Autocratas de diferentes países se ajudam como se fossem associados

A imagem ilustra quatro líderes políticos (de Irã, China, Venezuela e Rússia) sentados ao redor de uma mesa redonda. À esquerda, um homem com barba e turbante preto. Ao lado dele, um homem de terno escuro e gravata vermelha. No centro, um homem com um terno azul e uma expressão de determinação, levantando o punho. À direita, um homem com cabelo claro e terno escuro. Ao fundo, um gráfico com linhas coloridas e as palavras 'fake news', 'vigilância' e 'controle'.

Ilustração de Annette Schwartsman (Folha)

Hélio  Schwartsman
Folha

Não é que exista uma sala do mal, onde tiranos inspirados em vilões de filmes de James Bond se reúnem para conspirar contra o mundo livre, mas líderes autocratas estão se organizando e colaborando uns com os outros num modelo próximo do de aglomerados empresariais. Essa é a tese de “Autocracia S.A.”, de Anne Applebaum.

O que une os autocratas contemporâneos não é um projeto ideológico. Não haveria como juntar num plano coerente de ideias o nacionalismo russo, o comunismo de mercado chinês, a teocracia iraniana e o bolivarianismo venezuelano.

INTERESSES COMUNS – Mas todos eles (e vários outros) têm interesses pragmáticos comuns em encontrar meios de evitar sanções e reprimendas do Ocidente, aprimorar sistemas de vigilância e repressão interna e enfraquecer regimes que possam fazer-lhes oposição.

Segundo Applebaum, essa autocracia S.A. já é uma realidade. E, em grande parte, por culpa do Ocidente, que errou ao menos duas vezes. Em primeiro lugar, acreditou, ingenuamente, que bastaria expor países como Rússia e China à economia de mercado para que se tornassem democracias.

Em segundo, não criou um ambiente de negócios e que impeça lavagem de dinheiro e a evasão de sanções, privando-se das armas que teria para enfrentar tiranos e cleptocratas.

MUITOS GANHAM – Em tese seria possível fazê-lo, mas não são poucos os atores ocidentais que ganham com a prática. A autora, que fez extensa pesquisa, mostra vários desses esquemas, dando nomes aos bois.

De modo análogo, ela faz críticas pesadas à tibieza do Ocidente na regulação de fake news e da inteligência artificial. É por meio delas que países como a Rússia interferem em eleições e estimulam o crescimento de grupos hostis à democracia.

Chama também a atenção a evolução do pensamento de Applebaum. Ela era uma autora conservadora que mantinha vínculos com políticos de direita. Continua conservadora, mas afastou-se de várias figuras da direita, que deixaram de se importar com a deterioração de democracias. Em alguns momentos, sua pauta em favor de maior regulação se aproxima da agenda de grupos de esquerda.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOGUm livro notável, que explica muita coisa que acontece no mundo, inclusive a transformação do Brics em bloco das ditaduras. A resenha de Schwartsman, em poucas linhas, é um primor, e a ilustração de Annette, idem. (C.N.)

16 thoughts on “Autocratas de diferentes países se ajudam como se fossem associados

  1. Restabelecendo a verdade dos fatos

    Não foi Lula que vetou a entrada da Venezuela de Maduro no Brics, foi Bolsonaro, durante o seu governo.

    O Itamaraty, liderado pelo embaixador Eduardo Paes Saboia, apenas manteve o veto que Bolsonaro impôs à Venezuela, à época, impedindo a entrada do país do ditador Maduro na organização.

    O Itamaraty teria decidido manter o veto de Bolsonaro à revelia de Lula que, não tendo outra saída, teve que ‘assumir’ (vamos dizer assim) a decisão, para não mostrar ainda mais a sua já frequente fraqueza dentro do seu próprio governo.

    Na verdade, Lula já não apitaria em muitas decisões do governo, e estaria ele próprio, no Palácio, sendo ‘governado’ pela Janja e ‘Stuckinha’, o fotógrafo Ricardo Stuckert.

    Acorda, Brasil!

    https://www.poder360.com.br/poder-internacional/venezuela-critica-veto-a-entrada-no-brics-e-compara-lula-a-bolsonaro/

    • que bacana, então Bolsonaro segurou o Lula e forçou o mesmo a vetar

      só creio que cada qual deve assumir as suas falas, não adianta uma “persona non grata” querer culpar outros pelas falas e ações realizadas pelo mesmo

      assim como então deve ser culpa de Bolsonaro o aumento das queimadas ocorridos no mandato do Sr Lula

      obviamente que olhando assim, tu tem toda a razão, afinal quando não é possível defender o indefensável, impõem-se a culpa no adversário

  2. 0 Jornalista Canadense, radicado no Japão, Benjamin:
    Fulford, dá as tintas, em:
    https://www.oevento.pt/category/benjamin-fulford-portugues/
    PS. Ouso deduzir, que no decorrer de décadas USA teve como propósito a entrega gradativa das rédeas, à tais grupos pretensamente antagônicos, visando o jogo sujo que será empreendido via mundial morticínio pela maré vermelha, que omissivamente avança em todo o mundo, ENRUSTIDAMENTE. sob o comando da “Máfia Khazariana”, haja visto a índole dos tidos para tanto alçados, “Reis da Terra”! Impossível, pensar diferente!!!
    Receberam ordens para cumprir e cumprirão, sem ENCAGAÇADOS obstáculos!

    • Quanto aos 4 da foto: Como os demais alçados pelo mundo, esses não fogem à regra estipulada por Albert Pike e agem segundo sopros de seus mestres que por sua vez os recebem da tida Máfia Khazariana, àquela que desdenha e não admite patriotismo de seus estatutários vassalos.

  3. Restabelecendo a verdade dos fatos

    Não foi Lula que vetou a entrada da Venezuela de Maduro no Brics, foi Bolsonaro, durante o seu governo.

    O Itamaraty, liderado pelo embaixador Eduardo Paes Saboia, apenas manteve agora o veto que Bolsonaro impôs à Venezuela, à época, impedindo a entrada do país do ditador Maduro na organização.

    O Itamaraty teria decidido manter o veto de Bolsonaro à ‘revelia’ de Lula que, não tendo outra saída, teve que ‘assumir’ (vamos dizer assim) a decisão, para não mostrar ainda mais a sua já frequente fraqueza dentro do seu próprio governo.

    Na verdade, Lula já não estaria apitando em muitas decisões do governo, e estaria ele próprio, no Palácio, sendo ‘governado’ pela Janja e ‘Stuckinha’, ou seja, o fotógrafo Ricardo Stuckert.

    Acorda, Brasil!

    https://www.poder360.com.br/poder-internacional/venezuela-critica-veto-a-entrada-no-brics-e-compara-lula-a-bolsonaro/

  4. Este é um dos mistérios pouquíssimos ou nada explorados no Brasil.

    Como Lula deu uma guinada destas em relação aos seus amigos e irmãos de sangue Nicarágua e Venezuela em poucos dias?

    Arrependimento, crise de consciência, rasgo de lucidez, pragmatismo internacional com certeza não, pois estas coisas não existem no mundo e dicionários petistas.

    Como é possível esta mudança, radical( por enquanto) de um arrastador compulsivo que passou os ultimos2 anos pregando a união dos excluídos, o enfretamento hostil e amplo aos EUA e Ocidente e de uma hora para outra, abandona suas ideias e seus parceiros e se encolhe?

    Este turbilhão foi o que provocou a divina, providencial e salvadora queda ou a opção radical inédita é que provocou um turbilhão e a consequente queda ( no banheiro e nas ideias “ progressistas” ) ?

    Manobra de fuga que evitou o constrangimento físico de enfrentar maduro e Putin e os abandonar com altivez inédita?

    A tese de independência do Itamaraty para mim nao tem força para esta mudança, embora Lula tenha demonstrado na pratica, nenhuma força ou disposição ou capacidade para enfrentar corporações em assuntos fundamentais como o Ibama na exploração do petróleo,.

    Se isto for verdade, está aberto o caminho para o fim do governo salvador de Lula, pois os urubus sentem o cheior de carniça e cada corporação ou grupo de pressaõ , irá se lança r com avidez a devorar o cadaver e assumir maiores espaços e privilégios.

    Para mim a grande indagação?

    Quem e o que mudou Lula e o PT nesta questão crucial para o vital enfrentamento ocidente x forças do mal?

    Mudou ou foi mudado?

    Caiu ou foi caído?

        • Foro de São Paulo

          O Foro de São Paulo, conforme diz Olavo de Carvalho, foi financiado por
          mega-capitalistas, ( Fundação Rockfeller e outros) para manter vivo o
          comunismo disfarçado de socialismo. Para um futuro governo mundial,
          governado pelos mega-capitalistas,o comunismo disfarçado de socialismo,
          será útil e deverão conviver juntos. Vimos lá o Lula falando da Nova Ordem,
          com muita confiança, parecendo sempre que não sabe de nada, de onde
          vem o dinheiro,etc .Os grandes capitalistas não querem matar totalmente
          o comunismo, este deve crescer até certo ponto e não mais que isso. É como
          a nossa flora intestinal, (desculpe a comparação) precisamos dela para viver.
          Financiar ONGs, MST, Feiras Internacionais Solidárias, etc.e outros órgãos,
          tudo isto tem um propósito. A totalidade da população desconhece a razão disto.
          A América Latina está predestinada a ser um reduto socialista, na visão dos
          grandes capitalistas e socialistas, pois lá na Europa não deu muito certo.

          Darci Brondani Metalúrgico

          • ATLAS DO BRASIL – KIM PAIM….
            1983 – Relatório do SNI … diz :
            A Cúpula do PT queria que o 9 dedos voltasse a trabalhar como metalúrgico na fábrica , para dar engajamento com os “colegas” , mas ele preferiu DERRUBAR A CÚPULA , do que voltar a trabalhar.
            1978 – Relatório do SNI
            FHC é o centro de gravitação da Esquerda e o 9 dedos apoia, até financeiramente .
            PT é filho do PST ( Partido Socialista dos Trabalhadores)
            1980 – Convergência Socialista
            O Projeto político que a burocracia lulista procura na melhor das hipóteses é oportunista e provavelmente um Partido Operário da BURGUESIA ( como foi o PTB de Getúlio Vargas que beneficiava as elites e cometia ERROS MONSTRUOSOS como o fim do despejo legal e impedir a POUPANÇA DA CLASSE MÉDIA , que era comprar outro imóvel para alugar para complementar a renda do IDOSO DOENTE)
            O Partido esquerdista-burguês é ANTAGÔNICAMENTE ao projeto projeto político revolucionário. Contudo na confusão ideológica se cozinha do PT que ocupará o discurso dos trabalhadores e SENTA NO COLO DA BURGUESIA LIBERAL .
            1989 – Partido Alemão SPD paga todas as despesas de viagens e hospedagem de 9 dedos no exterior. Por considerar apoiar um governo “democrático ” no Brasil que troque DÍVIDAS POR TERRITÓRIO .
            1989 – 9 dedos vai a Nova York se encontrar com PETER BELL
            no Council of Americas para receber recursos financeiros dos mesmos grupos que financiaram FHC em 1969 para fundar o Centro de Analise e Pesquisa ( grupo de doutrinação da esquerda liberal que criou o plano de governo do MDB ) . Financiador : Fundação Rockfeller
            1994 – Uma falsa polarização é INTERESSE das Oligarquias Internacionais para manter o Brasil preso como um animal cevado que em momento oportuno será CONSUMIDO por seu dono estrangeiro. A Instituição DIALOGO AMERICANO tem como membros FHC e 9 dedos desde sua fundação e tem como objetivos :
            1- Legalização das drogas
            2 – Redução e reorientação das FA
            3- Promoção da Divisão territorial com a demarcação de terras indígenas
            4- Promoção da Preservação das florestas , até segunda ordem,
            5- Relativizar a Soberania Nacional.
            2023 – QUEM QUE TU ACHA QUE ESTÁ SOCANDO ISSO NO BRASIL
            PSDB E PT , faz 40 ANOS que a CATERVA INTERNACIONAL aguarda que entreguem o BRASIL MANSO, RICO E ADESTRADO na mão deles .
            E é ISSO QUE A GENTALHA DO GOVERNO quer fazer conosco.
            CHEGA de RASTEJAR por causa dos canalhas , ESG NUNCA.

          • Helder Araujo.
            “Década de 70, o neoliberalismo, fortalecido pela Escola de Chicago, já substituia o “bem-estar-social”, na Europa; nos 80, o movimento já fora cooptado pela elite financeira norte-americana, através das poderosas ONGs criadas pelos Rockfeller (Comissão Trilateral, Diálogo Interamericano etc); nos anos 90, partiu para o domínio do mundo todo, começando pelos “ex-países” da ex-URSS, em especial, um celeiro gigante chamado Ucrânia…
            De lá para cá, suas ONGs dominaram boa parte das soberanias nacionais, via guerras coloridas, híbridas, jurídicas e midiáticas, causando grande desindustrialização e desmoralização, contavam agora com a total colaboração de boa parte das sociedades, através de suas redes sociais.
            A natureza do neoliberalismo é tecnocrática, transumana, eugenista, darwinista e financista, em suma, é a apoteose da “ciência” iluminista. Sua meta principal é demográfica, o ‘povo eleito’, na sua ‘terra prometida’, deve reinar sobre, no máximo, 500 milhões de terráqueos, quando então, sua nova ordem mundial será deflagrada.
            É assim. Quem duvida ou nega trabalha para isso daí, sem saber.”

  5. Duarte, quanto a ‘urubus sentirem o cheiro de carniça e cada corporação ou grupo de pressão (…) assumir maiores espaços e privilégios’, já estaria ocorrendo:

    Banqueiros, por exemplo, saíram eufóricos da reunião com Lula sobre cortes de gastos do orçamento, no dia 16/10. O presidente certamente lhes garantiu que não haverá cortes nas estratosféricas despesas da União com juros e encargos da dívida – empréstimos e financiamentos do governo – com bancos.

    E no dia 1/11, o que o presidente do Bradesco falou sobre corte de gastos de Lula: ‘Chegou a hora, estão dizendo e vão fazer’:

    https://www.estadao.com.br/economia/presidente-do-bradesco-sobre-corte-de-gastos-por-lula-chegou-a-hora-estao-dizendo-e-vao-fazer/

    Lara, com alegres banqueiros ‘administrando’ o orçamento da União, para garantirem o recebimento do seu, os cortes de gastos do governo recairão sobre quem? Sobre os mais fracos?

  6. “INOCENTES, SABEM DE NADA”, como sacralizado pelo espirituoso compadre Washington. Quanto ao resto não posso dizer e nem garantir nada, mas quanto ao Jinping e ao Putin, aposto que são dois caras do bem, da minha geração, 52 (72 anos de idade cada um), que, salvo exceções, produziu só gente fina, que veio ao mundo para torná-lo um lugar melhor, para todos e todas, basta ver as transformações que já conseguiram fazer em seus respectivos países assim que chegaram ao poder, de modo que juntos com o Loriaga Leão do Brasil, com o megaprojeto novo e alternativo de política e de nação, perfazem o Trio Esperança dos sues respectivos países e o tripé das mudanças de verdade, sérias, estruturais e profundas que a Humanidade tanto necessita há séculos, Jinping com a China reinventada e o Putin tb fazendo das tripas coração para fazer a Rússia tb evoluir no sentido do bem comum do seu povo e da Humanidade, ambas, Rússia e China, rompendo com o velho comunismo puro sangue, que, feliz ou infelizmente, perdeu para o capitalismo a corrida desenvolvimentista, fato admitido por ambos com o Putin fazendo o possível e o impossível para impedir o assédio destrutivo de Tio Sam contra a Rússia não obstante a caríssima destruição da União Soviética por Tio Sam que agora segue fazendo de tudo para destruir a própria Rússia plantando em seu quintal, Ucrânia, a famigerada OTAN, via Zelensky, com a reação enérgica e heroica da Rússia que segue defendendo a sua própria existência, valendo da tática futebolística segundo a qual o ataque é a melhor forma de defesa, sendo tão certo quanto dois mais dois são quatro que o TRIO ESPERANÇA DA HUMANIDADE, que concluir o curso com nota dez na escolinha que Tio Sam levou pau, não aceitará nunca a plutocracia norte-americana putrefata, com jeitão de cleptocracia e ares fétidos de bandidocracia, devorada pelo dinossauro Trump, como democracia de verdade, porque não é, daí a possibilidade de com a formação do novo Tripé mundial chegar à Democracia de Verdade, Direta, com Meritocracia, que supera a farsa norte-americana e deixa Tio Sam pelado em praça pública, na obrigação de tb evoluir e se juntar conosco para formarmos o Quarteto da Esperança do novo mundo civilizado, para o bem da Humanidade. http://www.tribunadainternet.com.br/2024/11/04/autocratas-de-diferentes-paises-se-ajudam-como-se-fossem-associados/#comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *