Caso do X demonstra que o patriotismo realmente é “o último refúgio do canalha”

Símbolo do Twitter com celular em primeiro plano, mostrando o perfil de Elon Musk -- Metrópoles

Musk foi atingido por uma onda de falso nacionalismo

Mario Sabino
Metrópoles

O Twitter continua bloqueado pela Justiça brasileira, e ao que tudo indica permanecerá fora do ar até depois das eleições municipais, pelo menos, mesmo que Elon Musk beije os pés de Alexandre de Moraes. E isso é para, você sabe, defender a democracia. Os apoiadores do bloqueio, todos da esquerda que ama a humanidade desde que a humanidade seja composta por ovelhinhas, enchem a boca para dizer que foi um “ato de soberania” da Justiça brasileira frente ao dono do Twitter, o americano Elon Musk, que achava que o Brasil era “a casa da Mãe Joana”, uma “terra sem lei”.

Quando os ouço ou os leio, um sorriso de candura se abre no meu rosto, porque imagino essa gente usando VPN para acessar o Twitter escondido. O Twitter morreu? Viva o Twitter!

ÚLTIMO REFÚGIO – Seja à esquerda ou à direita, o Brasil sempre homenageia o ensaísta inglês Samuel Johnson, autor da frase que volta e meia utilizam como muleta: “O patriotismo é o último refúgio do canalha”. Não é que Samuel Johnson achasse que o patriotismo era uma estupidez em si.

Com a frase famosa, ele quis mostrar como demonstrações de amor à pátria, de nacionalismo, podem ser falsas como exorcismo de pastor evangélico. Uma forma de manipular um sentimento nobre para encobrir interesses ignóbeis.

Muito bem, agora o mundo inteiro sabe que o Brasil não é uma “terra sem lei”. Sabe também que o Brasil é uma terra sem a liberdade de expressão que está prevista na sua própria Constituição. Ah, mas a imprensa internacional apoiou. Senhores, o que esqueceram de lhes dizer é que a imprensa internacional que apoiou é toda de esquerda e nutre por Elon Musk o mesmo amor que ele nutre por ela.

FAMA PLANETÁRIA – Ao impedir 22 milhões de brasileiros de entrar no Twitter, inclusive com a proibição de lançar mão de VPN, a Justiça brasileira, ou mais precisamente o STF, ganhou a fama planetária de liberticida entre a imensa massa que não lê jornais de esquerda e acompanha a história pelo próprio X e outras redes sociais. Sei que os ministros estão pouco se lixando para o que pensam deles no exterior ou até em território nacional, mas as consequências para o país não são boas.

Um país em que uma rede social como o Twitter pode ser tirada do ar com uma canetada desproporcional, punindo milhões de cidadãos inocentes com uma mordaça, não pode ser considerado um país muito afeito à democracia.

Um país no qual a mesma caneta pode bloquear as contas bancárias da Starlink, desconsiderando as pessoas jurídicas diferentes com a mesma facilidade com que se maneja controle remoto, é um país pouco confiável para investimentos.

GOLPE MAIS AMPLO – O americano Brendan Carr, que integra a Federal Communications Commission (FCC) dos Estados Unidos e é reconhecidamente um grande defensor da liberdade de expressão, criticou a decisão de suspender o Twitter.

Depois de ler a decisão publicada na sexta-feira, ele disse que “Moraes deixa claro que está tentando desferir um golpe mais amplo contra a liberdade de expressão e em favor de controles autoritários” e que a “censura tem natureza política e ideológica e está expressamente proibida pela Constituição brasileira”. Brendan Carr disse também que, ao contrário do que pensa o ministro, “liberdade de expressão é o controle da democracia no excesso de controle governamental. Censura é o sonho dos autoritários”. Afirmou ainda que , no Brasil, segue-se “o roteiro requentado de rotular discurso político que vai contra sua própria ortodoxia de desinformação”.

O que esse outro gringo está pensando? Que o Brasil é a casa da Mãe Joana? Que é uma terra sem lei?

14 thoughts on “Caso do X demonstra que o patriotismo realmente é “o último refúgio do canalha”

  1. Barbara Walters é professora da Universidade da California, especialista em guerra civil e atou na CIA em uma força tarefa. Cita os EUA como uma anocracia (democracia parcial) e existem dois fatores que são pontos vitais para criar uma guerra civil.
    Os EUA possuem elementos de democracia – eleições etc…, mas tem elementos de autocracia – mídia e demais esferas do poder são controladas. Ouro fator é que os partidos e grupos políticos são criados não por ideologia. Esse partidos/grupo são formados não pelo fato de ser comunista, capitalista etc.. São formandos por grupos de raça, religião, etnia e outras minorias.

    Hoje os EUA possuem o conjunto de elementos propícios para uma guerra civil. Não nos moldes do passado, mas uma guerra civil aos moldes do Ira (Exército Republicano Irlandês) onde um grupo não tem poder para atuar de forma direta e faz guerra de guerrilha e atentados.

    Elon Musk representa um grupo o poder de um conglomerado atuando de acordo com os interesses desse grupo. A oligarquia americana está dividida e se por um lado Elon Musk atua nos interesses de um grupo, vai contra os interesses do outro grupo. Existe a possibilidade de Elon Musk ser preso por conta desse conflito de interesses nos EUA.

  2. Rita Lee cantava que ao final, “tudo vira bosta”.
    Ao final tudo se resume entre direita e esquerda.
    Países comunistas que adotam censura ainda não ouviram a conclusão da Rita Lee.

  3. Ou como disse Contardo Calligaris:

    Deus, família e pátria são, em nossa história, as grandes matrizes do mal e da imoralidade: é em nome desses três espantalhos que a humanidade se permitiu cometer seus piores crimes.

  4. “Um país em que uma rede social como o Twitter pode ser tirada do ar com uma canetada desproporcional, punindo milhões de cidadãos inocentes com uma mordaça, não pode ser considerado um país muito afeito à democracia.”

    Pode sim, meu caro patriota de araque, desde que essa rede social siga sistematicamente desrespeitando as leis desse país e ainda funcione como plataforma para propagação de fake news impunemente.

    Entregar o patrimônio público a preço de banana para gringo e destruição dos serviços públicos como educação e saúde, marca registrada da direitinha BR é que não é patriotismo, seu vira lata.

    E antes que eu me esqueça, chorem mais, lustradores de bolas de gringo bilionário.

    • Quando os defensores do “gabinete dos jagunços” são questionados sobre quais os dispositivos legais foram violados pelo X, eles se calam. Não por ignorância, mas por que sabem que não existem.

      Neste caso, a lei citada pela autoridade, como amparo legal para o ato arbitrário, sequer exige a existência de um “representante legal” no país para a empresa.

  5. Canalhas? Bem, acho que canalhice é ir contra as instituições do seu país para apoiar foras da lei estrangeiros.

    Os que defendem a total liberdade de expressão, sem regras, não percebem que estão, na verdade, ao lado daqueles que enfraquecem a democracia. Como bem se pronunciou a organização Repórteres Sem Fronteiras, a qual luta sempre pela liberdade da imprensa, mas que com bom senso vislumbra o que está errado:

    “O papel que as plataformas assumiram na estruturação do espaço de informação não lhes dá o direito de se comportarem de forma irresponsável. Não devemos enfraquecer quando tentam anular as leis nas sociedades democráticas. A sua falta de desejo claro de impedir a propagação de conteúdos falsos, enganosos e propagandísticos e a sua cooperação insuficiente com os reguladores nacionais ameaçam a integridade da informação e a estabilidade das democracias. Devem prestar contas às autoridades em caso de incumprimento das suas obrigações. Bloquear a plataforma é uma situação de último recurso, desde que X se recuse a cumprir a lei. Sempre se pode objetar que o sistema que atualmente rege as plataformas no Brasil também merece ser reformado, mas isso não autoriza de forma alguma Elon Musk a fazer justiça com as próprias mãos.”

    https://rsf.org/fr/x-bloqu%C3%A9-au-br%C3%A9sil-une-situation-in%C3%A9luctable-lorsqu-une-plateforme-s-oppose-%C3%A0-l-%C3%A9tat-de-droit

  6. Na minha humilde opinião, o Brasil deveria liberar por pelo menos 6 meses tudo que se diz liberdade de expressão, libertinagem, realizar difamações baseadas em fack news, gerar discórdia , atacar as autoridades máximas desse país, baseadas na liberdade de expressão. Deixar a rede liberada pra tudo, todas as postagens terem trânsito livre sobre a autorização todas as leis. Claro que iria se tornar um caos total em menos de um mês, até porque liberdade de expressão tem diversas faces, ela é violenta, contém ódio e todas as formas sub- humana de tratar qualquer ser humano. O próprio país não consegue executar as suas próprias leis, pois encontraram nessas leis brechas para que pudessem se safar das próprias leis que criaram. Fico pensando como que seria o pais ideal para aqueles que querem a bandalheira solta, onde não há quase nenhum tipo de controle ou norma. Talvez assim sobreviveriam apenas os mais chegados do rei enquanto os súditos padeceriam na miserabilidade da esperança de um dia viver em paz.

    • Resumindo, o senhor concorda com minha tese sobre a tal de liberdade de expressão: Liberdade Bom Brill, Aquela de mil e uma utilidades!
      Que bom seria que a restringíssemos só à Liberdade de Opinião!!!

  7. Já se ouve o som do galope do “Cavalo Amarelo”:
    “E olhei, e eis um cavalo amarelo, e o que estava assentado sobre ele tinha por nome Morte; e o inferno o seguia; e foi-lhes dado poder para matar a quarta parte da terra, com espada, e com fome, e com peste, e com as feras da terra.” [Apocalipse 6:8].

    Embora essa profecia do Apocalipse preveja que esses julgamentos, incluindo as pestes mortais, matarão 25% da população mundial, o total de pessoas mortas nos capítulos 6-16 de Apocalipse corresponde a 66% da população do planeta! Por incrível que pareça, os Illuminati também planejam a mesma redução de 65% na população! [Seminário 1, “America´s Leadership of the New World Order”].”
    https://www.espada.eti.br/n1797.asp

  8. Senhor Mario Sabino (Metrópoles) , estas a falar besteiras , pelo fato de que os EUA do nada expulsou a plataforma ” TIK TOK ” de seu território , alegando que o Tik Tok enviava informações pessoais de seus clientes para a Rússia , por isso usou a tal lei de segurança nacional privando um contingente muito superior de usuários de utiliza-lo, obrigando-os a migrarem para plataformas locais , muito inferiores que o ” TIK TOK ” , sendo que o Tik Tok conquistou a grande maioria dos jovens e crianças dos EUA , suplantando em muito as plataformas locais nacionais em clientela e aceitação , por isso os arautos do livre mercado , exigiram que os parlamentares locais , obrigasse que o Tik Tok fosse vendido para algum empresário local ou deixasse os EUA , portanto o que esta acontecendo no Brasil , é café pequeno frente ao que aconteceu com a plataforma social Tik Tok , com o agravante de que todo nosso sistema de telecomunicações fora totalmente entregues a estrangeiros , nos tornando seus reféns, graças as privatizações criminosas da era FHC e seus comparsas .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *