Mauro Cid é preso por denunciar ter sofrido pressões ao depor, mas já esta solto

Delação de Mauro Cid pode ser anulada após indícios de mentira ao STF

Mauro Cid virou apenas um joguete nas mãos de Alexandre de Moraes

Eduardo Gonçalves, Daniel Gullino e Patrik Camporez
O Globo

O ex-ajudante de ordens Mauro Cid foi preso e depois solto nesta sexta-feira, e prestou novo depoimento à Polícia Federal  na investigação que apura a tentativa de obter passaporte que facilitaria saída do país. O documento, segundo a investigação, seria obtido por intermédio do ex-ministro Gilson Machado, que foi preso. Cid também foi alvo de um mandado de busca e apreensão nesta manhã e não chegou a ser detido. O cumprimento do mandado foi acompanhado pela Polícia do Exército.

Cid também será ouvido para esclarecer as mensagens publicadas pela Revista Veja. De acordo com a publicação, o tenente-coronel usou um perfil no Instagram para se comunicar com um aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro sobre o conteúdo de sua delação premiada. Quando foi ouvido no STF, Cid negou que tenha usado o perfil citado.

CASO DO PASSAPORTE – A PF quer saber se Machado atuou para facilitar uma possível saída de Cid do país. Ao Globo, o ex-ministro admitiu ter procurado o Consulado de Portugal em Recife, em maio deste ano, por telefone, mas alegou que sua intenção era tratar de uma questão familiar.

A medida foi interpretada pela PF como uma possível tentativa de atrapalhar o andamento da ação penal da trama golpista, já que Cid é um dos réus. A Procuradoria-Geral da República (PGR) concordou com a investigação sobre o caso.

A PF reuniu indícios de que Gilson procurou o consulado em Recife, onde mora, para conseguir o passaporte de Cid, mas não teve sucesso. Há a suspeita, contudo, de que ele poderia procurar outras embaixadas ou consulados com o mesmo objetivo, para que o tenente-coronel deixe o país.

HOUVE PRECEDENTE – A PF também ressaltou que em janeiro de 2023, antes de ser preso pela primeira vez, procurou um serviço de assessoria para a obtenção da cidadania portuguesa.

Procurado na quarta-feira, Machado negou que tenha procurado o consulado em busca de um benefício para Cid.

— Estou surpreso. Nunca fui atrás de nada a respeito de Mauro Cid. Tratei do passaporte para o meu pai — afirmou o ex-ministro

A PGR afirma que a atitude pode configurar obstrução de investigação da trama golpista e de outras apurações em curso, além de favorecimento pessoal. A PGR considera, no entanto, que é necessário aprofundar a apuração.

OBSTRUÇÃO – De acordo com a Procuradoria, as informações reunidas pela PF apontam “elementos sugestivos” de uma ação de Machado para “obstruir a instrução da Ação Penal n. 2.688/DF e das demais investigações que seguem em curso, possivelmente para viabilizar a evasão do país do réu MAURO CESAR BARBOSA CID, com o objetivo de se furtar à aplicação da lei penal, tendo em vista a proximidade do encerramento da instrução processual.”

O trecho faz referência ao número da ação penal da trama golpista e a outras apurações em andamento, como a das joias e a da suposta existênca de uma estrutura paralela na Agência Brasileira de Inteligência (Abin) no governo Bolsonaro.

Mauro Cid afirmou, ao deixar o STF no início da tarde desta terça, que a informação era “novidade” para ele e que não houve pedido de passaporte. Seu advogado, Cezar Bitencourt, disse que ele não teria “interesse” em deixar o Brasil: “Não, absolutamente nada. Não tinha interesse nenhum em sair do país”.

MENSAGENS REVELADORAS – Uma reportagem da revista VEJA publicada nesta quinta-feira mostrou mensagens atribuídas a Mauro Cid. Os diálogos teriam sido feitos por meio de um perfil chamado “@gabrielar702” com uma pessoa do círculo próximo do Bolsonaro entre janeiro e março de 2024.

Nas mensagens, o perfil aparece criticando os delegados da Polícia Federal e o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes pela condução do inquérito sobre a trama golpista.

Em relação a Moraes, o usuário diz que o ministro já teria a narrativa da ordem de prisão do PR (presidente Bolsonaro). Não precisa de prova. Só de narrativas”. Em outro momento, ele afirma que os investigadores “queriam colocar palavras na boca” dele, e dá detalhes sobre as etapas da sua colaboração premiada.

PALAVRAS NA BOCA – “Várias vezes eles queriam colocar palavras na minha boca… E eu pedia para trocar. Foram três dias seguidos. Um deles foi naquele grande depoimento sobre as joias. Acho que foram 5 anexos”, diz a mensagem.

O teor dos diálogos é similar ao dos áudios vazados em março do ano passado, que levaram Cid a ser preso novamente por quebrar a regra de manter a delação em sigilo.

O perfil atribuído a Cid também faz comentários contra o Supremo – “o STF está todo comprometido” – e prevê que a situação só “pode mudar” com uma vitória eleitoral do presidente Donald Trump nos Estado Unidos. “E o Brasil começar a ter sanções…. igual Nicarágua e Venezuela”.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
– Muito importante a matéria da Veja. Comprova que Mauro Cid sofreu pressão ilegal ao depor e seus interrogadores, inclusive o ministro Moraes, descumpriram claramente a legislação, tornando os depoimentos de Cid absolutamente inúteis e sem validade jurídica. (C.N.)

9 thoughts on “Mauro Cid é preso por denunciar ter sofrido pressões ao depor, mas já esta solto

  1. Em relação a Moraes, o usuário diz que o ministro já teria a narrativa da ordem de prisão do PR (presidente Bolsonaro). Não precisa de prova. Só de narrativas”. Em outro momento, ele afirma que os investigadores “queriam colocar palavras na boca” dele, e dá detalhes sobre as etapas da sua colaboração premiada.

    E-XA-TA-MEN-TE

    Podem me prender e milhões de outros brasileiros que pensam da mesma maneira. É isso que quer o ilegítimo (conheço muito de Informática) sujeito que tomou a Presidência.“Quero ele preso, eu vos (!!!) pago por isso”

  2. Bom, não se preocupem!

    Os acusados de serem torturadores, sequer foram citados.

    https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2023/05/10/gilmar-mendes-diz-que-lava-jato-praticava-tortura-usando-poder-do-estado.htm

    ___________________

    Deveriam perceber que há uma montanha enorme de problemas que nos impede de sermos uma Democracia plena e inclusiva. Problemas que, aliás, fazem questão de manter. Incapacidade, omissão ou senso de sobrevivência?.

  3. Tá todo mundo lascado!
    Até os milicos caíram no golpe da galinha covarde.

    QUE VERGONHA!

    VIVA A DEMOCRACIA!!!

    José Luis

    P.S. “DESCULPE SR. XANDÃO, PEÇO PERDÃO SR. ALEXANDRE. DESCULPE EXCELÊNCIA, XANDÃO.”

    “DESCULPE SR. PGR. PEÇO DESCULPAS SR. EXCELÊNCIA DR. PGR GONET…”

    KKKKKKK!!!!!

    O macho-cho se borrou todinho!

    Kkkkkkk!!!!

    Como diz meu amigo Armando: “EU SE DIVIRTO”

  4. A família do Mauro Cid já está toda nos EUA. Agora, ele pode falar a verdade. O cerco se fecha contra os verdadeiros bandidos da história.

  5. Para Xande, Cid é um figurante

    No videogame do Xande, o Cid é personagem secundário, menor que coadjuvante.

    Um figurante, diria, com pouco ou nenhum impacto no enredo principal.

    Faz parte do entretenimento de Xande apenas para preencher cenas ou adicionar imagens à história.

  6. Com o andar da carruagem, Cid poderá ainda tirar a sorte grande, e ser premiado com pena de prestação de serviços, como a de ajudante de ordens do próprio Xande, carregando pastas, malas, dirigindo automóvel, fazendo compras no supermercado, e, nas horas vagas, engraxando seus sapatos.

    O rapaz seria gente fina, que teve azar de andar em má companhia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *