Barroso acha que liberdade de expressão não é “argumento sincero” de Elon Musk

Decisões de Moraes refletem sentimento coletivo do STF, diz Barroso à CNN |  CNN Brasil

Moraes é apoiado por todo os ministros, afirma Barroso

Luísa Martins e Basília Rodrigues
CNN Brasil

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, disse que o imbróglio envolvendo o funcionamento do X no Brasil “é muito simples” e que não há motivos para politizar a questão. “Uma empresa para funcionar no Brasil tem que ter um representante legal no país. Eles tiraram o representante legal, então não tinham condições de funcionar aqui. É simples assim”, afirmou Barroso, em entrevista exclusiva ao CNN Entrevistas, que vai ao ar neste sábado.

Segundo Barroso, o argumento da liberdade de expressão, citado frequentemente pelo bilionário Elon Musk, controlador do X, “não é sincero, nem verdadeiro”.

OUTROS PAÍSES – Barroso observou que o X não usa essa justificativa em outros países como a China, a Arábia Saudita e a Índia, onde cumpre normalmente as legislações locais. O ministro disse que o “post que foi a gota d’água” era de um foragido da Justiça brasileira convocando a população para ir à porta da casa de um delegado para hostilizá-lo. Segundo ele, isso não é liberdade de expressão: “É covardia, ilegalidade e incitação à violência.”

“Por trás do biombo da liberdade de expressão, você esconde um discurso de ódio altamente destrutivo das instituições”, aponta. “Do modo como se fala, parece que foram milhares de posts retirados, mas foram apenas alguns.”

Barroso disse que, como presidente da Corte e professor de Direito Constitucional, viaja muito para fora do país e se depara com percepções de que “haveria algum grau de autoritarismo no Brasil, o que é absolutamente impróprio”.

DEFESA DA DEMOCRACIA – “É preciso levar em conta tudo o que a gente enfrentou no Brasil – momentos como uma tentativa de atentado terrorista no aeroporto de Brasília, como o incêndio na sede da Polícia Federal”, relembra.

Sem citar nominalmente o ex-presidente Jair Bolsonaro, Barroso disse que, a partir de 2018, “as pessoas começaram a se sentir livres para ataques verbais e até ataques físicos” a ministros da Corte.

“A gente está lidando com marginais, e não pessoas que se manifestam livremente como têm todo o direito. Criou-se uma cultura de violência e de agressividade que não existia no Brasil e que mudou muito o patamar das relações. Precisamos voltar a um tempo de civilidade”.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
As declarações de Barroso necessitam de tradução simultânea. Comparar o Brasil com China, Índia e Arábia Saudita significa forçar a barra. O empresário Musk protestava justamente porque as leis brasileiras estavam sendo descumpridas por Moraes. No caso da Austrália, por exemplo, Musk protesta por que pretendem mudar a lei para culpar também a plataforma pelo que for publicado nos posts. Mal comparando, é como se um motorista bêbado atropelasse uma pessoa e o juiz condenasse também o fabricante do carro. A plataforma, por óbvio, só pode ser culpada se apoiar o texto criminosamente postado. Mas quem se interessa? (C.N.)

15 thoughts on “Barroso acha que liberdade de expressão não é “argumento sincero” de Elon Musk

  1. Fora da pauta.

    ATENÇÃO MORADOR DO HELL DE JANEIRO:

    SE VOCÊ POSSUI UM NISSAN KICKS NA COR PRATA, VENDA ESSE CARRO IMEDIATAMENTE.

    VOCÊ CORRE SÉRIO RISCO DE MORTE!

    Vejam a idiotice da ameba cláudio castro.

    Veja o vídeo e mande sugestões do que você faria se tiver um veículo desses.

    É inacreditável, mas é verdade!

    https://youtu.be/rY_P8_7Tz8g?si=l1f-bpuTAzgQ2IeM

    O assunto é seríssimo e precisa ser revisto pelas autoridades urgentemente.

    O que fazer, diante disto?

    Na verdade, todos os brasileiros que por ventura vierem para o Hell com um carro desse mesmo modelo e cor, correm risco de morte.

    O ASSUNTO É ASSUSTADOR!!!

    José Luis

    • Oi! José Luís! estava revendo uns arquivos antigos atrás de um assunto e dei de cara com uma troca de comentários entre a gente:

      F.Moreno9 de dezembro de 2020 at 18:25
      Gente, que está acontecendo, a sociedade, imprensa, oposição, Ministério Público…estão todos sedados, que complacência é essa, que tom moderado de crítica é esse que alguns ainda têm coragem de manifestar, coisas estranhas e suspeitas estão acontecendo aceleradamente, a ofensiva contra a China, a divulgação maciça da narrativa da Nova Ordem Mundial, a liquidação da Lava jato, o começo da limpeza dos ministérios para garantir uma maioria parlamentar submissa, o aceno aos sindicatos, naturalmente esquerdistas, a demissão da Coordenadora de Saúde Mental, a isenção fiscal para compra de armas estrangeiras, a política genocida e ditatorial da vacina, os discursos subversivos e anticonstitucionais nas formaturas militares, etc. e ninguém está assustado, só eu?
      Ninguém entende nada?
      responder
      Espectro9 de dezembro de 2020 at 20:50
      Sr. F. Moreno,
      Eu estou apavorado com os movimentos que o traste está fazendo.
      Parece que só nós, os participantes da TI é que percebem o perigo.
      Este FDP está muitíssimo mal intencionado.
      Como pode tão poucos perceberem?
      Repito, o Louco tem que ser apeado do poder pra ontem!!
      O risco de virarmos uma Venezuela verde e amarela, é iminente!
      Um forte abraço.
      JL.

  2. Dos traficantes supremos, este é o mais autoritário e se considera uma gazela iluminada. Foi ele quem planejou e iniciou todo esse processo de censura e perseguição dos seus adversários políticos. É mais perigoso do que o jagunço PCC (psicopata criminoso e carniceiro).

    • Posso lhe atender, A Liberdade de Expressão, hoje transformada em Liberdade Bom Brill, aquela de mil e uma utilidades, é a ferramenta que lhe permite inventar, mentir, fraudar, injuriar, difamar e ofender livre e impunemente, sem temor de crítica ou censura que seriam automaticamente classificadas de ditatoriais e coisa de comunas.

      • Essa face da Liberdade Bom Brill a Liberdade de Conspiração, foi a que o ministro Alexandre peitou e combateu com êxito, angariando assim milhões de inimigos mortais, hoje identificador como bolsonaristas golpistas. Eu sei que é dolorido, mas não fui eu que inventei, é a realidade pura.

  3. Hoje foi um dia marcante, além de ser ofendido gratuitamente, não sei se antipatia ou flerte, recebi, inesperadamente, um telefonema de um antigo e querido companheiro de TI, Antônio Fallavena, que junto com o saudoso, Francisco Bendl, Dr. Sidney, José Luís, Roberto Nascimento e outros tantos que a memória cansada não me permite nomear, labutaram e enriqueceram o eterno debate de ideias deste espaço.
    Fallavena, ainda ativo no seu métier político lá no Sul, enviou um fraterno abraço aos companheiros tribunários.

    • Em sua ativa e “ponti-ficada” multilateralidade, “ser-vis” arregimentados, para tanto alçados, vem sendo sistematicamente “extraídos do meio=derrubados=desmoralizados=mortos=assassinados”, após suas missões em etapas, terem sido realizadas à contento, quando não premiados invariavelmente pela impunidade, por “anistias e indenizações”, ora pois e porque: ”
      “G. – Você quer dizer que os maçons têm de morrer nas mãos da revolução que tem sido provocada com a sua cooperação?

      R. – Exatamente. Você ter formulado uma verdade que é velada por um grande segredo. Eu sou um pedreiro, você já sabia sobre isso. Não é assim? Bem, vou dizer-lhe este grande segredo, o que eles prometem divulgar para um pedreiro em um dos graus mais elevados, mas que não é revelado a ele, quer no 25, nem o 33, nem o 93, nem qualquer outro nível elevado de qualquer ritual. É claro que eu sei disso não como um maçom, mas como alguém que pertence a “Them” …

      G. – E o que é?

      R. – Toda organização maçônica tenta atingir e criar todos os pré-requisitos necessários para o triunfo da revolução comunista; este é o objectivo claro da maçonaria; é claro que tudo isso é feito sob vários pretextos; mas eles sempre escondem-se por trás de seu slogan agudos bem conhecido. (Liberdade, Igualdade, Fraternidade -. Transl) Você entende? Mas desde que a revolução comunista tem em mente a liquidação, como uma classe, de toda a burguesia, a destruição física de todos os governantes políticos burgueses, segue-se que o verdadeiro segredo da alvenaria é o suicídio de maçonaria como uma organização, e o suicídio físico de cada maçon mais importante. Você pode, é claro, entender que tal um fim, que está sendo preparado para cada pedreiro, merece plenamente o sigilo, decorativo e a inclusão de mais uma série whoie de segredos, com vista a esconder o real. Se um dia você vier a estar presente em alguma revolução futuro, então não perca a oportunidade de observar os gestos de surpresa e a expressão de estupidez no rosto de algum maçom no momento em que ele percebe que ele deve morrer nas mãos do revolucionários. Como ele grita e quer que se deve valorizar seus serviços para a revolução! É uma visão em que se pode morrer … mas de riso.

      G. – E você ainda nega a estupidez inata da “burguesia”?

      R. – Eu nego-o na burguesia como classe, mas não em determinados sectores. A existência de manicômios não prova loucura universal. A Maçonaria é também um hospício, mas em liberdade.” “Conti-nua-e-crua”, em: “Os apátridas e fraternos inimigos.”

  4. Que bacana!
    Que alegria, Sr. Moreno!

    Como é bom poder trocar idéias e comentários de forma civilizada.
    Temos uma mesma linha de pensamento e isso é gratificante.
    Nos ajuda a entender que nós não estamos loucos!
    Que os loucos, são eles, o Sr. sabe muito bem quem são essas pessoas que estão aqui só pra conspirar contra a democracia.

    Agora o negócio é a tal liberdade de expressão.

    Com esse mote, eu sei muito bem o que eles querem, que em tradução simultânea, quer dizer: LIBERDADE DE CONSPIRAÇÃO!

    Tradução simultânea é magistralmente utilizada pelo Sr. Carlos Newton. É um ótimo recurso pra explicar pra essa gente louca, que a democracia doente na qual vivemos neste momento, é melhor que qualquer ditadura saudável.

    Ainda há alguns tributários que tem juízo, estamos em minoria, mas eles perderam e não se conformam.

    Agora, o maior herói deles é um pirata mercenário. Um gringo que resolveu meter o bedelho na nossa soberania nacional.

    O cara quis nos atropelar e se deu mal.

    Claro que nós não aceitamos muitas coisas do STF, mas quando o assunto é GOLPE DE ESTADO, estou com eles é não abro.

    Não vai ser meia dúzia de trombadinhas cariocas liderados por un patriarca patife, insano e também desonesto, que aliados a alguns militares sem cabeça e sem escrúpulos, vão nos subjugar.

    O mais inacreditável é que eles pensam que uma ditadura é solução do país.

    Repito, batemos na trave e quase viramos uma venezuela verde e amarela.
    Que sufoco passamos, Deus nos livre!

    Mas temos que ficar atentos e alertas, porque eles querem fundar um micropaís, ou um mini Estado, (um paiseco próspero dentro de um outro miserável) só pra eles, tipo um clubinho, um Principado ditador, como nas republiquetas africanas, que evidentemente, nós pagaríamos o pato e as contas dos reizinhos ditadores.

    Um forte abraço,
    José Luis

    P.S. Hoje foi um dia marcante, além de ser ofendido gratuitamente, não sei se antipatia ou flerte, recebi, inesperadamente, um telefonema de um antigo e querido companheiro de TI, Antônio Fallavena, que junto com o saudoso, Francisco Bendl, Dr. Sidney, José Luís, Roberto Nascimento e outros tantos que a memória cansada não me permite nomear, labutaram e enriqueceram o eterno debate de ideias deste espaço.
    Fallavena, ainda ativo no seu métier político lá no Sul, enviou um fraterno abraço aos companheiros tribunários.

    Faltou o grande Armando, com suas tiradas magistrais e com um excelente bom humor.
    Ele sempre enriquece a TI, e nos traz à baila assuntos relevantes e diversos de suma importância.
    O Sr. Carlos Newton às vezes pública os assuntos que o Sr. Armando sempre repassa pra TI.

    O Enorme Chicão Bendl, faz falta no meu coração, um homem íntegro e uma pessoa espetacular.
    Que saudades do Chicão!
    🙏🙏🙏

    Deixo um fraterno abraço pro nosso amigo Fallavena!
    JL

    • Valeu, José Luís, realmente saudade daquele tempo quando pessoas realmente esclarecidas e bem intencionadas debatiam a forma de melhorar a vida do país, donos da verdade sempre houve, mas sem a doentia agressividade e ódio doentio que certos indivíduos fazem questão de exibir como se troféu de macheza e valentia fosse, mas enfim, como dizia Ibrahim Sued “os cães ladram e a caravana passa”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *