Bolsonaro não tem na direita a mesma fidelidade que a esquerda dedica a Lula

Um homem em um evento público, com expressão séria, segurando o queixo com a mão. Ele está vestido com um terno escuro e uma gravata azul clara. Ao fundo, há outras pessoas e uma estrutura arquitetônica com linhas horizontais.

Jair Bolsonaro tem muito motivos para estar preocupado

Dora Kramer
Folha

Não é de uma hora para outra que se vai da luz à sombra. No caso do ex-presidente, contudo, começam a ser notados os sinais de que pode até não querer “passar o bastão” em vida física, mas na política o cajado já lhe foge às mãos.

Quanto mais se firma a evidência de uma condenação que lhe acrescente anos de inelegibilidade aos oito aplicados pela Justiça Eleitoral e à perda dos direitos políticos, maior é a desenvoltura dos seus ainda aliados no engajamento à sua substituição como candidato.

O STF mal iniciara o julgamento da tentativa de golpe de Estado e atos correlatos quando três fidelíssimos integrantes do entorno do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) admitiram concorrer ao Palácio dos Bandeirantes em 2026.

SUAS CREDENCIAIS – No espaço de dois dias, Gilberto Kassab (PSD), secretário de Governo, o prefeito paulistano, Ricardo Nunes (MDB), e o presidente da Assembleia Legislativa, André do Prado (PL), apresentaram suas credenciais. Claro, “caso” Tarcísio desista da reeleição e decida disputar a Presidência.

A julgar pela inflexão da carruagem, parece que pode mesmo vir a ser o caso.

Réu cujas ações serão esmiuçadas nos próximos meses, Bolsonaro não tem o mesmo valor, de resto em via de desidratação desde o fim da Presidência.

VIÉS DE BAIXA – Ao fim da fase em que as peças eleitorais se mexem e iniciado o período em que se encaixam, daqui a mais ou menos um ano, valerá ainda menos, ante a condenação quase certa.

E não adianta pensar na repetição da estratégia de Lula em 2018. Por vários motivos: Bolsonaro não tem o mesmo capital político do petista, não domina sozinho o campo da direita emergente nem conta com a contrapartida da lealdade, porque não soube dedicá-la a vários dos seus, jogados ao mar ao menor sinal de aproximação dos tubarões.

8 thoughts on “Bolsonaro não tem na direita a mesma fidelidade que a esquerda dedica a Lula

  1. Filiado honesto está com os dois pés atrás, sendo um nos traseiros do destrambelhado e corrupto Agente Estrangeiro(khazariano) “Barba”!

  2. Depois de 2026, Bolsonaro vai perder o seu poder de Cabo Eleitoral pois não terá seu irmão siamês Lula. Lula depende de Bolsonaro assim com Bolsonaro depende de Lula. Dois corruptos que vivem de acusações mútuas para esconder as suas cagadas.

    Dificilmente veremos nos próximos 10 anos pessoas falando de Bolsonaro como se fala em Getúlio Vargas, Brizola, João Goulart, Juscelino Kubitschek, etc … Bolsonaro é um deputado do baixo clero que tinha esquemas de corrupção simples comparado a batedores de carteira em ponto de ônibus. Teve seu ingresso de presidente carimbado por incompetência do PT agravadas pela Lava Jato. Quer dizer que a Lava Jato foi uma farsa? Claro que não, tivemos e temos corrupção até hoje. A única coisa que foi destruída foram as indústrias nacionais, pois o resto está tudo aí. Corrupção livre e solta em todos os poderes todos os partidos. Prova disso é que todo tipo legalização da corrupção foi aprovada no governo anterior com amplo apoio de petistas e bolsonaristas etc ….

    Depois de 2026, teremos uma renovação política no Brasil. Não se iluda achando que essa renovação será por políticos melhores, ela vai acontecer pois a velha guarda da política vai morrer. A elite brasileira continuará pensando em morar em Miami. Políticos enchendo os bolsos e lutando pelos direitos de seus patrocinadores e os EUA chupando mais o sangue da América Latina pois os EUA estão em crise cedendo o trono para outros países.

  3. Queres que acreditemos que os ditos pessoal de ” direta ” confiem cegamente em Jair Bolsonaro , sabendo de antemão que Jair Bolsonaro não prima pela ” lealdade , honestidade ” aos seus aliados , companheiros e seguidores, sendo que a quaisquer momento Jair Bolsonaro os trairá abandonando-os .

  4. O momento político está conturbado, tudo que se falar ou profetizar, uma simples mudança de um peça do tabuleiro derrota todas teses e profecias.

    Segundo a lenda o Rei Leônidas após ter consultado os oráculos gregos e que segundo ele eram velhos pederastas decrépitos, e que um grande exercito venceria a guerra entre a Grécia e a Pérsia, Leônidas entendeu que seus guerreiros espartanos venceriam Xerxes. Não venceu.

    A ironia, consta que só a corte de eunucos do Rei Xerxes era bem maior que os trezentos de Esparta.

  5. Cada vez mais fica claro que o nosso povo precisa de melhores escolas para nossa crianças. Qual outra explicação, senão a ignorância, para esse grosseiro mal preparado ainda ser foco de nossas preocupações. Bolso o quê?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *