Defender a anistia é corroborar com as ações antidemocráticas

40 thoughts on “Defender a anistia é corroborar com as ações antidemocráticas

  1. Quer dizer que devemos colocar o Lula, a Dilma, a Leitão e todos os outros que um dia foram anistiados na cadeia? Afinal a aplicação da Lei deve ser igual para todos. Como não posso chamar de “senil” pois a censura proíbe, o missivista deveria simplesmente parar de escrever pois mostra claramente que não emite a própria opinião e sim o que lhe pagam para escrever. Triste fim de quem um dia já foi e, agora, não vale……………..

    • Sabe o que é Ghost Writer. ? Pois é, este tem um.

      Quanto à “ditadura que durou 21 anos, deixando um rastro de violação dos direitos humanos”, até Hélio Fernandes foi a favor. Mudou de ideia em menos de três meses depois, quando a Emenda Constitucional nº 9 de 22/07/1964 o obrigou a pagar imposto de renda.

      Aliás, não foi só ele. Alceu de Amoroso Lima, Antônio Callado, Carlos Drummond de Andrade, Carlos Heitor Cony, Edmundo Moniz, Newton Rodrigues, Otto Lara Resende, Otto Maria Carpeaux, entre outros, foram aqueles que logo se arrependeram do apoio dado ao regime.

      • Prezado Carlos Vicente … Bom dia!

        Também como bom lacerdista fui favorável ao 31 de março de 1964. Estava enganado com a questão do Comunismo, pois Jango estava aplicando a Doutrina Social da Igreja Católica.

        Outra coisa, como o Alverga me mostrou a briga de Lacerda era uma questão familiar, visto que Getúlio perseguiu um tio do Lacerda quando ainda era comunista kkk

        Comecei a não gostar quando aumentaram o mandato do Castelo Branco e suprimiram a eleição direta para presidente de 1965, como mandava a constituição vigente em 31 de março de 1964.

        Saudações amigáveis do chegamais.

        • Boa tarde, Garoto ! Eu garoto, não tinha opinião política alguma, apenas decorava os jingles das campanhas da época. Treze dias após a tomada do poder pelos militares, meu pai faleceu e me tornei um órfão pleno (minha mãe morrera dois anos antes). Consequência: apesar de acompanhar a política desde muito antes, não tive ascendentes para ficarem me “aconselhando”, ou seja, fazendo minha cabeça.

          Quanto a Carlos Frederico Werneck de Lacerda, foi o único – que conheci – que realmente administrou bem o município do Rio de Janeiro. Não sei se ele cobrava propina, conforme insinua Coutto (mais abaixo). Se o fazia – tal como Adhemar de Barros ou Paulo Maluf – foi mais um filho da puta na política nacional.

          JK65 ? Mais inflação para terminar Brasília com um fecho de ouro.

          Uma vez, perguntaram a Sebastião Nery: “Por que você muda tanto de partido ?”. Resposta: “Porque eles mudam”. Ajo da mesma forma.

          Abraços, Garoto !!!

          • Pelo que sei o problema do Lacerda nunca foi a corrupção … Foi sabotado porque era bi, mesmo tendo geração … No entanto, surpreendeu como administrador, mesmo sendo jornalista … O mais parecido com ele é o César Maia e depois o Eduardo Paes.

            Abraços.

          • Esqueci do Castelo: segundo contam, ele entendia que a missão deles havia sido cumprida e que o poder deveria ser devolvido aos civis. Na visão dos castelistas, quem endureceu o regime foi Costa e Silva, com o AI-5. Entregou o governo a Costa e Silva e morreu em um “acidente” aéreo.

          • Tenho irmã que era amiga da Raquel de Queiroz … Ela garantia que Castelo saiu da fazenda dela na hora que desejou.

            Costa e Silva nos deu o AI5 … Porém foi Medici o paroxismo autoritário … Geisel veio com abertura e até fui candidato a deputado federal pelo MDB do antigo RJ em 1974 e em 1978.

      • Uma coisa foi ser contra a ditadura a outra é ter sido anistiado após matar pessoas, assaltar bancos, sequestrar aviões e pessoas. Então, as ditaduras são sempre iguais, aquela foi militar a de agora é da Justiça e ambas são ditaduras. Só mudam os nomes.

  2. Este idiota, incompetente do Lula quando vai desconfiar que é o Presidente do país e começar a governar?

    Será que não sacou que esta fixação no Bolsonaro já encheu o saco de todo mundo e que não dá mais caldo?

    Defensor da democracia, a mentula!

    https://www.cnnbrasil.com.br/politica/entenda-a-relacao-de-lula-e-do-pt-com-as-ditaduras-de-esquerda/

    Ninguém aguenta mais anistiados, descondenados, ex-criminosos jogando pedra na adúltera!

    Vermes asquerosos! Estão encroando o páis, pra defender seus interesses privatíssimos.

    • Os imbecis continuam acelerando a máquina de vapor com o freio puxado até o talo.

      Ignorância, psicopatia, pura infâmia?

      Tudo junto e misturado.

      Um bando de imprestáveis!

  3. Felizmente proibi qualquer pilantra que apoia o assalto do povo de sequer me comprimentar. tenho um nome a zelar. Logo estou livre de aguentar o papo furado destes vermes asquerosos, enchendo o saco com suas ideias idiotas e extemporâneas, sem qualque conexão com a realidade e sem qualquer aplicação prática.

    Vermes!

  4. Eles não querem anistia, querem impunidade.
    Já ando com um batom na mochila, pois se, por acaso,matar alguém na rua eu escrevo algo nele e fico impune.

  5. Entendo eu, um velho bobo e ignorante, no parecer dos insignes cientistas políticos, causídicos e filósofos que enriquecem este espaço com sua sabedoria e espírito conciliador, que se apoiarem hoje a anistia, eu não sei a quem vão reclamar amanhã quando a próxima tentativa tiver êxito.
    Quanto à repetidíssima patranha da anistia dos milicos, prefiro não comentar, pois não merece perder tempo com tão reles sofismação.

  6. 1- Usar instituto de pesquisa, bancado com grana pública (da usp), para avaliar o número pessoas nas manisfestações petistas, é desperdício de recursos. É tanta gente, que dá pra contar nos dedos das mãos;

    2- o Pedro do Couto passou a chamar os “terroristas” do 08/01 de “vândalos”. Logo será cancelado pelo fã clube do ministro PCC;

    3- “Anistia TEM que ser verificada DEPOIS da condenação”. Pedro do Couto, o inventor de normas.

  7. Trump ferra o Brasil e detona discurso de Bolsonaro

    Bolsotários se empolgaram vestindo o boné de campanha “Make America Great Again” e veem agora o Trump adotar medidas econômicas extremamente prejudiciais ao Brasil.

    Bolsonaristas mais “inteligentinhos” não estão sabendo nem onde enfiar a cara com o tarifaço de Trump prejudicando extremamente o país, com setores que apoiaram Bolsonaro, como o agronegócio, entre os mais atingidos.

    Bolsonaro esperava que o simples alinhamento ideológico com Trump fosse um trunfo (…), mas está assistindo atônito à rápida constatação de que a guerra comercial de Trump, que tem o Brasil como um dos principais alvos, atingiu em cheio seu discurso para a plateia.

    Fonte: O Globo, Política, 02/04/2025 02h08 Por Vera Magalhães

  8. O velho Pedro quer por quer, COITAR com a oposição.
    O tio, dizem que o diabo é sábio não porque é diabo, mas porque é velho.
    Que tal um pouquinho mais de respeito com quem pensa diferente? Afinal se recorre ao jornalismo para se informar, e não para ser catequizado.
    Tem certos “escribas” que já se perderam no tempo.

    • Justificativa para a propina cobrada pelo político – Atenção, Janjão, para o segundo parágrafo

      “Sr Pedro, o senhor atribui a liderança de Lacerda em 64 ao fato de ele ser o governador da Guanabara ou ao fato de ele ser Lacerda ?

      Às duas coisas. Porque a política e as eleições são como o Jockey Club, uma mistura do jóquei com o cavalo. Lacerda não poderia fazer a articulação que fez se não tivesse o governo na mão. Os recursos da Aliança para o Progresso que o Kennedy mandou dar para efeito político, para obras de abastecimento de água, túnel disso, túnel daquilo, foram fundamentais para aquele resultado administrativo espetacular que o Lacerda alcançou. Se ele não estivesse no governo, seria deputado, mas como iria se articular sem ter o que dar? Com ele no governo, o sistema empresarial pôde ser atendido. Uma obra aqui, uma obra ali, uma empreitada…

      A questão da empreiteira, da empreitada, da compra, do fornecimento, está intimamente ligada ao processo político. Quem procurar desvincular isso se dá mal na análise, porque não existe nada na política que não tenha interesse econômico envolvido. O que se quer, ou o que se deve querer, é que o interesse econômico seja como o colesterol: que vá até um limite. Não pode, amanhã, o sujeito dizer: “Eu quero 50% de comissão”. “Mas eu não posso,” — diz o empreiteiro — “se é isso que você quer eu tenho que dobrar o preço da obra.” “Então dobra…” Aí você vai fazer menos obras, vai dar menos empregos, vai construir muito menos, porque se você pega um preço e infla dessa maneira, ao invés de fazer duas obras, faz uma. Aí você está atrasando o processo de desenvolvimento. Então há um limite.
      Agora, não há condição de afastar o interesse econômico do processo político, porque ele só existe por isso.

      A política é uma guerra sem sangue e a guerra é uma política sangrenta. Não há como desvincular isso. Lacerda se fortaleceu politicamente porque tinha o que dar no governo da Guanabara. E a vitória do Lacerda no Rio em 60 terminou acarretando o fim da possibilidade de o Juscelino voltar ao governo em 65. Se fosse Sérgio Magalhães o governador, poderia haver confusões muito grandes, certamente haveria, mas não seria provável um desfecho como o do movimento de 31 de março ou 1o de abril.“

  9. Sensacional o artigo de Pedro do Couto, mestre e decano da Tribuna da Internet. Pedro dá aula diária, mas, vai precisar desenhar, porque tem gente aí, talkei, que não entende. Ao invés de contraditar com fatos e argumentos, que não os têm, procuram desacreditar o mestre, remetendo ao mais puro e execrável etarismo. No fundo, têm inveja dos idosos super inteligentes, que escrevem diariamente, exercendo a cidadania, que os deputados do PL jamais terão, porque nem sabem escrever direito ou nada mesmo. Esse Sostenes Cavalcante, pastor e deputado, parece nunca ter lido, um livro sequer, pois tropeça nas palavras e atropela a lógica, propondo 20 anos para a mulher que praticar aborto legal e nada diz, sobre a pena máxima de 10 anos para o estuprador. Só podia ser bolsonarista. A praga que destrói o Brasil de norte a Sul.

    • Roberto, concordo em gênero, número e grau. E, ainda que não concordasse, você é um dos poucos (das várias orientações políticas) que sobraram aqui na TI que sabem argumentar e se dão ao trabalho de se informar sobre as coisas.

  10. Além disso, há episódios como o das joias compradas e revendidas, e o empenho do ex-presidente Bolsonaro através do tenente-coronel Mauro Cid em torná-las patrimônio pessoal

    Não precisa lembrar mais disso. O TCU já disse que Lula e Bolsonaro têm direito às joias que receberam. Mas, vários caminhões, não.

  11. Se não punirmos delinquentes, mais difícil fica combater a corrupção.
    Vamos, minha gente, começar a caminhada tão cantada e desejada: Justiça igual para Johns e Joãos!

  12. Pedro do Couto, está sempre acertando no alvo nas suas análises primorosas.
    A Anistia para quem participou do Golpe de Estado é um passaporte, um salvo conduto para esses trogloditas, se reagruparrem e na espera de uma fragilidade institucional da nação, voltarem a carga e tentarem de novo um atentado contra a Democracia, o Legislativo para dominar o país através de Atos Institucionais por mais de 20 anos.

    O que esperar dessa gente, com sangue nos olhos para assassinar, torturar e sumir com as pessoas, que na cabeça pequena deles, são comunistas e esquerdistas. Como não existe mais a ameaça vermelha, esse discurso é um meio para se locupletarem no Poder, enriquecendo a si e as suas famílias.

    Então, anistiar agora os golpistas, significa, que você será a vítima deles amanhã, no porvir ali e pior, sem direito ao Devido Processo Legal, sem direito a advogado. O juiz da causa será uma Junta de Golpista, sem nenhum preparo jurídico, um juízo de excessão , se a vítima sobreviver aos horrores dos carrascos.

    OBS: As vitimas dos golpistas, poderão contar com a misericórdia do PL, de seu líder, Sóstenes, para soltar os presos.

    Olha, como é triste, só pensar nisso. Ditadura Nunca Mais. Estivemos a um passo desse horror.

    Ha quem apóie, essa matança generalizada, até que o bumerangue se volte contra quem apoia os golpistas.

    Tem um exemplo recente, protagonizado pelos venezuelanos que fugiram para a Flórida, com medo da Ditadura de Maduro e que apoiaram com entusiasmo a eleição de Trump. Pois bem, esses mesmos venezuelanos estão sendo expulsos e enviados para a Venezuela com algemas nos pés e nas mãos. Eles choram arrependidos, sem culpa nenhuma no Cartório, não são comunistas nem esquerdistas, são seres humanos em busca de uma vida melhor. Trump não está nem ai, pois não é um problema dele.

    Os que apoiam Trump, aqui no Brasil, concordam com tudo isso?

    • O que confundem com a ditadura, que pode ser civil, é a tomada do poder por militares. Isto ocorre quando a situação nos países está ou começa a ficar insustentável sobre os aspectos sociais, políticos, econômicos e financeiros.
      Qualquer semelhança com que acontece na Pindorama ou em Banânia, como preferir, é pura coincidência.

  13. Senhor Roberto, a situação político-social do país, dominado por um sistema criminoso de arrecadação e exploração de seu povo e recursos naturais por uma elite política, social e militar espoliadoras, amparadas por constituição e leis descaradamente editadas em benefício próprio para garantir a própria impunidade e dos cúmplices e, ainda, a atuação deletéria da caterva aqui trabalhando incansavelmente pela continuação do sistema, mas com rótulo diferente, de Deus, Pátria e Família, estão me levando a um estado de apatia e nojo que vão me obrigar a dar um presente paras a patuleia, meu afastamento “temporário” para fazer umas pesquisas e elaborar algumas matérias para tentar evitar uma tragédia eleitoral ou teocrática em 26.

    • Caro Velho na Janela, a luta contra Golpe deve ser diária. Nenhum soldado pode parar e você é um guerreiro.

      O governador Carlos Lacerda, tentou derrubar Getúlio, quando Vargas governou de 50 a 54. O suicídio impediu a derrubada do governo eleito.
      Lacerda voltou a carga, contra a posse de Juscelino em 1955.

      Uma nova tentativa, foi vitoriosa, com a queda de João Goulart em 31 de março de 1964. Juscelino também apoiou a intentona golpista.

      Carlos Lacerda, pensava, que os militares, iriam convocar eleições em 1965. O sonho de Lacerda era se candidatar, vencer e governar o Brasil.
      Mas, o destina reservou coisa pior para ele. Foi cassado pelo general Castelo Branco e teve seus direitos políticos suspensos. Juscelino também foi cassado e rumou para o exílio.
      Lacerda e Juscelino, arrependidos foram ao Uruguai se encontrar com Jango, para criarem a Frente Ampla pela volta da Democracia. Mas, os três não tiveram força para remover os militares. Os três morreram num espaço muito curto, mas, isso faz parte da história e seus mistérios.

      Diferente de agora, a Intentona Golpista de 1964, teve o apoio logístico dos EUA. Vivíamos a Guerra Fria e o presidente John Kenedy temia o alinhamento do Brasil com a União Soviética. O embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Lincon Gordon estava no centro do planejamento do Golpe.

      Na Tentativa de Golpe de 2022/2023, não contou com o apoio dos EUA. Joe Biden foi contra.

      A operação Brother Sam, descoberta pelo jornalista do Jornal do Brasil, Marcos Sá Correia, acaba de ser lançada pela Biblioteca do Senado, acessível a todos os brasileiros. Está tudo lá, escrito.
      Parabéns ao saudoso jornalista.

      Escrevi essas resumidas linhas, de memória, sem acessar o Google, portanto, se contiver erros de datas e personagens, desde já, peço sinceras desculpas.

      • Pensando bem, Roberto, Bolsonaro me lembra Lacerda, embora a distância de intelectual e de oratória entre eles seja astronómica.

  14. Para os idiotas de plantão:

    Na caserna havia dois grupos. Os castelistas defendiam a posição do Castelo Branco, que acreditavam poderiam arrumar a casa e voltar para o quartel o mais rápido possível (Democratas). E os costistas, alinhados com general Costa e Silva, que, em nome da caça aos nazi-comunistas (pensamento do serviço de inteligência norte-americano), de defesa continental, com base em comprovadas fontes de existência de líderes nazi-comunistas, caçados pelos israelenses (que no fundo eram aliados e voltaram a sê-lo), segundo diversas fontes israelenses, querendo (“queremismo”) a “revanche-histórica”, e que, por isso, com razão de Estado, defendiam o endurecimento da ditadura (vide rumores da “quinta coluna revigorada” (documento histórico sigiloso), que era também chamada “Operação Condor”)

  15. Perfeito Lionço Ramos

    Juscelino e Lacerda acreditaram nos militares golpistas e foram ambos cassados pela ” Revolução”.
    O Jornal Correio da Manhã, que também foi fechado, apoiou a Revolução. Os proprietários foram perseguidos. E a Liberdade?
    Conversa para boi dormir. E aínda tem inocentes úteis, que acreditam.

    É sempre assim, os Ditadores não livram a cara de ninguém. Ex amigos, também são presos e torturados, assim como os aliados. É criado uma rede de dedos duros, que bisbilhotam a vida dos outros, igual aos mariquinhas de antigamente e os Ditadores, recebem a informação distorcida, tomam como verdade e prendem e arrebentam.

    Querem dar Anistia, para aqueles que podiam matar amigos e inimigos. Quem caísse na rede de informações era peixe, portanto seria fritado.

  16. 8 DE JANEIRO – Mas, essa não é a questão essencial. O fato é que, no fundo, Bolsonaro defende o que aconteceu no dia 8 de janeiro, quando vândalos atacaram o Supremo Tribunal Federal,

    Sr. Pedro

    Uma dúvida.

    São vândalos ou terroristas.??

  17. Prezado Armando. O que aconteceu no oito de janeiro, não é terrorismo.
    Trata-se de vândalos, com objetivo de criar fatos violentos para o Exército intervir e deflagrar um Golpe de Estado com Bolsonaro no comando do Estado “Revolucionário”. O primeiro passo seria uma GLO depois a deposição de Lula. A operação Punhal Verde Amarelo prévia a morte de Lula e Alckmin.

    Os vândalos foram usados como massa de manobra.

    Terrorismo de fato ocorreu, com a destruição de torres de transmissão de energia elétrica, que até agora não identificaram os autores desse crime e a bomba instalada no caminhão de combustível no Aeroporto de Brasília no dia 24 de dezembro de 2022. O artefato falhou. Se explodisse a bomba, centenas de pessoas morreriam. Parece, que essa ação terrorista foi esquecida. Os autores foram condenados a penas menores e já estão soltos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *