Cassação de Glauber transformará o Congresso num circo de horrores

Recebi essa foto com minha mãe da minha tia Nagel hoje pela manhã com uma mensagem linda. Muita Saudade!

Gabriel Braga com a mãe, chamada de “Doutora Saudade”

Carlos Newton

A atual geração de políticos está conseguindo transformar o Congresso Nacional num circo de horrores. Depois de dois impeachments presidenciais e dos escândalos do mensalão e do petrolão, com o presidente Lula da Silva passando 580 dias na cadeia, quando se pensa que já vimos tudo em matéria de baixarias e esculhambações, surge agora a possibilidade de cassação do deputado Glauber Braga (PSOL-RJ), que não foi apanhado com dólares na cueca ou algum desvio de verbas públicas.

A mais nova vergonha institucional da política começou a ocorrer no dia 2, quando o deputado Paulo Magalhães (PSD-BA), relator do Conselho de Ética da Câmara, pediu a cassação de Glauber Braga por haver expulsado com chutes um militante do Movimento Brasil Livre, Gabriel Costanero, que ofendera a honra de sua mãe, a ex-deputada Saudade Braga.

OFENSOR HABITUAL – Em 16 de abril de 2024, o deputado Glauber Braga foi abordado na Câmara por Gabriel Costanero, um agente provocador, que costuma ofender parlamentares e figuras políticas de esquerda, para gravar suas reações e exibi-las suas redes sociais, para conquistar os votos que lhe faltaram na última eleição.

Vídeos compartilhados na internet mostram Costanero discutindo e chamando o parlamentar de “burro” e “fraco”, enquanto fazia a transmissão online.

No momento da discussão, Glauber Braga afirmava que Costanero responde por violência doméstica contra uma ex-companheira, enquanto o militante de direita respondia tratar-se de difamação e repetia xingamentos contra o parlamentar. A discussão aumentou quando Costanero mencionou a mãe de Glauber Braga e a chamou de “safada”. Foi quando o deputado chutou o militante e o empurrou para fora do prédio, por uma das portas laterais. A cena foi testemunhada e registrada por dezenas de pessoas.

À BEIRA DA MORTE – Certamente o militante do MBL não sabia que a mãe de Glauber estava à beira da morte, enfrentando um quadro avançado de Alzheimer e viria a falecer poucos dias depois, em 8 de maio de 2024, aos 75 anos.

Certamente, o provocador do MBL também não sabia que Maria da Saudade de Medeiros Braga era conhecida na Região Serrana do Rio de Janeiro como Doutora Saudade, pela atuação como médica de família durante muitas décadas, com destaque para seu trabalho na zona rural.

O reconhecimento por sua dedicação se revelou em suas eleições para deputada e para prefeita de Nova Friburgo em dois mandatos.

FORTE EMOÇÃO – No Direito, a ocorrência de “forte emoção” é considerada circunstância atenuante. Mas o estado emocional de Glauber Braga, ao reagir à ofensa contra sua mãe em estado terminal, não foi levado em consideração pelo Conselho de Ética.

Mas o pior mesmo é que seu principal acusador, o deputado Paulo Magalhães (PSD-BA), jamais poderia pedir a cassação de Braga, porque ele próprio foi protagonista de episódio semelhante dentro da Câmara, porém ainda mais grave.

Em abril de 2001, Paulo Magalhães era deputado e desfechou “socos e pontapés” no jornalista e escritor baiano Maneca Muniz, que autografava o livro “As Veias Abertas do Carlismo” na Câmara dos Deputados.

À época, o escritor acompanhava deputados baianos que denunciaram esquemas de corrupção e achaques do então senador Antônio Carlos Magalhães (PFL), o ACM, tio de Paulo Magalhães, que desfez a noite de autógrafos e sequer foi submetido ao Conselho de Ética..

SETE MANDATOS – Por ser sobrinho de ACM, Paulo Magalhães já está no sétimo mandato, e continua a ser um ilustre desconhecido, que nada fez e nada faz em defesa do povo, rigorosamente nada.

Defendeu “a socos e pontapés’ a honra de ACM, mas não aceita que Glauber Braga tenha feito o mesmo, em defesa da honra da própria mãe, e agora propõe que a Câmara casse o parlamentar por ser de um partido diferente, com ideias também diferentes, nada a ver com o entrevero com o militante do MBL..

Agora, até o evangélico Silas Malafaia surpreende aliados ao se opor à cassação do deputado Braga, e o pastor tem toda razão, é preciso admitir que o pastor tem o direito de acertar, porque é mais do que óbvio que a cassação de Glauber Braga seria uma vergonha histórica na Câmara, uma casa criada para defender a democracia.

31 thoughts on “Cassação de Glauber transformará o Congresso num circo de horrores

  1. Sr. Newton

    Em primeira mão, como se dizia antigamente, colocamos a noticia aqui do ‘estouro” nos preços do tomate nas feiras e mercados…

    Há mais de três semanas que postei com valor o aumento nas costas do preto, branco pobre e favelado.

    Só agora que a Narco-Midia-Tucanazis-Fasci “que deu” a noticia sobre o aumento…

    E tem mais aumentos, as verduras e legumes também aumentaram ‘horrores”.

    Mas o que diria o Casal Marginal que calçam “sapatênis de 10 mil e tênis de 2 mil janjais…??

    “..Alta de preços faz 58% comprarem menos comida, aponta Datafolha

    Redução do consumo de alimentos chega a 67% entre os brasileiros mais pobres…”””

    aquele abraço…

  2. A Bahia, terra de gigantes como Otávio Mangabeira, Rui Barbosa, Vieira de Melo e Waldir Pires, parece cada vez mais distante de reencontrar figuras públicas com a mesma estatura moral e intelectual. O legado desses homens íntegros, que pensavam além dos próprios interesses e lutavam pelo bem coletivo, vai se perdendo em meio à mediocridade e ao cinismo que hoje contaminam a política baiana — e, infelizmente, nacional.

    É revoltante assistir a cenas como a do deputado relator do pedido de cassação de Glauber Braga, que age com dois pesos e duas medidas, esquecendo-se de sua própria trajetória de intolerância e agressividade. O jornalista Carlos Newton foi feliz ao lembrar que Glauber falou tomado pela dor, pela emoção de um filho que defende a honra da mãe em seus últimos momentos. Mas o relator preferiu aplicar a régua da hipocrisia, ignorando o contexto humano e moral para se apegar a formalismos seletivos.

    É triste ver o Congresso Nacional, que já foi casa de debates memoráveis e de homens públicos verdadeiramente comprometidos com a nação, se transformar num palco de vaidades, vinganças políticas e incoerências éticas. A cada dia, parece que caminhamos não para o aperfeiçoamento da democracia, mas para o seu esvaziamento. E o povo, mais uma vez, é quem paga o preço dessa decadência institucional.

    • Em compensação, Gilberto Passos Gil Moreira está se lixando para o povo no uso do dinheiro público que pagou sua turnê, afundando mais os Correios. Afinal, estatal é para isso, não ?

  3. Sr. Newton,

    Há mais de 3.000 anos dizia o Grande Sábio CãoFúncio…

    “Um dia da caça, outro do caçador”…

    Para os dias atuais podemos usar..

    “Um dia nos cassamos, outro somos cassados”…

    Os integrantes do Partideco Narco-Comuna-Tucanazis-Fasci são os primeiros a pedir a cassação de todos aqueles que não “adoram” sua ideologia carniceira e amantes do Açogueiro josefino stalinho….

    Uma simples flatulência um pouco mais pesada já é motivo de pedir a cassação de algum parlamentar…

    Esses lixos tóxicos, vermes de latrinas são violentos, gritam, berram, urram, relincham no plenário da Câmara e nas Comissões, (tem vários videos na Rede)…

    Não deixam ninguém falar, a toda hora interrompem aos gritos a fala de outro parlamentar, mas quando estão vomitando querem respeito, silêncio e ordem. …

    Meia dúzia de vagabundos, ineptos, inuteis que não representam nem seus eleitores e muito menos o Brasil, não vejo um projeto que saiu desses lunáticos psicopatas de 5a. categoria que tenham benificiado o povo.

    O que eles representam são a si proprios, nada mais…

    Estão ali apenas para fazer o que mais gostam de fazer, mamar bem os meus cofres públicos sem trabalhar…..

    São vagabundos de escol, apenas para tumultuar o ambiente, nem tem um pingo de decência moral e caráter.

    Portanto, com todos esses probleminhas, meu voto é pela cassação desse quadrúpede lunático., com uma ressalva, ao invés de 8 anos de inegibilidade, colocaria no mínimo 100 anos…

    aquele abraço….

    Segundona brava com muita chuva…..

    e vamos em frente que atrás vem Ladrão de sempre….

    • ops, esqueci…

      Portanto, com todos esses probleminhas, meu voto é pela cassação desse quadrúpede lunático, pelo conjunto da obra.

      A proposíto o que esse lunático gosta mais de fazer com a boca ‘obrar”….

      eh!eh!eh

    • Acompanho o relator…

      Cassação, para ontem…, sem direito a votar e ser votado…

      Precisa cassar também os seus eleitores, tomar imediatamente os títulos dessas pessoas para o Bem da Humanidade…..

  4. Luiz Fernando Souza13 de abril de 2025 at 16:13
    Glauber Braga,mesmo agindo emocionalmente fora das quatro linhas.
    A meu ver, não merece ser “CASSADO”seu MANDATO”…

    Independente do rótulo,Glauber, é um atuante Deputado,em busca do contraditório,denunciando as mazelas do Rei Arthur…

    PS: MALAFAIA,CORAJOSAMENTE,se posiciona.
    Malafaia,sabe dos bastidores da câmara dos Deputados.

  5. Glauber e sua mulher neurótica vivem acusando os outros parlamentares, gritam, são grosseiros com quem discorda das ideias progressistas de meia dúzia de psolistas. Por essas e outras: fora Glauber.

    • Acompanho a relatora…

      Cassação, para ontem….

      E o pior, dizem a Oposição que é a ‘Maior Oposição do Universo”..

      Mas não conseguem conter , parar, meia dúzia de arruaceiros boçais lunáticos terrorpetistas mentirosos que zombam com a cara deles quando estão vomitando no Plenário…

      Vai entender…..

  6. É trágico um pais em que descondenados por terem assaltado o povo em dezenas de bilhões pautem a discussão sobre justiça.

    Mas nem tudo está perdido, uma vez que, cassado o extremista radical do palavrorio etéreo seja cassado, dar-se-a um upgrade no Legislativo.

    A vaga seria ocupada por Heloísa Helena.

  7. É o mesmo que está acontecendo com o deputado Renato de Freitas, eles querem a cassação que não é a primeira tentativa.
    Renato Freitas é um deputado negro da periferia e que há algum tempo está ganhando notoriedade em suas falas e ações.
    A nova política está trazendo novos personagens, como é o caso de um tal de Nícolas que eu eu tenho o prazer de não ler nada e não o acompanhar em nada do que faz.
    Mas o Renato realiza uma grande defesa da política Estadual e Municipal seus discursos além de coerente traz muitas informações oportunas .
    O crime que o acusam? Estar ao lado das professoras e professores na luta por uma educação pública,gratuita e de qualidade.
    Esse é o Brasil vc não está na América!

  8. É a Casa da baderna. Todos têm seus assentos privativos e nominados, mas preferem aboletar-se em frente da mesa da presidência para empurrarem-se, gritarem e desrespeitarem a tudo e a todos. Será que não observam a postura de outros parlamentos onde a ordem, a disciplina e o respeito mútuo imperam nas posturas harmônicas dos respectivos ambientes parlamentares?

  9. Engraçado, muito engraçado, esta troupe de donos da verdade que aqui exerce de farol guia e balança salomônica da nossa qualidade de justiça, por eles , diuturnamente, desqualificada e aviltada, quando chamados para opinar sobre o conflito originado pelo pedido de cassação de um deputado, fiel, neutra e isentamente relatado pelo Senhor Editor, o que se verifica é a costumeira escaramuça idiotamente polarizada, no “nós contra eles” sem que se apreciasse as condições agravantes e atenuantes do ocorrido, a não ser em alguns comentários mais sensatos.
    A realidade do fato é que a vítima conseguiu êxito na missão recebida, provocou o deputado até que conseguiu desestabilizá-lo quando ofendeu sua mãe idosa e doente.
    Podem observar que a suposta vítima se manteve passiva e não reagiu, para caracterizar bem uma agressão covarde.
    No meu entender, é mais uma amostra dos métodos da direitona bolsonarista para subverter a ordem e chegar perto da chave do Cofre.

    • Oi! Carlosp, você robô veterano, ainda não consegue conviver educadamente com a realidade que contradiz seu trabalho? Assim vocês não vão conseguir a chave do cofre tão cedo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *