
Charge do Amarildo (Arquivo Google)
Cézar Feitoza
Folha
A prisão do ex-presidente Fernando Collor de Mello por decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) é tratada por ministros da corte como um precedente para a eventual condenação de outro antigo ocupante do Palácio da Alvorada: Jair Bolsonaro (PL).
Integrantes do tribunal ouvidos pela Folha, como ministros e assessores, destacam que a rejeição do segundo recurso de Collor contra a condenação, considerado protelatório, seguiu uma jurisprudência criada no caso do mensalão.
ADIAR A PENA – Essa foi uma forma de evitar que as defesas lancem mão de recursos semelhantes aos já rejeitados pelo tribunal como uma forma de adiar o início do cumprimento da pena.
O reforço da jurisprudência no caso Collor é avaliado no Supremo como um ensaio para os acusados por planejar um golpe de Estado após a eleição de 2022. O argumento é de que o precedente pode ser usado para evitar o prolongamento das ações penais mesmo após eventual condenação.
O STF também sinaliza com o envio de Collor a uma cela especial em presídio comum a possibilidade de Bolsonaro não ficar em uma unidade militar ou superintendência da Polícia Federal caso condenado pela trama golpista.
PRISÃO DIFERENCIADA – A possível prisão diferenciada de Bolsonaro é uma preocupação no Exército. Generais discutem, nos bastidores, conjecturas sobre uma eventual detenção do ex-presidente em uma unidade militar.
Bolsonaro é capitão reformado do Exército e, como ex-presidente da República, foi comandante-em-chefe das Forças Armadas de 2019 a 2022.
A legislação brasileira prevê a prisão especial como benefício para detenções provisórias. Em eventual condenação definitiva, o ex-presidente perderia o direito, além de ser expulso do Exército, em processo paralelo na Justiça Militar.
TERCEIRA IDADE – A principal dúvida sobre a situação de Collor é se o ministro Alexandre de Moraes vai conceder o direito à prisão domiciliar. A defesa dele argumenta que o ex-presidente é idoso (75 anos), tem três doenças (Parkinson, transtorno bipolar e apneia de sono grave) e precisa de tratamento especial, com medicamentos de uso contínuo e visitas frequentes ao médico.
Em audiência de custódia, porém, Collor negou ter doenças e usar remédios. Moraes pediu uma manifestação do procurador-geral da República, Paulo Gonet, sobre o pedido de prisão domiciliar.
A expectativa no Supremo é que a decisão de Moraes também crie um precedente para uma eventual prisão de Bolsonaro. O ex-presidente tem 70 anos e enfrenta sequelas decorrentes da facada que sofreu na campanha eleitoral de 2018.
SEXTA CIRURGIA – Bolsonaro foi submetido no último dia 13 à sexta cirurgia no estômago e está internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do hospital DF Star, em Brasília.
Um ministro do Supremo ainda ressaltou que Collor é o primeiro ex-presidente preso por decisão do STF desde a redemocratização. Os outros dois ex-mandatários detidos, Lula e Michel Temer, respondiam a processos em instâncias inferiores.
Como a Folha mostrou, o STF pretende julgar Bolsonaro e outros sete acusados de integrar o núcleo central da trama golpista ainda este ano, para evitar a contaminação do processo com o calendário eleitoral de 2026.
EM OUTUBRO – As previsões internas são de julgamento definitivo do caso em outubro deste ano, com a Primeira Turma do Supremo dedicada nos meses seguintes à análise de recursos. Os demais núcleos denunciados pela PGR devem ter seus processos finalizados depois.
Quanto a Collor, foi condenado pelo STF a oito anos e dez meses de prisão. A decisão é de maio de 2023. Ele foi acusado pela PGR de receber propina de um esquema de corrupção na BR Distribuidora, empresa subsidiária da Petrobras, em ação penal derivada da Operação Lava Jato.
Comprovantes encontrados no escritório do doleiro Alberto Youssef, além de depoimentos de colaboradores da operação, foram usados como elementos de prova na ação.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Collor e Bolsonaro têm pontos de semelhança. Os dois são insanos. tiranos e insensíveis. Collor nasceu rico, mas a corrupção fez parte de sua formação, quis ser cada vez mais rico, enquanto o rachadista Bolsonaro também fazia do amor ao dinheiro seu objetivo maior. Nenhum dos dois mereceu chegar à Presidência, mas o destino assim quis. Junto com Lula, outro corrupto de primeiríssima, amigo dos amigos e refinado socialista, formam um trio de presidentes bisonhos que demonstram o primarismo da política brasileira. Enquanto não se livrar deles, o Brasil fica marcando passo. (C.N.)
Prisão de Collor é para ofuscar o escândalo do INSS, caceta !
Bingo…!!!
Nota-síntese antropologicamente irrepreensível.
Um professor ‘xarope’ talvez sublinhasse o “refinado”, apenas para não perder o frete, como diz o comentarista.
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Collor e Bolsonaro têm pontos de semelhança. Os dois são insanos. tiranos e insensíveis. Collor nasceu rico, mas a corrupção fez parte de sua formação, quis ser cada vez mais rico, enquanto o rachadista Bolsonaro também fazia do amor ao dinheiro seu objetivo maior. Nenhum dos dois mereceu chegar à Presidência, mas o destino assim quis. Junto com Lula, outro corrupto de primeiríssima, amigo dos amigos e refinado socialista, formam um trio de presidentes bisonhos que demonstram o primarismo da política brasileira. Enquanto não se livrar deles, o Brasil fica marcando passo. (C.N.)
Tragam uma dúzia de Oscar, uma dúzia de Prêmios Pullitzer , e duas dúzias de Globo de Ouro para o Editor-Chefe
Inclusive aquele Oscar que deram na faixa para o Burguês-Comuna-Banqueiro, este lixo não merece….
simples assim…
aquele abraço
Sr. Newton
E no Páis da Corrupção, os roubos continuam, enquanto esquecemos do roubo do ontem..
Empresa de alvo da PF ganha contrato na prefeitura do pai de Hugo Motta…
https://noticias.uol.com.br/colunas/natalia-portinari/2025/04/27/empresa-de-alvo-da-pf-ganha-contrato-na-prefeitura-do-pai-de-hugo-motta.htm?cmpid=copiaecola
aquele abraço
PF enquadra 11 entidades por fraude no INSS, mas há mais 20 suspeitas…
https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2025/04/27/fraude-inss-aposentados-pensao-associacoes-sindicatos-cgu-policia-federal.htm?cmpid=copiaecola
Para começar bem esse Sábado, nada melhor que uma ótima análise sobre o Papa Francisco da Pessoa mais inteligente da Esquerda Brasileira, Dilma Rousseff.
“Ele foi um Papa religioso, ou seja, um Papa que ligava uns com os outros”
Santa e redundante sabedoria !
Sofrível observação a dela. Abaixo da crítica realmente.
Mas hoje, como o maior salário da esquerda brasileira, no cargo de presidente do Banco do Brics, alguma inteligência deve ter.
Lula, Dilma e a tesoureira do PT no Vaticano … aí tem.
O cara votou no Collor, FHC, Aécio, vibrou com Temer/Cunha e no futuro fará campanha para o privatista que tem como exemplo o Milei e Trump.
Não dá para levar a sério né?
Ainda bem que o molusco não tem essas qualidades que esse jornalista atribuiu ao Collor e o Bolsonaro. O molusco é um democrata, não mente, sempre foi fiel a esposa, nunca roubou e vai a missa todo fim de semana, é a alma mais honesta de todas as épocas
Por que Collor não adentrou na embaixada do Peru e pediu asilo, segundo algum acordo de reciprocidade ? Será que a PF impediria o pouso de algum avião da Força Aérea Peruana ?
Xará, Collor não procorou embaixadas porque não é cobarde. não foge da luta. serei breve, porque o tema me enoja: hoje uma escória de valentes de bosta, insultam collor de todo jeito. Quando ele era senador, poucos abriam o bico para criticá-lo. Não sou contra criticas de ninguém. Apeas lamento que ordinários que nunca fizeram nada pelo crescimento do Brasil, naveguem, agora, na lama onde nsceram, para jogar as patas no ex-presidente. Collor sabe que terá que pagar pelos erros que cometeu. E os outros? frouxos, ladrões, engomados e patifes, soltos, mandndo no país?
Eu estava ironizando o fato de a peruana ter sido condenada e estar solta aqui no Brasil.
não é covarde; escória de bosta insulta; apenas lamento;na lama onde nasceram;
Recordar é viver…
Collor botou aquele lixo , nojento, crápula, covarde, canalha, calhorda, lambisal, sanguessuga do dinheiro público e faccionado do Partideco da Boquinha prá correr..
Aliás, o vagabundo gastou uma fortuna do meu dinheiro para ter os dentes novinhos em folha..
Trocou a cremalheira nova brancacenta sem por a mão no bolso..
O video está no Youtoba é só conferir…
aquele abraço
PS
Se for chorar manda aúdio….
eh!eh!eh