No Brasil, até Elon Musk é vítima de fake news, como mostra o portal UOL

Metrópoles não publicou que Elon Musk 'tirou' audiência da GloboLuccas Lucena
UOL São Paulo

O site Metrópoles não publicou que o empresário Elon Musk, dono do X (antigo Twitter), convocou os usuários a assistirem a Copa do Mundo pela rede social e que isso tenha tirado audiência da TV Globo.

Na verdade, o veículo publicou, em 2022, apenas que Musk convidou os internautas a assistirem o torneio pela rede social, sem mencionar a emissora.

O QUE DIZ O POST – “Elon Musk convoca usuários a ver a Copa do Mundo pelo Twitter e tirar audiência da Rede Globo”, diz o texto sobreposto à imagem, que apresenta uma matéria do Metrópoles.

Na imagem, Musk aponta para o logotipo da TV Globo, com a legenda escrita “Chora Globo”.

É uma fake News, porque Metrópoles não falou que Musk tirou audiência da Globo. Na mesma imagem compartilhada, há um link apontando qual é a url: “elon-musk-convoca-usuarios-a-ver-a-copa-do-mundo-pelo-twitter”.

NOTÍCIA DISTORCIDA – Ao fazer uma pesquisa simples no Google, o buscador exibe o texto do Metrópoles com o título: “Elon Musk convoca usuários a ver a Copa do Mundo pelo Twitter”.

Na reportagem, a emissora não é citada, apenas é comentado que “os usuários poderão acompanhar comentários de jornalistas, celebridades e ex-atletas que estiverem vendo as partidas pela TV”.

A postagem de Musk também não cita Globo. No X, o empresário apenas chamou os usuários a acompanharem a cobertura dos jogos da Copa do Mundo 2022 em tempo real.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Como se vê, nem mesmo Musk consegue escapar de uma tremenda fake News, como essa divulgada pelo UOL. O problema não é como evitar que isso aconteça, é como punir o infrator. Até hoje, em nenhum país do mundo existe legislação a respeito. Fala-se em lei da União Europeia, mas seus termos são genéricos, apenas dizem o que deve ser considerado fake News e nem falam em punições, porque isso cabe a cada país, e não à entidade multinacional. (C.N.)

15 thoughts on “No Brasil, até Elon Musk é vítima de fake news, como mostra o portal UOL

  1. Tá um zum-zum-zum danado na internet. Tão dizendo que o MUSKeteiro vai comprar a Rede Globo. O Twitter custou $44bi de dolares, já a Rede Globo custaria no máximo R$2bi de reais. O empresário perguntou quanto custa.

  2. Fala-se em lei da União Europeia, mas seus termos são genéricos, apenas dizem o que deve ser considerado fake News e nem falam em punições, porque isso cabe a cada país, e não à entidade multinacional. (C.N.)

    Mais uma no fígado…

  3. Sr. Newton

    Falam muitos em fake news, mas esquecem de dizer os maiores que publicam fake news no Brasil , desinformando e mentindo todos os dias que são a Tropa de Choque SS da Quadrilha do Maior Cachaceiro que o Mundo Já viu…

    “”Quanto você paga para os blogs sujos do PT

    Fernando Rodrigues, a exceção do UOL, divulgou as contas de publicidade federal para os blogs patrocinados pelo PT para atacar jornalistas e veículos indepen…

    https://veja.abril.com.br/coluna/felipe-moura-brasil/quanto-voce-paga-para-os-blogs-sujos-do-pt

    • A lei que pune esses criminosos digitais já está em vigor, é só cumprir os artigos que constam no Código Penal…

      O resto é conversinha fiada de ditador “censurador” vagabundo morfètico lazarento…

      Art. 138. Caluniar alguém, imputando-lhe falsamente fato definido como crime: Pena – detenção, de seis meses a dois anos, e multa. § 1º Na mesma pena incorre quem, sabendo falsa a imputação, a propala ou divulga.

      Art. 139 – Difamar alguém, imputando-lhe fato ofensivo à sua reputação: Pena – detenção, de três meses a um ano, e multa. Injuriar– é atribuirpalavras ou qualidades ofensivas a alguém, expor defeitos ou opinião que desqualifique a pessoa, atingindo sua honra e moral.

      Art. 140 – Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro: Pena – detenção, de um a seis meses, ou multa.

  4. Senhor José Vidal , no Brasil a ” regulamentação das plataformas digitais ” , não vai pra frente , porque os legisladores ” mercantilizaram ” a elaboração e modificação das leis ” , para disciplinar a atuação e uso das redes sociais que atuam no país , sendo que já tinha um projeto elaborado por ” Orlando Silva ” , mas foi jogado na lata de lixo pelo deputado federal Arthur Lira , presidente da câmara federal , em total desrespeito aos parlamentares que participaram de sua elaboração ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *