Weslley Galzo
Estadão
O subprocurador-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), Lucas Furtado, apresentou nesta quinta-feira, dia 9, uma representação na qual pede que seja investigada a concessão de benefícios e vantagens remuneratórios – os chamados penduricalhos – a juízes, ministros e desembargadores em valores acima do teto salarial do funcionalismo público.
O documento expõe uma série de manobras recentes de tribunais para ampliar os vencimentos dos magistrados por meio da aprovação da conversão de verbas remuneratórias, que devem respeitar o teto constitucional, em valores indenizatórios que fogem dessa regra.
FARRA DO BOI – O Estadão mostrou, no início deste mês, que benefícios como o quinquênio (adicional por tempo de serviço), as licenças compensatórias, a gratificação por acúmulo de função e a licença-prêmio, pagos de uma só vez, podem gerar um adicional equivalente a R$ 220 mil ao salário de um juiz que ganha R$ 39 mil.
Esse cenário mostrado pelo Estadão, que leva um magistrado a ganhar cinco vezes mais do que o limite imposto pelo teto constitucional, foi mencionado na representação do MP do TCU.
Em outro caso semelhante denunciado pelo MPTCU, os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Tribunal Superior do Trabalho (TST) aprovaram a volta do quinquênio por via administrativa.
IMORALIDADES – “Verifico que novas formas de concessão de aumentos remuneratórios e juízes, desembargadores e ministros de Tribunais Superiores seguem sendo aprovadas, não apenas comprometendo significativamente as finanças públicas, mas também atingindo diretamente os princípios basilares da moralidade e da legalidade”, afirmou o subprocurador.
Na avaliação do MP do TCU, os “órgãos do Poder Judiciário podem estar se valendo de manobras para que, ao final, membros sejam beneficiados com vantagens e benefícios acima do teto remuneratório”.
A representação foi encaminhada ao presidente do TCU, Vital do Rêgo, que deve deliberar em conjunto com os demais ministros se as denúncias serão investigadas.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – É preciso chamar atenção para o comportamento exemplar do procurador Lucas Furtado, sempre atento ao interesse público. Sua atuação no TCU, embora encontre resistência entre os ministros, é uma demonstração de que no Brasil as leis existem e são corretas, mas a cúpula dos tribunais está corrompida e trabalha no sentido de interpretar as leis de acordo com suas conveniências. Como dizia Vinicius de Moraes, se todos fossem como Lucas Furtado, que maravilha viver! E este país já seria uma grande potência. (C.N.)
Uai! Que trem bão! Dissidência inter-Oligarquia Estatal Patrimonialista (livrada pelo braço jurídico do sufixo “clepto”, logo ilibadíssima)? Será que já percebeu que é são galo, mas pintinho, já rouco de tanto tentar cantar?
Ou será uma pulada fora do barco, que já está com seu enorme rombo em pré-exposição?
Ou será que com a eminente derrocada do modelito, surrado de velho, já sabidamente mega falível, os heróis já ofereçam suas armas?
É que o Lules não permitiu sucessor. Deve acreditar, fruto do culto da sua personalidade por fanáticos fundamentalistas seitosos, que é eterno?.
Nem com todos os mais de oito mil soldados, as 130 carruagens com seus 520 cavalos e os 150 soldados de cavalaria de terracota.
.. que não é …
.. que, com …
… eterno.
Há quem ache que a Oligarquia Estatal Patrimonialista não o seja pra defender seus interesses nada republicanos, hipócritas e egoístas e sim pra defender a Democracia, a Constituição e gerirem com responsabilidade as contas públicas. Não se vanglorie de não ser um daqueles, pois chove e ainda se canta.
Devoradores de despesas corrente, incrementadores da Dívida, cultuadores de Maduros, Assads, Putins, Ortegas, Houthis, ditadores sanguinários medievais e todo lixo anticivilizacional: seus reaia culto e amor à “Demo-cracia”.
Pelos meus cálculos, economista não praticante, pra continuar a esconder esta farsa seriam necessários Selic a 1%, crescimento de 10%, inflação de 0,01%.
Ao ano.
Não se admirem se um dia virem os atuais puxa-saco começando a criticar. Afinal é preciso sobreviver, ainda que sob o mais terrível tsunami.
Enquanto isto seus colegas ….
https://www.cnnbrasil.com.br/blogs/caio-junqueira/politica/mpf-da-30-dias-para-meta-explicar-se-mudanca-em-checagem-se-aplica-ao-brasil/
Censores? Ou defensores da constituição?
Os nossos amantes da Democracia dão ânsia de vômito.
Até quando vamos tolerar esta ignominiosa palhaçada desta gente putrefata?
https://www.msn.com/pt-br/noticias/brasil/comitiva-do-pt-comparece-%C3%A0-posse-de-maduro-na-venezuela-veja-quem-foi/ar-BB1rfd3b?ocid=msedgdhp&pc=U531&cvid=0abc1a4fcdee423c954f87dcf908327e&ei=13
Escrotice. Nem acho adjetivos suficientes pra descrever estes vermes asquerosos.
É este tipo de gente que está conduzindo o país…. de novo pro buraco.
Logo.logo serão defenestrado. Não tem chance nenhuma destes escárnios conduzirem o país pra algum lugar senão o caos.
Quantos escândalos terão que engendrarem mais?
Som de vômito.