Eliane Cantanhêde
Estadão
Apesar de generais, coronéis e capitães estarem no centro do inquérito do golpe de Estado, o atual comando legalista do Exército lidera dois movimentos das Forças Armadas junto ao presidente Lula. Um para defender o indefensável: anistia dos golpistas, para “zerar o jogo” e “desanuviar o ambiente político”. Outro para aliviar a cota militar no corte de gastos. Esses “pedidos” são para valer, ou só encenação para agradar às tropas?
O ministro da Defesa, José Múcio, e os três comandantes militares – general Tomás Paiva (Exército), almirante Marcos Olsen (Marinha) e brigadeiro Marcelo Damasceno (Aeronáutica) – se reuniram com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva neste sábado, 30. Nenhum dos dois pedidos faz sentido, e não só porque as Forças Armadas não estão no seu melhor momento, após o apoio além do institucional ao ex-presidente Jair Bolsonaro e a inclusão (até agora) de 25 militares, seis deles generais, entre os 37 indiciados por um golpe com detalhes sórdidos.
PASSAR PANINHO? – Como “zerar o jogo”, anistiando quem desonrou a farda e participou de minutas de decretos, cronogramas, slogans, fake news e ações para um golpe e até de planos para assassinar o presidente eleito, seu vice e um ministro do Supremo, então presidente TSE? Nada poderia ser mais desastroso para o Brasil, particularmente para as Forças Armadas, do que passar pano.
Uma anistia a criminosos desse naipe seria “abrir a porteira” dos quartéis, multiplicar o erro histórico do Exército ao fechar os olhos para a transgressão do general Eduardo Pazuello ao subir num palanque de Bolsonaro e incinerar os princípios basilares de ordem, disciplina e patriotismo.
Bolsonaro provocar Lula e Alexandre de Moraes para decretarem (a sua) anistia, vá lá. Bolsonaro é Bolsonaro, capaz de qualquer absurdo e apontado como mandante de um golpe para instalar uma ditadura militar. Mas oficiais legalistas, sérios, respeitáveis, que entram de queixo erguido para a história, pedirem anistia para bandidos por corporativismo?
PARTE NO LATIFÚNDIO – Também não faz sentido as FA quererem rever a parte que lhes cabe no latifúndio do corte de gastos. O argumento é que, por exemplo, criar idade mínima de 55 anos para a reserva remunerada e acabar com a “morte ficta” (o sujeito expulso é dada como “morto”, e mantém a pensão integral para a família) desgastariam os comandos junto às suas tropas para uma economia mínima do Tesouro.
Bem, se a economia é pequena, a perda dos militares também é. E por que livrar só as FA, se o salário mínimo, abono salarial, BPC, cultura, saúde, educação, supersalários nos Três Poderes e, mais adiante, as maiores rendas privadas estão na mira da tesoura?
Todos têm de contribuir para o equilíbrio fiscal e, no caso dos militares, até mais por simbologia e exemplo do que por economia. O bônus para a imagem é melhor do que o ônus em certos bolsos. Tomara que os “pedidos” sejam só encenação para o “público interno”.
Câncer, Aids e Tuberculose: veja as doenças que Lula e Haddad querem taxar no IR
https://diariodopoder.com.br/brasil-e-regioes/e05-brasil/cancer-aids-e-tuberculose-veja-as-doencas-que-haddad-quer-taxar-no-ir
Extrema crueldade do governo Lula
Pacote Malddad taxa quem tem doença terminal
O pacote anunciado pelo ministro da Fazenda, inclui medidas cruéis como extinguir a isenção do imposto de renda sobre a aposentadoria ou pensão de portadores de doenças graves.
Fonte: Diário do Poder, 29/11/2024 0:01 Por Cláudio Humberto
oportuna a introspecção; entanto o assunto diz respeito aos melancias maduros que foram indiciados e os que estão em via de maturação para pedirem anistia… vôte!
O stf anistiou loola e caterva. Só para lembrar.
Nessa situação apresentada,no texto acima.
Curiosidade,como ficaria delegado/promotor-procurador MP,o Senhor Doutor Min.do STF,Alexandre de Morais.
Mais conhecido 3 em um.
Trata-se de uma projeção da “grande idéia”, alçar, o suprassumo “Homem do Pecado”, determinada à TODOS os LOCUPLETOS para tanto alçados e nada mais que SERVOS, nos “protocolos da chefia khazariana”(banca), demonstrados em seus agendados 24 Capítulos, conforme:
https://www.islam-radio.net/protocols/indexpo.htm
PS. Barba, o sabotador, levando o Brasil para humilhante bancarrota e dependência de seus “patrões”. Quem permanecerá com eles e seus apátridas e sabotadores planos?