Crescimento de Tarcísio em pesquisas preocupa e pressiona Bolsonaro

Tarcísio na briga pelo Planalto é ideia que 'se consolida', diz vice Por  Estadão Conteúdo

Tarcísio cresceu 11 pontos nas últimas pesquisas para 2026

Josias de Souza
do UOL

O crescimento do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), pode pressionar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a tomar uma decisão sobre o candidato que irá apoiar nas eleições do ano que vem.

Essa pesquisa, a exemplo de outras que vêm sendo divulgadas, pressionam o Bolsonaro a tomar uma decisão. O Bolsonaro não é o Lula. Lá atrás, em 2018, o Lula (que também estava inelegível) empurrou a sua candidatura. Agora, o Bolsonaro tem menos condições de fazer isso, porque, se fizer, ele perderá a oportunidade de ter um candidato competitivo.

OITO SIMULAÇÕES – A Quaest simulou cenários eleitorais entre Lula e Bolsonaro, e também com a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), o ex-coach Pablo Marçal (PRTB), o deputado Eduardo Bolsonaro (PL), os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil).

Tarcísio cresceu 11% nos três últimos levantamentos feitos pelo instituto: subiu de 26% para 37%. O nome dele aparece como um dos favoritos para disputar a eleição presidencial no lugar de Bolsonaro, que foi declarado inelegível por oito anos devido à reunião com embaixadores em julho de 2022, a pouco mais de dois meses das eleições.

Bolsonaro ainda não deu o seu veredicto. Tarcísio tem dito que não pretende se candidatar à Presidência, e só o fará a pedido de Bolsonaro.

PREFERIDOS DA DIREITA – Os nomes de Tarcísio de Freitas e de Michelle Bolsonaro (PL), ex-primeira-dama, são os preferidos para substituir Bolsonaro como candidato ao Palácio do Planalto em 2026, principalmente entre os eleitores do ex-presidente, segundo o levantamento da Quaest.

O filho Eduardo Bolsonaro, que pediu licença do cargo e foi morar nos Estados Unidos, é citado por 4% do eleitorado geral, atrás, por exemplo, de Ratinho Júnior, escolhido por 9% e empatado com os governadores de Minas, Romeu Zema (Novo), e de Goiás, Ronaldo Caiado (União).

Obviamente, o governador Tarcísio de Freitas, por todas as implicações empresariais, porque tem a máquina de São Paulo, está mais bem-posto do que o Eduardo Bolsonaro, que seria a alternativa ficcional que o Bolsonaro levaria às vésperas das eleições.

SAIR DE CENA – E há uma pressão muito grande para que o Bolsonaro saia de cena antes do que ele gostaria, até o fim de ano, para dar essa possibilidade de o Tarcísio cogitar, diante das dificuldades do Lula, se aventurar no cenário nacional.

Agora, quando o Tarcísio atrela sua candidatura ao prestígio do Bolsonaro, ela de fato mantém o Tarcísio na mesma lógica que prevaleceu nesses últimos anos da polarização das eleições no Brasil. A lógica da polarização.

Ou seja, podemos voltar a ter uma disputa em que o eleitor não irá votar a escolher o candidato da sua preferência. Ele irá decidir o voto por exclusão. 

6 thoughts on “Crescimento de Tarcísio em pesquisas preocupa e pressiona Bolsonaro

  1. “…Quaest: violência passa a ser a maior preocupação dos brasileiros

    Desde o início da série de pesquisas, em abril de 2023, esta é a primeira vez que a violência se tornou a principal preocupação da população…””

    “…É preciso dar um basta ao país onde celular vale mais do que uma vida…””

    È desse jeito que o Narco-Latrocida trata de um dos assuntos mais importantes do Páis onde os filhotes do Latrocida tocam o terror na população.

    Lula diz: “Não posso ver mais jovem de 14 e 15 anos assaltando e sendo violentado, assassinado pela polícia, às vezes inocente ou às vezes porque roubou um celular”.

    aquele abraço

  2. Bozo pai além de tosco é mesquinho então vai insistir com sua candidatura impossível até o último instante inviabilizando assim a eventual candidatura de Tarcísio. Tudo pode mudar se Lula continuar caindo e Tarcísio se mostrar a melhor opção para derrotá-lo pois aí só restaria a Bozo pai exigir o indulto presidencial de Tarcísio para não ir em cana d e “passar o bastão” antes que não apite mais nada! Levou merreca à paulista e coloca Lula,campeão em rejeição, como líder nas pesquisas por receio popular da volta de Bolsonaro. “Tudo menos ele”! Seu cacife está se esvaindo.

    • Caiado, Zema, Ratinho e Tarcísio estão numa sinuca de bico pois precisam colocar Bozo pai em seus palanques para se viabilizarem como candidatos sem pegar um naco da sua imensa impopularidade mas atraindo os votos dos fanáticos debiloides que o seguem cegamente. “Mito! Mito! Mito”!

  3. Sr. Newton

    Por falar em pesquisas

    Um dado muito interessante na pesquisinha da Extrema-Comuna-Quest-Chapa-Ladrão….

    81% dos pretos, brancos, donas de casa pobres e favelados se sentem hoje mais pobres do que um ano atrás…

    Creio eu que deve ser por conta do café, laranja, picanha, cerveja, ´óleo, arroz, feijão, gás de cozinha……..

    Mas, fique tranquilo, esses mesmos 81% dão a vitória para o Narco-Latrocida de Nove Dedos…

    aquele abraço

    E tome chuva…!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *