
Lula faz o jogo de Bolsonaro e reclama das frases “fora do contexto”
Eliane Cantanhêde
Estadão
A maior burrice que o presidente Lula pode cometer, se é que já não começou a cometer, é cair na armadilha do antecessor Jair Bolsonaro, que se move para tirar o julgamento do golpe da seara jurídica e puxar para a arena política.
Transformar o julgamento numa disputa “governo versus oposição” é tudo o que Bolsonaro, sua defesa, os acusados e a tropa bolsonarista da internet querem. Até porque Lula não está com essa bola toda.
RALAS CHANCES – Com a montanha de provas sobre a tentativa de golpe militar, Bolsonaro e os demais 33 denunciados têm ralas chances no Supremo, seja na primeira turma, seja no plenário – a diferença poderia ser na contagem de votos, talvez na dosimetria das condenações. Logo, a aposta bolsonarista é no campo político e na internet.
Lula não consegue enxergar? Sua primeira manifestação foi de chefe de Estado e de quem já foi condenado e preso: o Brasil vive no Estado Democrático de Direito, com o devido processo legal e presunção de inocência e, “se eles provarem que não tentaram dar golpe e matar o presidente, eles ficarão livres”. Ponto.
Já no dia seguinte, porém, Lula falou como adversário político, confrontando e chamando Bolsonaro de “mentiroso” na Rádio Tupi: “Quando fica pedindo anistia (…), ele está dizendo: ‘Eu sou culpado. Não deu certo porque eu tive uma diarréia no dia, fiquei com medo, tive de voar para os Estados Unidos’”.
JULGAMENTO TÉCNICO – A posição de Lula é péssima para ele próprio, governo, Supremo, Alexandre de Moraes e para o País, que quer julgamento técnico e justiça. E ótimo para Bolsonaro, que reage à denúncia como vítima, aos palavrões, falando em “regime autoritário, que persegue líderes da oposição democrática”. Logo ele…
O País está dividido ao meio e Bolsonaro não quer nem pode provar a inocência e tenta convencer o eleitor que votou nele e em Lula, mas não se mata por nenhum dos dois e ainda busca se informar, quem sabe ler a denúncia da PGR e ouvir a delação premiada do tenente-coronel Mauro Cid.
Em clima de “governo X oposição”, esse alvo não vai ler e ouvir nada, vai tirar conclusões com o fígado e redes sociais.
CARNE AOS LEÕES – É isso que Bolsonaro quer. E é isso que Lula começou a dar a ele, aliás, com popularidade baixa, dificuldades no Congresso, PT derrotado em 2024, economia preocupando e dúzia de ovos pela hora da morte.
O máximo que Bolsonaro vai conseguir é animar a tropa bolsonarista nas ruas e na internet, com o falso discurso de que há um conluio entre Lula, PT, esquerdas, Supremo e Moraes.
Logo, embaçar a percepção sobre os fatos e… dar carne aos leões. Mais prudente é deixar Bolsonaro às voltas com a verdade, que é estridente.
A jornazista conseguiu mentir em menos de 50 linhas mais do que o Gonet em 270 páginas e a PF nas suas mais de 800 ´páginas. O jornazismo está decadente.
… “há um conluio entre Lula, PT, esquerdas, Supremo e Moraes”…ops…a colunista esqueceu de incluir o consórcio da extrema mídia em que ela própria é protagonista.
O texto mostra o fim da linha de um hoje aloprado Lula: acuado, impopular, com poder cerceado pelo Congresso e falando asneiras dia sim e outro também.
Onde chegará dessa forma? Só Deus sabe.
Não perceberam que são combinados peões, sujeitos à “xadrez” e manipulados por LOCUPLETOS mestres servis ao globalizante “Escudo Vermelho”?
PS. Lembra o Evento “Caos Aéreo” e suas provocadas consequências(Dep.Júlio Redecker+300 finados) e então aguardam-se similares e “estancadoras” criminosas ações!
Armarão novamente para envolver e transferir autoria e responsabilidades à INCAUTOS INOCENTES?
Provocarão terror e amedrontamento novamente!
Aos poucos a verdade vai aparecendo. Primeiro foi a Ministra da Saúde agora o da Justiça.
https://www.metropoles.com/colunas/tacio-lorran/lewandowski-cartao-vacina
Se não está doente ou morto, tá na cara que foi avisado do letal objetivo e que não vacinou-se!
Que vergonha!!!
“A mentira é tanto mais saborosa, quanto mais verdadeira se afigura.”
“Após uma mentira, vem outra ainda maior.” “Dura a mentira enquanto não chega a verdade.” “A mentira é o degrau de todos os vícios.”
Jornalismo = Verdade
O jornalismo é um compromisso com a verdade, a informação, a ética e a responsabilidade. O jornalista também se compromete a atuar dentro dos princípios da democracia e da justiça
Dito isso vamos ao artigo. Muitos que conhecem dona Eliane Cantanhêde, que assina matéria no Estadão (um dos tentáculos do consórcio que abdicou da imparcialidade, transparência, decência e responsabilidade jornalística) foi um dia uma respeitada profissional.
Observem que o texto, parcial, vai em busca de “ajudar” Lula e orientá-lo sobre supostos ruídos em suas falas e comportamento que, sob leitura da jornalista, está transformando “o julgamento numa disputa “governo versus oposição”.
Para a “jornalista” ” é tudo o que Bolsonaro, sua defesa, os acusados e a tropa bolsonarista da internet querem”.
E alfineta: “Até porque Lula não está com essa bola toda”.
Nessa linha, digita como se tivesse cacife para dar aulas ao “encantador de serpentes”, que gestado nos governos militares vem desde sempre enganando quase todo mundo e triunfando, a bem da verdade. A defesa de Lula, deixe para seus advogados. Quanto a senhora, faça jornalismo. Será que ainda se lembra como fazer e como foi ensinado na escola, digo faculdade. Claro, hoje não existe mais a exigibilidade de curso superior. Superior ou não é preciso pautar seus dedos para digitar pela democracia, de verdade, pela liberdade, pela imparcialidade.
Mas, de bom alvitre lembrar: “Você pode enganar todas as pessoas por algum tempo; e algumas pessoas todo o tempo; mas não consegue enganar todas as pessoas por todo o tempo”.
Vale para Lula, mas vale também para dona Eliane.
A meta é a insegurança alimentar!
https://www.instagram.com/reel/DGbF93pJ3AL/?igsh=MWJheHdyeW81ZXpidw==
Viu Dna Eliane, a aposta bolsonarista, na realidade, é no volume de financiamento Truno/Muskista, para essa narrativa estúpida e fantasiosa de inocência.
Dona Eliane Cantanhede para marqueteira de Loola.
Com mais ou menos pinceladas as penas de aluguel vão pintando uma aquarela que pretendem ser o retrato do demiurgo.
Ele está feio? Entra a turma do Globo, Folha e Estadão, para fazê-lo bonito, ao final pode sair até o Retrato de Dorian Gray.