao grupo que, dois dias depois, promoveria um quebra-quebra nas sedes dos Poderes em Brasília. Detido dentro de um Palácio do Planalto depredado, o trabalhador autônomo ilustra o perfil predominante entre os 1.586 alvos de ações penais no Supremo Tribunal Federal (STF) relacionadas aos atos golpistas: homem branco, casado, de baixa renda e com menos de 60 anos.
Ao longo dos últimos dois meses, o GLOBO analisou os processos abertos na Corte contra os presos pela ofensiva antidemocrática e identificou aspectos até então desconhecidos sobre o episódio. O levantamento mostra, por exemplo, que a maior parte dos acusados tem, no máximo, o Ensino Médio completo e ganha até dois salários mínimos (R$ 3.036) por mês.
503 CONDENADOS – Até agora, o STF condenou 503 pessoas pelos atos golpistas e absolveu apenas oito. Na semana passada, a Primeira Turma da Corte decidiu por unanimidade tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro, o ex-ministro Walter Braga Netto e outros seis integrantes do governo passado réus por envolvimento em uma trama golpista que, segundo a acusação, resultou no 8 de Janeiro.
O perfil dos condenados foi alvo de discussão durante o julgamento, quando o relator dos casos, o ministro Alexandre de Moraes, apresentou em plenário as imagens em vídeo do vandalismo na Praça dos Três Poderes para rebater argumentos usados pelo ex-presidente e aliados de que os acusados de golpe seriam “velhinhas carregando Bíblias”.
Entre os dados apresentados em um telão pelo magistrado estava o fato de que 91% dos condenados têm menos de 59 anos.
DISSE MORAES —”Vou desfazer uma narrativa totalmente inverídica de que o STF estaria condenando “velhinhas com a Bíblia na mão” que estariam “passeando pelo STF, pelo Congresso”. Nada mais mentiroso do que isso — afirmou o ministro.
Os dados compilados pelo GLOBO apontam que apenas 1,21% dos presos pelos atos golpistas tinha 65 anos ou mais na data dos ataques. A maior parcela dos que estavam na Praça dos Três Poderes ficava na faixa etária de 45 a 54 anos (36,88%).
A análise das ações penais revela ainda que, a exemplo do entregador Rodrigo, profissionais autônomos respondem pela maior parte (43,2%) dos presos.
DESEMPREGADOS – Além disso, 18,7% declararam estar desempregados, enquanto 11,6% disseram ter um trabalho registrado no regime CLT. Já os aposentados somam 3,3% do total.
Rodrigo Ramalho disse em depoimento ter ido a Brasília para uma “manifestação ordeira e pacífica”. A polícia, porém, encontrou em seu celular vídeos feitos por ele com cenas da invasão ao Congresso e ao Planalto. Condenado a 14 anos de prisão, fugiu para a Argentina. Procurados, os advogados que o representavam afirmaram ter deixado o caso após ele sair do país.
O levantamento mostra também que 41% dos presos informaram ter recebido o auxílio emergencial, benefício criado no governo Bolsonaro para a população de baixa renda durante a pandemia de Covid-19.
DE ONDE VIERAM? – Outro aspecto que vem à tona é a origem dos alvos das ações penais. Os dados apontam maior concentração de presos oriundos das regiões Sul e Sudeste, com São Paulo (296 pessoas) e Minas (170) liderando o ranking. Nem todas as ações informam o estado de onde os réus vieram.
Apesar de ser o palco da manifestação, o Distrito Federal figura apenas como o sétimo colocado com maior número de presos: 69 pessoas, em sua maioria moradores de regiões afastadas da área central da capital federal. Um deles é o autônomo João de Oliveira Antunes Neto, de Samambaia, região administrativa de Brasília, distante 33 quilômetros da Praça dos Três Poderes.
O jovem de 21 anos foi detido nos arredores do Congresso carregando um escudo de metal com dizeres como “Novas eleições já” e “Fora, Lula”. Sua defesa alega que ele não participou das depredações dos prédios públicos e que se manifestou de forma “pacífica”. “Houve uma generalização das condutas de todos os presentes na manifestação, sem a devida individualização das penas”, diz, em nota.
HAVIA ATÉ PETISTAS – O levantamento revela que 210 dos alvos das ações penais têm alguma filiação partidária. A maior parte, 90, eram correligionários de Bolsonaro no PL. Há, contudo, 15 filiados ao PT, partido de Lula, em quem pregavam dar um golpe.
Professora do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília (UnB), Débora Messenberg afirma que o perfil dos participantes do 8 de Janeiro é semelhante ao que mostram as pesquisas sobre o eleitorado de Bolsonaro.
Coordenadora do Observatório da Extrema Direita, a antropóloga Isabela Kalil destaca que o perfil dos presos reforça a hipótese de que Bolsonaro se valeu da pandemia para angariar adeptos a um discurso recheado por teorias da conspiração. “O medo e a frustração são canalizados para encontrar um culpado: o PT, o Lula” — diz Kalil.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – No acampamento em Brasília, havia realmente um número expressivo de idosos e idosas. Mas eles não conseguiram participar da manifestação porque a Praça dos Três Poderes é muito distante, não dava para ir a pé, em pleno verão. (C.N.)
Se fossem das oligarquias, inclusive da intelectual, de que faz parte a antropóloga supra-citada (talvez não seja mais uma gênio imbecilizada, intelectual orgânica da Velha República Tardia, operadora de seu Aparelho Ideológico Educacional), estariam livres leves e soltos em suas coberturas.
https://veja.abril.com.br/brasil/cabral-comeca-a-vida-de-influencer/
E, ainda, teriam uma excelente fonte de renda, serem (ex)criminal influencer.
Vamos aproveitar este bó das oligarquias e falar de coisas mais sérias, por exemplo, a sobre a desigualdade jurídica?
https://www.defensoria.rs.def.br/quase-25-da-populacao-brasileira-esta-impedida-de-reivindicar-seus-direitos-aponta-pesquisa-nacional-da-defensoria-publica
Ah! Quanto à adesão dos pobres, o Painho e sua seita, não fica pra trás.
https://www.youtube.com/watch?v=XicfEVxdoYM
Será que os antropólogos estudaram este fenômeno em algum observatório da maior fraude política da Hiatória, o PT?
CADÊ O stf ?
https://www.estadao.com.br/politica/pe-de-meia-cidades-na-bahia-para-e-mg-tem-mais-gente-recebendo-beneficio-do-que-aluno-matriculado/
E também:
https://www.gazetadopovo.com.br/vozes/jr-guzzo/desvios-no-tal-pe-de-meia-quem-poderia-imaginar-isso-num-governo-lula/
…”””Réu por tentativa de golpe, Mauro Cid recebe autorização para fazer viagem
O militar solicitou autorização para acompanhar a filha em um campeonato de hipismo, que acontece entre os dias 2 e 7 de abril
https://www.terra.com.br/noticias/brasil/politica/reu-por-tentativa-de-golpe-mauro-cid-recebe-autorizacao-para-fazer-viagem,f303c6e4f65c87a4d57f6e44d70cedfdqeiu3ib9.html?utm_source=clipboard
Nunca botem fé em radicais extremados, messiânicos, fundamentalistas, oiniscientes, onipotentes, onipresentes, com seus egos galáticos.
A crua e concreta realidadeé muito pequena pra que caibam nela
Como estou revisitando a obra marxiana, e a propósito da incrível conclusão da intelectual supra-citada de que o Lula e PT são as vítimas, embora (des)governando o país há quase 20 anos, sem tirá-lo do bananismo, tendo os Aparelhos Ideológicos sobre seu controle e sendo a oligarquia estatal, substituindo o conceito de classe pelo de oligarquia estatal e intelectual, Marx explica:
“Os pensamentos da classe dominante são também, em todas as épocas, os
pensamentos dominantes, ou seja, a classe que tem o poder material dominante numa dada sociedade é também a potência dominante espiritual.”
Nem que seja pela censura das redes sociais e nos retrocedendo pros idos da máquina de escrever, com o resoluto papel das oligarquias estatais jurídicas.
A maioria pessoas pobres, sem recursos pra esse tipo de aventura, com certeza receberam grana pra ir pra lá e não deve ter sido pouco.
Deixar a família e o trabalho por apenas ideologia?
A conta não fecha, aliás só fecha com recebimento de dinheiro.
Gente com pouca instrução e dinheiro, são os ingredientes necessários pra fazer uma excelente massa manipulável.
Os golpistas chefes, se descuidaram em não camuflar melhor as ações realizadas.
A certeza era tanta, que o golpe era certeiro, que abriram muito a guarda e foram nocauteados.
SIFU, DE VERDE E AMARELO!
José Luis
CADÊ O stf ?
https://www.estadao.com.br/politica/pe-de-meia-cidades-na-bahia-para-e-mg-tem-mais-gente-recebendo-beneficio-do-que-aluno-matriculado/
E também:
https://www.gazetadopovo.com.br/vozes/jr-guzzo/desvios-no-tal-pe-de-meia-quem-poderia-imaginar-isso-num-governo-lula/
Não pode ser, tem algo errado com esse perfil traçado pela Globo, a porta voz do consórcio de narcotraficantes PT/STF.
Acredito mais no perfil traçado pelos idiotas, que afirmam serem os “golpistas do algodão doce” pessoas poderosíssimas.
Ora, pois ! O cachaceiro admitiu que comia cabritas em sua puberdade e nada lhe aconteceu …
O Ministério Público Federal acaba de determinar o arquivamento do inquérito policial em que o Presidente Bolsonaro era investigado pelo insólito delito de “importunação de cetáceos” (“caso da baleia”, como ficou referido da imprensa).
A eminente Procuradora da República, subscritora do parecer, acolheu, in totum, as razões que articulamos como linha de defesa durante as diligências da Polícia Federal e que, ao final, evidenciaram, a um só tempo, o absurdo daquela apuração e a mobilização da máquina estatal na direção de um episódio nitidamente sem qualquer repercussão jurídica, mas que, no entretanto, foi amplamente explorado pelo ambiente político.
A defesa continuará envidando todos os esforços para que as demais imputações tenham endereçamento análogo, perseguindo o divórcio entre questões jurídicas e questões políticas.
Devia sempre pintar um clima entra o larápio e as cabritas.
O candidato a Presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL) admitiu que já praticou zoofilia. Em entrevista ao programa CQC, o então repórter Rafael Cortez perguntou ao político se ele, por ter nascido no interior, havia tido sua iniciação sexual com algum animal, como vaca ou bezerro. Ele não se intimidou e disse que, assim como ele, todos os amigos transavam com galinhas, por mais repugnante que seja. “Alguns mais malandros iam com uma bezerrinha ou jumentinha. Naquela época era comum”, disse Bolsonaro.
Fonte: RTV Brasil
https://youtu.be/1YtEQCfPC1Q?si=hPnM6vGca5zfAJm2
José Luis
É muito idiota. Fiz referência ao fato de que o MPF procurou um jeito de oferecer uma denúncia por “assédio à baleia”. Ora, pega a matéria e leva de novo ao MPF para ver se pega um troco, caceta !
Aliás, há ainda quem continue comendo galinha.
Quem seriam esses?
https://www.facebook.com/share/v/16EMabyUn2/
O Macron gosta de comer galinha.