Militares são antipetistas e querem parar as investigações

Charge do Zé Dassilva: Enquanto isso, nos quartéis... - NSC Total

Charge do Zé Dassilva (NSC Total)

Carlos Newton

A política brasileira está cada vez mais esquisita e surrealista. Até agora não foi entendido o que realmente pretendiam os comandantes militares, quando foram incomodar o presidente Lula da Silva no Palácio da Alvorada, no último dia 30, um sábado.

A jornalista Eliane Cantanhêde, do Estadão, publicou que na reunião os chefes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica, acompanhados pelo ministro da Defesa, José Múcio, pediram que Lula defendesse a anistia aos golpistas, uma informação importantíssima, com absoluta exclusividade e enorme repercussão.

E O MOTIVO? – A colunista do Estadão deu a notícia secamente, sem especular as razões que levaram os militares a tomar essa posição num fim de semana, fora da agenda presidencial. A informação teve forte reação na mídia e nas redes sociais, causando sobretudo estranheza, ninguém sabe por que os chefes militares estão agindo assim.

Cabe, portanto, uma tradução simultânea. E a explicação principal é de que as Forças Armadas querem mesmo é parar as investigações. Se prosseguirem, logo ficará claro que a quase totalidade dos oficiais da ativa e da reserva suportam Lula com enorme contrariedade.

Como se sabem, eles aceitaram a contragosto que o criador do PT tenha sido libertado por uma jogada do Supremo, que para tanto transformou o Brasil no único país da ONU (são 193) que não prende criminosos após condenação em tribunal.

E TEM MAIS – Os militares também jamais concordaram com a decisão do STF que anulou as condenações de Lula na Lava Jato, incluindo até a sentença proferida pela juíza Gabriela Hardt no caso do Sítio de Atibaia, que nada tinha a ver com erros atribuídos ao juiz Sérgio Moro na força-tarefa da operação. Ou sejam, foram decisões tomadas fora da lei pelos ministros.

Aliás, esse sentimento de repúdio a Lula sempre foi consenso entre os militares. Assim, se as investigações prosseguirem, essa situação logo virá a público e ficará claro que praticamente todos os oficiais das três Armas aceitavam o golpe, desde que houvesse algum indício de fraude nas urnas eletrônicas ou na apuração.

Como o governo Bolsonaro e o PL não conseguiram provar qualquer fraude, os oficiais superiores então caíram na real e os Altos-Comandos do Exército e da Aeronáutica refluíram para uma posição legalista, enquanto apenas a Marinha insistia na aventura.

VERSÃO IDEAL – Portanto, para as Forças Armadas, o ideal é que prevaleça a narrativa hoje em vigor, de que havia apenas alguns oficiais conspiradores, que foram em boa hora travados pela maioria legalista.

Mas no fundo todos sabem que essa versão é uma balela diante o apoio ostensivo das Forças Armadas aos acampamentos bolsonaristas, algo jamais visto e até considerado inimaginável.

Assim, se as investigações prosseguirem, se houver delações e se militares forem condenados por participar de uma trama que era objetivo comum, vai ser impossível esconder o sentimento antipetista dos militares. É justamente por isso que eles estão interessados na aprovação da anistia.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOGAnalisando-se a situação sob esse ponto de vista, talvez seja até melhor aprovar logo a anistia e ir cuidar da vida. Afinal, a quem interessa essa discussão interminável sobre um golpe que ia ocorrer, mas nunca existiu… (C.N.)

17 thoughts on “Militares são antipetistas e querem parar as investigações

  1. Dólar atinge recorde histórico de R$ 6,08 em semana marcada por espera do Copom
    Moeda americana encerrou esta segunda-feira (9) em alta de 0,18%

    Bora, dolinha, arrebenta com o Quadrilhão Comuna Refinado…

  2. Prezado CN,gostaria que fizesse,uma avaliação do Delegado, Promotor,Jurista,senhor Alexandre de Moraes.

    Crise está instalada,faz,tempo.
    Como fica a situação do Xandão.

    Será exilado ???
    Terá aposentadoria compulsória??
    Etc…
    Faço essas perguntas extrema pois, até agora, não houve avaliação do quadro todo.

    PS: houve alguma resposta,mas, abobrinha.
    Tipo: comunista fascista,abogado do PCC etc…

  3. Convenhamos: Explique o diálogo de Romero Jucá e Sergio Machado e os sequênciais eventos Dilma, Temer, Zawaski, Moraes e o destrambelhado RESTO, resultante de tudo isso, que foi meticulosa e blindadamente realizado para o que?
    ESTANCAR A SANGRIA, transferindo à incautos BOIS DE PIRANHAS covardes e criminosas transferências de responsabilidafes, que o MUNDO TODO sabe que existiu!
    Adendos DESLEMBRADOS E BLINDADOS, em:
    https://youtu.be/L9wPZ08BkaI?si=mm7MnjqVTGHgXHr1

  4. Concordo plenamente com o editor, ele captou o clima.
    Eu também tenho aversão ao PT.
    Eu abomino mentirosos contumazes, não suporto suas narrativas, elas tentam me passar o atestado de trouxa, otário, zé mané.

  5. Importante destacar, essa tragédia, que vive o Brasil, hoje e sempre.
    Militares se articulando para a tomada do Poder, através de Golpes de Estado.
    Em 1964 não gostavam de João Goulart e agora não gostam to Lula ,mas, gostavam de Bolsonaro.

    Reclamam do ministro Alexandre de Morais, no entanto, quando estão no comando, não abrem espaço para o contraditório, ampla defesa e recursos até a última instância. Prendem sem provas, torturam até a morte para obterem informações.
    Se transformam em Executivo, Judiciário e Legislativo ao mesmo tempo. Os senhores da guerra, donos da verdade absoluta, decidem quem vive e quem morre.

    As Ditaduras enfraquecem a nação e dividem os territórios em milícias fortemente armadas, abastecidas pelos países interessados na riqueza do território brasileiro. Os militares legalistas, sabem do perigo de uma intentona armada, principalmente comandada por coronéis truculentos, que não respeitam a hierarquia, a disciplina e a vontade da soberania popular.

    Expõe a nação, ao perigo da dissolução da unidade nacional. E o exemplo de dias atrás, na Síria é tão poderoso, que deveria ser estudado nas Academias Militares. Cinquenta e quatro anos de uma Ditadura sanguinária comandada pelo genocida Bashar Al Assad, caiu em menos de uma semana. Os rebeldes jihadistas assumiram o Poder ao tomaram a capital Damasco. Entretanto, o território da Síria já está dividido entre grupos fortemente armados, incluindo os curdos e o chamado Exército de Unidade Nacional. Qual desses grupos vai compor com os novos ditadores,?
    A Síria está condenada a viver o mesmo drama da Líbia, dividida entre três grupos de milícias fortemente armadas, após a intervenção de países da Europa comandadas pelos EUA, que destruíram toda a infraestrutura do país, para tirar Kaddafi do Poder e matar o ditador escondido numa tubulação no deserto líbio a caminho do Sudão.

    Enfim, em uma Ditadura, todos sabem como começa, mas, ninguém imagina como termina. Geralmente o resultado é uma tragédia. Os exemplos não param de crescer:
    Unidos Soviética,
    Líbia,
    Síria
    Só para ficar nesses três exemplos recentes.

    Para terminar, com Anistia ou sem Anistia, a ameaça de Golpe no Brasil não vai parar.
    Juscelino concedeu anistia dos Militares inconformados com sua posse em 1955, movimentos de Aragarças e Jacareacanga. Menos de 10 anos depois, veio o Golpe de 1964.

    Falam muito em Pátria, Família e Liberdade, mas, no fundo e na forma, estão todos se lixando para o Brasil.

  6. Mas porque esses ” patifes ” não impediram ainda no nascedouro ” a decisão do STF de anular as condenações de Lula na Lava Jato , reabilitando-o politicamente , ao invés dos militares discordarem quando tinham ” a faca e o queijo ” nas mãos para impedirem essa trama contra o Brasil de alguns juízes de STF , e agora ficam de birra agindo como moleques .

  7. Fico cada vez mais admirado da riqueza de opiniões, críticas, ataques e ofensas que fazem parte do dia a dia das redes sociais e até deste iluminado espaço e acaba germinando na mente cansada deste velho bobo aquela questãozinha que não quer calar “e de aí, qual a solução?”
    Procuro, procuro e não acho resposta, talvez um outro questionamento “o que fazer com o ministro Alexandre?”
    Essa eu me atreveria a responder, tirem as medidas e encomendem uma estátua de seis metros para colocar na Praça dos Três Poderes.

  8. Lamentamos tudo o que assistimos nessa politicagem imunda de todos os dias. A promiscuidade entre poderes corrói a democracia e a sua representatividade popular.

    Se o político que está no poder executivo tem problemas e provou isso ao ser amplamente condenado em instâncias colegiadas, o judiciário os tem em demasia quando seus membros pensam e buscam tutelar e administrar o país, tudo sem um voto sequer do eleitor brasileiro. Onze problemas e suas decisões monocráticas que envergonham o país e aqueles que ainda esquentaram os miolos procurando dissecar teorias fundamentais do direito.

    Estamos todos muito cansados dessa patifaria. O principal político que preside o país vomita que: “Narrativas, mesmo que mentirosas, valem mais do que verdades”. Isso dito às claras, diante de um Congresso Nacional omisso, canalha e uma imprensa amestrada que perdeu o rumo da história.
    O editor de Tribuna da Internet, concluiu de modo objetivo essa patifaria: “Analisando-se a situação sob esse ponto de vista, talvez seja até melhor aprovar logo a anistia e ir cuidar da vida. Afinal, a quem interessa essa discussão interminável sobre um golpe que ia ocorrer, mas nunca existiu…”

    Tudo enlameado e políticos chafurdando numa situação eterna que a cada dia aumenta (piora) mais, como no “cordão dos puxa-sacos” daquela famosa marchinha de carnaval. Tudo aumenta: preços dos alimentos, combustíveis, cara de pau, roubalheira… Tudo o que prejudica e não presta.

    Em tempo: afastando-me desse interminável imbróglio político, rendo, aqui, homenagens ao advogado criminalista Raul Livino. Ele apareceu neste importante espaço, sob o signo da liberdade, numa questão envolvendo militar e delação premiada. Fui seu aluno no CEUB, em Brasília. Sim, CEUB que hoje atende por UniCEUB. Suas aulas, misturando direito penal, sociologia e filosofia encantavam os alunos.

  9. Putis grilo… a múmia reacionária(o editor), defende a inocencia da caterva do golpe fracassado!
    Que BELZEBÚ … tenha pena de tua alma tóxica….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *