Vicente Limongi Netto
“A Amazônia tornou-se paraíso dos grileiros. Estão acabando com a floresta, matando o “inferno verde”, secando os pulmões de oxigênio do mundo. E os jaris completam a obra dos devastadores da mata, poluindo os rios. O general Figueiredo vem com o propósito de quebrar os dentes dos grileiros. Há um exército clandestino nas matas amazônicas.
Os grileiros têm arsenais de armas e munições. Vangloriam-se das chacinas de roceiros. E quando os próprios posseiros reagem, na defesa do que plantaram, gritam pela imprensa que os “comunistas” são ousados e desejam subverter a ordem. Os grileiros desmatam mais que as saúvas, que as nuvens dos gafanhotos. Os insetos destroem para comer. Os grileiros para saciar a ambição. E esta não tem limites.
Esperamos que o general Figueiredo estabeleça no país o império da justiça. Dando a cada um o que for justo. Isso é tarefa de leão. De leão ou de louco. Dizem que o general é demasiadamente franco. Mas o Brasil precisa é de um presidente doido. Um louco capaz de pôr a nação em ordem. Que não tema o poder de aventureiros, a ditadura da ambição”.
ISSO FOI EM 1978– Parece que escrevi este texto ontem. Mas foi em 5 de outubro de 1978, antes de Figueiredo assumir. Publicado por mim no Correio Braziliense. Creio que é histórico, porque retratou uma realidade tenebrosa e que não se foi resolvida. Pelo contrário, se agravou.
Em resposta a este texto, recebi um cartão do então presidente João Batista Figueiredo, redigido de próprio punho. Estava deixando o governo, em 1984, não tinha esquecido o que escrevi, agradecia minhas palavras e lamentava não ter sido um chefe da nação realmente doido, para enfrentar e solucionar os problemas brasileiros. Sua resposta foi a seguinte:
“Brasília, 22/3/84. Prezado Sr. Vicente Limongi Netto. Obrigado por suas palavras de solidariedade e de incentivo. Já no final do meu governo, cheguei à conclusão de que não tenho sido doido no nível necessário. Vou me empenhar a fundo para consegui-lo. Um abraço do João Figueiredo”.
Faltava quase um ano para terminar o mandato, mas ele não conseguiu ser suficientemente doido. É pena.
NADA MUDA – O tempo passa e nada muda. Agora estamos perplexos com a posição dúbia de Lula com relação às eleições presidenciais na Venezuela. A combinação não poderia ser mais estapafúrdia. Lula acende vela a Deus e manda o PT acender outra, ao diabo, declarando apoio a Nicolás Maduro.
De quebra, Lula faz marola, e pede conselhos a Joe Biden. É o fim da picada. Seria cômico se não fosse trágico. O asqueroso, sanguinário e truculento ditador Nicolás Maduro, prende e arrebenta, e o governo brasileiro bota o rabo entre as pernas. O governo age como se o Brasil fosse uma republiqueta. As tais atas são os boletins das urnas. Desculpa esfarrapada de Lula manda esperar por elas.
Até os buracos dos asfaltos das ruas sabem que a demora é para enganar trouxas e ingênuos, que acreditam que existe eleições limpas e democráticas na Venezuela. Maduro mandou Lula tomar chá de camomila. O presidente exagerou nos bules e nas xícaras e perdeu o rumo. Corre o risco de apequenar o cargo. Aliás, já apequenou.
.””…Até os buracos dos asfaltos das ruas sabem que a demora é para enganar trouxas e ingênuos, que acreditam que existe eleições limpas e democráticas na Venezuela….”””
Venezuela: prazo oficial se esgota e órgão eleitoral não divulga atas das eleições…
E ainda tem pessoas que acreditam que o Democrático Carniceiro Comuna-Psicopata vai divulgar as atas …..
È demais da conta….
“Venezuela tem que mostrar as atas eleitorais.”, diz Amorim.
HA!HA!HA!Ha!HA!HA!Ha
Engraçado que os críticos à posição de Lula que é de esperar, esquecem que os opositores estão numa embaixada. Pergunto sob proteção de quem?
Lula, junto ao Maduro, é um dos chefetes do narcotráfico da américa latina. Caso ele traia o acordo de apoio recíproco, será exposto publicamente.
Sim, Limongi, a posição em cima do muro de Lula, praticamente referendando o ditador Maduro, que está pretendendo os manifestantes, apequena o Brasil e mostra a fraqueza do Lula.
É uma tristeza atrás da outra. Tenho estado desanimado com tantos erros do Lula e já pensando na derrota dele para Bolsonaro em 2026, o que seria um desastre. Lula vai ser o Biden e Bolsonaro o Trump.
Sinceramente, ninguém merece.
Lula não deveria ouvir o Celso Amorim, um diplomata ultrapassado e ideológico, que ficou no passado da guerra fria, assim como o próprio Lula.
Está parecendo, que o presidente está solitário no Poder, diferente de seus dois mandatos, no qual podia se aconselhar com Luis Dulce, José Dirceu, Márcio Tomás Bastos, Marco Aurélio Correia, Luis Guschinken, José Genoino. Hoje não consigo citar um nome sequer, com conhecimento e autoridade para discordar de Lula com firmeza. Os de agora, baixam a cabeça para ele, com medo de dizer a verdade, como nesse caso da Venezuela. A eleição convocada por Maduro, foi uma fraude e ponto. Lula jamais conseguirá provar o contrário.
O desgaste de Lula está se transformando num dragão, pronto para engolir o sonho da reeleição em 2026.
Ainda está em tempo, de largar esse peso morto do Maduro. No entanto, acho muito difícil, eu ele tome essa decisão. Vai pagar um preço muito alto.
Profundamente lamentável ver um veteraníssimo articulista escrevendo um artigo…onde ele se “desencanta ” com os fatos relativos a Amazônia e também com relação ao que o “governo” Brasileiro está fazendo com respeito aos malfeitos internos do fraco e covarde povo da Venezuela…
E para dar um ar tragicômico aos fatos o articulista se alia a um outro “articulista” amestrado que no seu comentário se diz “decepcionado” com o atual presidente…pois o mesmo nada está fazendo em prol da “democracia ” na covarde nação Venuzuelana…Há…Há…Ha…( HF ..in memoriam RIP)…
Dois veteranos “articulistas”…”preocupados ” com os covardes cidadãos Venezuelanos e com sua “democracia”….Ha…Ha…Ha…Ha…
Enquanto isso cá estamos nós com os nossos gravíssimos problemas…95% destes causados por nossa covardia…canalhice e fraqueza moral…e isso desde de que nos tornamos uma “República ” dos infernos.
Lamentável opção de ficar metendo o bedelho…na “casa” dos outros.
YAH NOSSO CRIADOR E SALVADOR SEJA LOUVADO…
Caro Roberto,
Maduro debocha do mundo democrático e fica por isso mesmo. Como brasileiro, o mais melancólico é assistir o sabujismo da diplomacia e do governo.
Caro Limongi.
Concordo com você. Seu artigo está esplendido.
Você faz a análise crítica sem ranço ideológico.
A escorregada do Lula deixou os Bolsonaristas assanhados. Lula deu mole. Mas, os mesmos que criticam aqui, jamais fizeram nenhuma crítica a tentativa de Bolsonaro fazer no Brasil,no mesmo que Maduro faz na Venezuela.
Críticas ao Maduro brasileiro: Zero vezes Zero.
Estou morrendo de rir com essas contradições.
Golpe no Brasil pode, na Venezuela não pode.
Ora, não pode em lugar nenhum.
Importante salientar, que Bolsonaro quando era deputado, fez da Tribuna da Câmara, rasgados elogios a Hugo Chaves.
Loola é um argentário, se preocupou em ficar rico, a questão ideológica dele é pegar o cavalo encilhado da esquerda e ficar bonito na fita.
De Barba, o informante do Regime Militar ao que é hoje demonstra que sempre vai pegar seu pirão primeiro.
Na questão do Maduro, eles sabem o que fizeram em todos os verões passados.