Fracasso econômico do governo Lula 3 está tornando mais difícil sua reeleição

Tribuna da Internet | Lula ainda não tem um projeto de governo e nem um  plano de metas

Charge do Gastão Bertazzi (Arquivo Google)

William Waack
Estadão

Lula assumiu o terceiro mandato já pensando em 2026, o que é normal. A questão é saber se vai funcionar a fórmula que está tentando aplicar para ganhar as próximas eleições. Ela é muito simples e se baseia numa leitura do passado: a de que o gasto público traz voto, além de impulsionar o crescimento do PIB.

Há uma série imensa de fatores que influenciam eleições, mas a ortodoxia petista (não só, porém) insiste em que benefícios sociais, acesso ao crédito e consumo das famílias é que consagram o presidente nas urnas.

NOVA GASTANÇA – Lula e seu partido resumem a isso a análise do que os levou a quatro vitórias (admitem que a quinta, em 2022, foi por fatores “extraordinários”). Consequentemente, a ênfase da política econômica atual é no gasto, com grande emprego de energia política para driblar restrições.

Esse raciocínio assume que colocando feijão no prato, o resto se resolve. O problema é que a capacidade da economia brasileira de “colocar feijão no prato” – ou seja, crescer gerando renda e prosperidade – vem se reduzindo nas últimas décadas.

De novo, a estagnação em produtividade e competitividade é resultado de uma combinação complexa de fatores, mas um deles é justamente o que envolve decisões diretas de agentes políticos: a questão fiscal. Ela não sai da atenção dos agentes econômicos por motivo muito simples, pois retarda a queda de juros e torna o custo do capital no Brasil muito alto, prejudicando investimentos e, portanto, capacidade de crescimento.

NÃO ENXERGAM – Ao descrever o presente debate econômico como uma disputa entre “rentistas” (os que vivem de juros) e “desenvolvimentistas” (os que querem fazer a economia crescer via gasto público), Lula e seu círculo duro de assessores não enxergam a espiral que torna mais difícil, e não mais fácil, lograr o crescimento que levaria a vitórias eleitorais.

Entendem as expectativas de juros a longo prazo bem altas (IPCA + 6%, uma tragédia) como uma armadilha montada por adversários políticos.

A conclusão óbvia que se extrai desse tipo de expectativa manifestada por agentes econômicos é a de que eles (que são numerosos e anônimos) não enxergam grande capacidade de crescimento da economia lá na frente.

DESARTICULAÇÃO – Essa percepção piora com o governo demonstrando escassa capacidade de articulação e lentidão na implementação de uma agenda que não seja apenas a de reforçar o gasto público.

Lula cortou de saída qualquer conversa sobre controle de despesas – temeroso de desgaste político e convencido da sua “fórmula” de crescimento da economia.

Agora, está lutando contra desgaste político e descrença na economia.

2 thoughts on “Fracasso econômico do governo Lula 3 está tornando mais difícil sua reeleição

  1. Em quase tudo nessa vida pra dar certo tem que haver continuidade. Projetos muito bem elaborados, metrificados, quantificados, com avaliações de resultados periódicas para eventuais mudanças de rumo já que o cenário internacional é instável. Com eleições a cada dois anos não haverá a menor chance de prosperarmos como nação. Digo isso porque de nada adianta um ajustar as contas públicas e depois vir um oportunista distribuidor de benesses para desajustar ou até mesmo arruinar tudo e impor uma recessão. O povão não consegue fazer relação entre causa e efeito em Pindorama. Só o que importa é “comida no bucho”. O sujeito por aqui já nasce devendo. Está ficando difícil financiar e rolar essa dívida trilionária que chegará a 86% do PIB segundo o FMI. Primeiro aumentamos muito nossa carga tributária (entre 9 e 10%), depois aumentamos exponencialmente nossa dívida que era bilionária na era FHC para trilionária hoje em dia (aumento em bola de neve segundo Paulo Guedes) e agora como faremos para financia-la? Será via inflação? Certamente porque já estamos no limite do endividamento e a sociedade chegou ao seu limite de espoliação. Já vimos esse filme antes. Daqui pra frente a fatura a ser paga ao cangaçeiro Lira será inédita e astronômica certamente. Vai sugar o sangue ou arruinar a vida do Lula e do PT. Seu criador Eduardo Cunha já lhe mostrou como proceder.

  2. Tenho a impressão que muitos jornalistas que comentam Economia ficam tentando ensinar ao $talinacio como administrar as finanças do país, estão torcendo pra ele ganhar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *