
Charge do Fred Ozanan (Arquivo Google)
Rafael Moraes Moura
O Globo
Enquanto insistem na aprovação de uma anistia aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de Janeiro, aliados de Jair Bolsonaro já discutem reservadamente uma nova estratégia para tentar tirar o caso da trama golpista das mãos do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
De acordo com interlocutores do ex-presidente ouvidos pelo blog, se nada mais der certo, eles acreditam que ainda poderiam tentar aprovar uma PEC para reduzir o alcance do foro privilegiado.
IDAS E VINDAS – O próprio Supremo já teve uma série de idas e vindas sobre o entendimento da prerrogativa – e decidiu, em março deste ano, que o foro permanece para os casos de crimes cometidos no exercício do mandato e em função do cargo, mesmo após a autoridade deixar o posto.
Agora, uma das ideias em discussão seria tirar o foro nos casos de quem já saiu do cargo, como Bolsonaro – o que, acreditam os aliados do ex-presidente, levaria a trama golpista para a primeira instância.
Assim o processo teria de esgotar todos os recursos em todas as instâncias inferiores até retornar ao Supremo, adiando por anos o provável desfecho do caso – a condenação definitiva do ex-presidente da República por tramar um golpe de Estado.
PRIMEIRO, A ANISTIA – “Primeiro vamos virar a anistia. Depois vamos fazer a mudança de foro”, disse uma liderança do PL ouvida reservadamente pela equipe da coluna. “Estamos discutindo o melhor texto.”
É a melhor alternativa, porque poderia interessar a outros grupos de parlamentares com outras questões na Justiça. Mas isso dependeria de um esforço concentrado para viabilizar a sua aprovação antes da condenação de Bolsonaro. A tramitação de um projeto exige aprovação em maioria simples, com quórum de metade mais um para fazer a votação na Câmara e no Senado, separadamente.
Assim, o projeto da anistia será facilmente aprovado. “Mas precisa de um trabalho para costurar um acordo político e convencer os parlamentares”, afirma um estrategista do PL. “No fundo, a anistia é conversa para boi dormir, porque, mesmo que passe no Congresso, o Supremo derruba.”
FORO PRIVILEGIADO – Há uma série de propostas envolvendo o alcance do foro privilegiado tramitam no Congresso. Uma das mais radicais é uma PEC de autoria do ex-senador Álvaro Dias (Podemos-PR) que acaba com o foro e mantém a prerrogativa apenas para os presidentes da Câmara, do Senado, do STF, além do presidente e do vice-presidente da República, apenas nos casos de crimes relacionados ao mandato. Aprovada em 2017 pelo Senado, ela segue parada na Câmara.
À época, a iniciativa sofreu muita pressão contrária de integrantes do STF, já que apenas o presidente da Corte seria “poupado”.
Mas no próprio Parlamento não há consenso sobre esse ponto, já que a ameaça de tirar o foro dos ministros do Supremo também poderia servir como instrumento de pressão do Congresso sobre a Corte.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – O informante do excelente repórter Rafael Moraes Moura passou uma notícia errada, e tivemos de corrigir. Ele disse que a anistia virá por emenda constitucional, de quórum especial, mas na verdade está sendo apresentada como projeto de lei, que é aprovado por maioria simples em quórum de somente 257 deputados presentes para abrir a votação. Ou seja, apenas 129 votos podem aprovar a anistia. (C.N.).
A Organização Petista, ao cozinhar o galo em fogo brando, já tendo colocado o Bolsonaro inelegível, se esta contando com o desfecho destes processos pra colocar, deve ser sua múmia embalsamada, Lula de volta ao Governo, pode tirar o cavalinho da chuva.
Se inelegivel tem esta performane eleitoral, imaginem tornado mártir?
https://www.gazetadopovo.com.br/republica/lula-empata-bolsonaro-mais-4-segundo-turno-2026/
A questão que fica é a capacidade de transferência de votos.
Composta por um bando de aloprados do oba-oba, a Organização Petista, dando uma de pragmática, é uma bocó.
Gastam muita energia pra resultados pífios. Vide a lutacquixotesta com as big techs pra perseguir meia dúzia de bolsonaristas exilidados nos EUA.
Pueris.
Num pais bananeiro do Quindo Mundo é possivel reelger múmias, mas não sea pelo “derrotamos o bolsonarismo” de elevadíssimo custo/benéficio, não econômico mas de enfraquecimento das relações e reconhecimento internacionais.
Não vai dar em nada.
Moraes satisfará seu pavão interior.
Advogadinhos aproveitam para se exibirem e capitalizarem com a tragédia da impunidade, “defendendo” e mandando golpistas calarem a boca, como no caso de Augusto Heleno.
Há risco crescente de um golpe de verdade nos próximos anos.
A informante deve ser a Mãe Dinah. Ela andava sumida . Mais sempre aparece.
Direto da encruzilhada.
Do despacho em que puseram o Brasil nesta madrugada.
Os golpistas que não deram golpe e as Vestais querendo o golpe. Só se for um a golpe de sorte para que o Lula desapareça ainda este ano e permita a recomposição do PT em curto prazo de tempo. Metem o “irmão” na cadeia e dizem que o Iposentão está terminado com a devolução de 20 reais para cada aposentado roubado. Como as mulas têm memória curta em 2026 ninguém lembrará de mais nada.
Tem que ser pobre e miserável mesmo para votar no larápio ou ser elemento do grupo que sempre lembro:
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que não é “frustrado por ser pobre”, em discurso no encerramento do Fórum Econômico Brasil-Angola, em Luanda, capital angolana, nesta sexta-feira, 25. A declaração de bens do petista ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apresenta outro cenário. Em 2022, então candidato à Presidência, Lula afirmou ter um patrimônio R$ 7,4 milhões.
“Eu te confesso que não consigo me conformar que é normal um cidadão nascer pobre e morrer pobre, seu filho nascer pobre e morrer pobre, e seu neto nascer pobre e morrer pobre. Não é possível. Não é normal. E não pense que eu sou frustrado porque eu sou pobre, não”, disse o presidente.
Fonte: https://www.estadao.com.br/politica/presidente-lula-diz-que-nao-e-frustado-por-ser-pobre-patrimonio-milionario-nprp/?srsltid=AfmBOoo1H-9k77UIJEVY-3cbi3KauSrv7-IyRnwIe4n4dLGYoJ2nvy5x
esse é boa para enviar para o Seu Foice..