Sinal vermelho! Popularidade de Lula cai no Nordeste, reduto histórico do PT

arte LulaDeu na Veja

Na última quinta-feira, 4, o pernambucano Luiz Inácio Lula da Silva inaugurou uma obra simbólica em Arcoverde, cidade no sertão do seu estado natal. A nova estação, que é parte da chamada Adutora do Agreste, um braço da transposição do Rio São Francisco, irá levar água a 68 municípios de uma das regiões mais secas do país.

No dia seguinte, estava previsto na agenda outro destino emblemático: a vistoria de obras da Ferrovia Transnordestina, que irá ligar o porto de Pecém, no Ceará, ao Piauí, de onde se conectará à Ferrovia Norte-Sul. A recente ida ao Nordeste é só mais uma na extensa agenda do petista na região.

BATENDO PONTO – Lula fez dezoito viagens ao Nordeste em 2023 e cinco neste início de ano — nenhuma outra parte do país recebeu tantas visitas dele. Mas o movimento é compreensível: tradicional trincheira da esquerda, o eleitorado nordestino dá mostras de que a simpatia com Lula e o governo já não é mais a mesma de outros tempos.

A constatação da existência de rachaduras na muralha vermelha vem de todo lado. Pesquisas recentes de três institutos (Ipec, AtlasIntel e Paraná) mostram que a aprovação ao terceiro mandato do petista recuou acima de dez pontos no Nordeste.

Outras três sondagens mostram que a corrosão dessa boa vontade avançou bastante nas três maiores cidades da região: Fortaleza, Salvador e Recife. Na capital cearense, a insatisfação com o governo cresceu dezessete pontos em um ano, segundo o Paraná Pesquisas.

PERTO DA ELEIÇÃO – Embora Lula ainda tenha a aprovação da maioria do eleitorado da região, a oscilação negativa não deixa de ser preocupante, ainda mais a menos de seis meses de uma eleição municipal que Lula e o PT consideram estratégica.

Em 2016, ano em que teve seu pior desempenho eleitoral por causa da Lava-­Jato, o PT conquistou apenas uma capital, Rio Branco. Na disputa seguinte, não conseguiu vencer em nenhuma, algo que não acontecia desde a sua fundação.

Neste ano, a expectativa é lançar ao menos 125 candidatos a prefeitos nas cidades com mais de 100 mil habitantes e doze ou treze nas capitais.

POUCAS CHANCES – No Nordeste, petistas vão encabeçar candidaturas em Fortaleza, Teresina, Natal e Maceió, mas em nenhuma delas aparecem na liderança das pesquisas. Em João Pessoa, uma eventual candidatura petista está no campo das possibilidades. A tendência da capital paraibana, assim como em São Luís, Salvador, Aracaju e Recife, é que o PT apoie candidatos de outros partidos.

Coordenador do Grupo de Trabalho Eleitoral da sigla, o senador Humberto Costa acha que o partido pode ser competitivo ao menos em Teresina, Fortaleza e Natal, mas para isso precisará do seu principal cacique político.

“Contamos com a força do presidente Lula e das lideranças locais, que se somam à do PT, para termos um bom desempenho eleitoral neste ano na região”, afirma.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Bem, sonhar ainda não é proibido nem paga imposto. Já afirmamos aqui o óbvio. O PT não existe sem Lula. Tem mais facções do que a psicanálise. Sem Lula, ficará dividido e mais quebrado do que arroz de terceira. E como Lula não será eterno, o futuro do PT é igual ao dia de ontem – já passou, ou já era, como se dizia antigamente. (C.N.)

12 thoughts on “Sinal vermelho! Popularidade de Lula cai no Nordeste, reduto histórico do PT

  1. “… Antigamente, o PT obedecia a Lula, porque sabia que o presidente era mais importante do que o partido. Mas a idade avança, Lula já não diz coisa com coisa, chamou o Macron de Sarcozy, e o partido já está perdendo o respeito, o que é um erro, porque o PT acaba assim que Lula for desta para a melhor, como se dizia outrora. (C.N.)…”

  2. Para aquele povo lá, basta dar meia dentadura, meio par de sapatos, desligar a água, para depois prometer o resto nas eleições. Qualquer esmola serve. Aí a aprovação sobe.

  3. Quem finalmente levou água prá lá foi Bolsonaro. Quem desligou foi o ladrão. Agora com a maior cara de pau liga de novo para parecer que ele teve o mérito. Povinho gado é assim. Amanhã mesmo a pesquisa vai subir. Quando é que Maduro vai assinar lei para anexar o Norte e o Nordeste à Venezuela? Seria a salvação do Brasil! Mas como todo ditador sanguinário, ele não gosta de porcaria não.

  4. Sr. Newton

    Primeiramente coloque o cinto de segurança e deixe o tambom de 200 litros ao lado em caso de emergência…

    Aproveitando a descida sem freio do Alcoolcenlentíssimo Sr. Presidengue da Republica Bananaeira,

    Veja quantas crianças ele “matou” na Faixa de Gaza…

    Está gravado,ao vivo e a cores…..

    Lula erra e diz que 12,3 milhões de crianças morreram em Gaza…

    “Às crianças, às quase 40.000 que morreram e ficaram órfãs de pai e mãe por causa da covid. São as crianças, que no Brasil morrem de desnutrição porque ainda não recebem as calorias e as proteínas necessárias, mas, sobretudo, é uma homenagem as quase 12 milhões e 300 mil crianças que morreram na Faixa de Gaza, em Israel, bombardeadas em uma guerra insana contra a humanidade”, disse Lula….

    https://www.poder360.com.br/governo/lula-erra-e-diz-que-123-milhoes-de-criancas-morreram-em-gaza/

    Sr. Newton, será que vai ter Narrativa com Prêmios.??

  5. Sr. Newton

    O povo Nordestino acreditou na “picanha” com umas cervejinhas.

    E o que recebeu foi mais pobreza e miséria.

    Pobreza e miséria a o combustível dessa raça maldita carniceira sanguinolenta desses Partidecos Comunas Corruptos….

  6. O PT não existe sem Lula. Tem mais facções do que a psicanálise.

    Sr. Newton

    São as duas facções que falei..

    A Facção de 1.917 e a Facção de 1.959.

    As duas tem a mesma finalidade, o único contraditório é que a facção de 1.917 quer fazer a limpeza logo de uma vez, sem dó nem piedade, e a faccão de 1.959 a limpeza é devagar, a longo prazo……

  7. T.I. – Memória

    Recordar é viver.

    “…“Como eu fui oposição muito tempo, eu cansei de viajar o mundo falando mal do Brasil, gente! Era bonito a gente viajar o mundo e falar: ‘No Brasil tem 30 milhões de crianças de rua. No Brasil tem…’, a gente nem sabia… ‘Tem nem sei quantos milhões de abortos.’ Era tudo clandestino, mas a gente ia citando números, sabe? Se um cara perguntasse a fonte, a gente não tinha, mas tinha que dizer números.

    Eu não esqueço nunca. Um dia eu tava debatendo eu, o Roberto Marinho e o Jaime Lerner em Paris. Aí eu tava lá falando, eu tinha uns números, nem sei direito de que entidade que era, também não vou dizer aqui, porque eu já tenho 68 anos, não vou… Mas eu tava dizendo: ‘Porque no Brasil tem 25 milhões de crianças de rua’. Eu era aplaudido calorosamente pelos franceses. Quando eu terminei de falar, o Jaime Lerner falou assim pra mim: ‘Ô Lula, não pode ter 25 milhões de crianças de rua, Lula, porque senão a gente não conseguiria andar nas ruas, Lula. É muita gente.’ (RISOS) Então, tem gente que gosta de falar assim. Eu então, hoje, quando eu cito número eu quero saber da fonte. Me dê a fonte pra eu não errar…”

    • ‘Ô Lula, não pode ter 25 milhões de crianças de rua, Lula, porque senão a gente não conseguiria andar nas ruas, Lula..

      Sr. Newton

      Imagina agora com 120 milhões de famintos, como disse o ET do Itáu/Natura

  8. Sinal vermelho! Popularidade de Lula cai no Nordeste, reduto histórico do PT

    Sr. Newton

    Estamos na torcida com pipoca para derreter ainda mais e chegar com a popularidade abaixo de 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *