Para esculhambar de vez, a única coisa que o Brasil precisava era uma dona Janja…

Image

Charge do Jindelt (Arquivo X)

J.R. Guzzo
Gazeta do Povo

Já passou pela sua cabeça, ou pela cabeça de alguém que você conhece, ir a uma reunião de trabalho da empresa e levar a sua mulher junto? E, caso você mesma seja mulher, dá para levar o maridão? Pior ainda, nessa reunião a sua mulher toma a palavra, que ninguém ofereceu, e dispara a falar direto com o presidente da empresa, querendo que ele tome providências sobre coisas que estão acontecendo na sua própria casa. Parece uma dessas piadas de “marido banana”. Mas é exatamente assim que anda o Brasil de Lula e Janja.

É uma humilhação, para o Brasil e para os brasileiros, que a mulher do presidente da República se meta como penetra numa reunião oficial. Fica mais constrangedor ainda quando o presidente concorda, em público, com o que a mulher fez – ou é obrigado a dizer que concorda.

CRETINICE DE JANJA – Mas foi isso o que aconteceu nessa última viagem de Lula à China, já a quinta que faz ali como presidente. Janja se intrometeu numa reunião com o presidente chinês e disse uma cretinice de “400 talheres” – mais uma do seu vasto repertório.

Janja, desta vez, pediu que o presidente Xi Jinping, um dos seres humanos mais ocupados deste mundo, fizesse “alguma coisa” para resolver uma situação que a incomoda – não na China, mas no Brasil.

Anda irritada pessoalmente com o Tik Tok, que o seu marido não consegue censurar, e achou uma grande ideia pedir que Xi Jinping faça a censura em seu lugar, já que a plataforma é de origem chinesa. O Tik Tok, segundo ela é “de direita”. Não pode, portanto, existir.

FEZ TUDO ISSO – Janja não podia ir à reunião com o marido-presidente. Tendo se metido ali, deveria ficar de boca fechada. Tendo aberto a boca, não podia dizer uma coisa tão burra.

Como ela vai pedir a intervenção de uma potência estrangeira em assuntos do Brasil? Como pode pedir censura, que é vetada pela Constituição do seu próprio país? Como pode achar que “a direita” é ilegal, e tem de ser reprimida como se fosse um crime – e pelo presidente da China? Pois então: ela conseguiu fazer isso tudo.

Janja, naturalmente, recebeu a resposta adequada: Xi Jinping lhe disse que se a plataforma estava fazendo algo de errado, cabe apenas ao governo do Brasil, e obviamente não ao governo da China, tomar as providências que julgar cabíveis. Lula e os ministros presentes não abriram o bico.

VADIAGEM MENTAL – O analfabetismo maciço de Lula, como o Brasil tem sentido nos quase vinte anos de seus governos, tem sido uma desgraça para este país. De um lado da mesa, havia 5.000 anos de cultura. Do outro havia Janja. Só podia mesmo dar nisso.

A última coisa que a população precisava, a essa altura, era uma Janja – que leva a ignorância de Lula a extremos nunca atingidos antes, com a interação intensa entre a sua vadiagem mental e a do marido. Já não bastava Lula? Pois agora, com Janja, temos Lula ao quadrado. Aí fica difícil.

O resto é o mesmo enredo de filme catástrofe. Janja, mecanicamente, se declarou vítima de “machismo”: todas as críticas, disse ela, foram feitas porque ela é “uma mulher” – e não porque cometeu uma estupidez em estado bruto.

MARIDO VELHO – Lula, numa tentativa fútil de fugir à imagem de marido velho que vive fazendo o papel de palhaço por causa da mulher mais nova, veio com a fábula que foi “ele” quem pôs o Tik Tok no meio – e ficou resmungando contra os seus ministros, por terem vazado a história.

Para rematar a performance, anunciou na frente de todo o mundo que pediu a Xi Jinping uma pessoa de “sua confiança” para vir ao Brasil e resolver o problema do Tik Tok – isso mesmo, o presidente brasileiro pediu a um governo estrangeiro que mande um dos seus funcionários para solucionar um problema do Brasil.

Tudo isso aí fica terrivelmente mais ridículo quando Lula ainda finge uma intimidade que não tem com o presidente da China. Chama o homem de “companheiro Xi Jinping” – uma coisa feia, quando está na cara de todo mundo que Xi Jinping não é “companheiro” dele coisa nenhuma, e nunca vai ser.

PROJETOS À CHINESA – Só faltava, a essa altura, anunciar como uma grande vitória da sua viagem que o governo brasileiro vai mandar antecipadamente para a China os seus “projetos de infraestrutura” do PAC, caso os chineses queiram “investir” aqui. E ele fez exatamente isso, acredite!

Que PAC? Que projetos? Que obras? Mais ainda: imaginem a China enviando com antecipação ao Brasil os seus planos de infraestrutura, para as empresas brasileiras irem investir na China.

Pode um negócio desses? É tudo uma comédia gigante, que as elites nacionais fingem levar a sério – e que os brasileiros têm de pagar.

5 thoughts on “Para esculhambar de vez, a única coisa que o Brasil precisava era uma dona Janja…

  1. Sr. Neston

    Um balde de água fria na cabeça dos comunistas, socialistas, progressistas, PSDB, PT, PSOL, PDT, PPS, rede, PCB, PCdoB, Karl Marx, .

    Será o maior choro coletivo de todos os tempos.

    Veja o que disse o Papa Leão 14.

    ” É responsabilidade dos governantes trabalhar para construir sociedades civis harmoniosas e pacíficas. Isso pode ser alcançado, acima de tudo, investindo na família, fundada na união estável entre um homem e uma mulher….”..

    Assim sendo continua a mesma coisa desde o início do mundo.

    O homem continua a consultar o urologista e a mulher vai consultar o genicologista.

    Simples assim.

    Aquele abraço.

  2. https://olhardigital.com.br/2025/05/16/pro/acordo-entre-amazon-e-arabia-saudita-tem-lado-sombrio/.

    Luiz Fernando Souza16 de maio de 2025 at 12:23
    Sou provinciano,mas cá pra nós,qual a diferença do sanguinário esquartejador de jornalista,o príncipe Mohammed Bin Salmam.
    Os citados pelo WW ?
    Os exterminadores da faixa de Gaza ??

    De outra banda,o governo Lula,se aproximando “geopoliticamente” Da China/Rússia,obriga Donald Trump,negociar com o governo do Brasil em melhores condições.

    PS:1- Sou patriota, interesse nacional acima de tudo..

    PS:2- Não esqueçamos,o “BARBA”, é um grande jogador de Xadrez.
    Gaúcho Mequinho é fichinha.

    Os amestrados e animadores aqui, não tem jeito.
    Tem falta de memória. O jornalista Jamel, corresponde do jornal Washington Posto,foi morto e esquartejado
    pelo SALMAM.

    Agora,Trump,Jeff,faz acordo com esse monarca assassino.

    PS: Na maior cara de pau,esses arautos do bom costume da ética, democracia e outros babados etc…
    Vêm falar mal Putin/Xi Jinping/Lula.

  3. “… À MARGEM DE NÓS MESMOS” E À MERCÊ DOS ME$MO$. Pensem nisso, não há mais tempo a perdermos com coisas, relacionamentos e pessoas que não levam o país, a política e a vida do conjunto da população a lugar novo e alvissareiro nenhum, pessoas que diante dos seus semelhantes se comportam como urubus diante da carniça, face às quais, o que nos resta é a Travessia, ou a Travessia… E o que eu acumulei em toda a minha vida e tenho pra oferecer a todos e todas, em especial para as novas, próximas e futuras gerações, a partir da seara política, com a Revolução Pacífica do Leão, há 35 anos na estrada da vida, é isso: a Travessia, qualificada,, da plutocracia putrefata com jeitão de cleptocracia e ares fétidos de bandidocracia para a Democracia de Verdade, Direta, com Meritocracia e Deus na Causa, e da federação exaurida da dita-cuja para a confederação capaz de nos transportar para o primeiro mundo, à vanguarda democrática no necessário novo mundo civilizado, com projeto próprio, novo e alternativo de política e de nação, colocando a faca e o queijo nas mãos do conjunto da população. https://www.facebook.com/photo/?fbid=695300796431131&set=a.169054675722415

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *