Ato convocado por Bolsonaro vira “teste de bolsonarismo” para Nunes e Tarcísio

De software a agente infiltrado, PF aponta como governo Bolsonaro buscou vigiar adversários

Bolsonaro vai exigir o comparecimento de seus aliados

Guilherme Seto
Folha

O ato convocado por Jair Bolsonaro (PL) para o dia 25 de fevereiro, na avenida Paulista, em São Paulo, será uma espécie de teste de bolsonarismo para Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador do estado, e Ricardo Nunes (MDB), prefeito da capital.

Tarcísio e Nunes são frequentemente cobrados a se posicionarem publicamente em defesa do ex-presidente pelos aliados mais próximos de Bolsonaro.

JUSTIFICATIVA – Em vídeo, o ex-presidente afirmou que o ato está sendo organizado para que ele possa se defender das acusações lhe têm sido imputadas. Ele é investigado por sua suposta participação em trama golpista para se manter na Presidência.

Mais recentemente, o governador tem sido pressionado por bolsonaristas por interação amistosa com o presidente Lula (PT) durante evento em Santos (SP) e por não ter se manifestado publicamente em defesa do ex-presidente após a operação da Polícia Federal.

COBRANÇA A NUNES – O prefeito conseguiu que Bolsonaro declarasse apoio a sua candidatura no começo de fevereiro, após negociações que se arrastaram por meses. Nesse período, o emedebista foi cobrado diversas vezes a respeito de sua fidelidade ao ex-presidente, inclusive pelo próprio Bolsonaro.

Perguntado pela coluna Mônica Bergamo a respeito da operação da PF, ele não quis responder. Pouco antes, ele disse a jornalistas que tem “plena confiança nas instituições do nosso país e no nosso Judiciário”.

A gravidade das acusações contra Bolsonaro e o fato de que o próprio ex-presidente está convocando o ato fazem com que aumente a pressão para a presença de Tarcísio e Nunes.

LIVRE DE RADICALISMO –  Em ambos os casos, no entanto, a distância que tentam manter das parcelas mais radicais do bolsonarismo pode se ver prejudicada, a depender do conteúdo das falas do ex-presidente e demais participantes do ato.

Nas redes sociais, bolsonaristas têm cobrado a presença de eles e de outros políticos, como o senador Ciro Nogueira (PP), no ato.

“A turma que foi eleita com apoio de Bolsonaro está na hora de definir sua posição e sair de cima do muro”, escreveu um usuário. Fabio Wajngarten, advogado do ex-presidente, complementou a publicação com “e a turma que quer ser eleita com o apoio bolsonarista…”

ESTÁ PERIGANDO – Caso seja processado e condenado pelos crimes de tentativa de golpe de Estado, tentativa de abolição do Estado democrático de Direito e associação criminosa, Bolsonaro poderá pegar uma pena de até 23 anos de prisão e ficar inelegível por mais de 30 anos.

Bolsonaro ainda não foi indiciado por esses delitos, mas as suspeitas sobre esses crimes já levaram a Polícia Federal a deflagrar a megaoperação Hora da Verdade, que teve como alvos o próprio ex-presidente e seus principais aliados na última quinta-feira (dia 8).

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Há uma tendência a incriminar Bolsonaro, sem a menor dúvida, para evitar que ele se candidate em 2030, quando já estaria com 75 anos e Lula não poderia mais se eleger. Mas são meras hipóteses, porque não se pode adivinhar o dia de amanhã. A média de sobrevida do brasileiro é de 72 anos. Isso significa que Lula já está há seis anos fazendo hora extra. Bolsonaro completa 69 anos em março, tem graves problemas de saúde e necessita fazer mais uma operação no abdômen, que é sempre longa e arriscada. Assim, diante do significado e da fragilidade da vida, Lula e Bolsonaro demonstram tamanha volúpia pelo poder que os transforma em dois seres inferiores. (C.N.)

9 thoughts on “Ato convocado por Bolsonaro vira “teste de bolsonarismo” para Nunes e Tarcísio

  1. Nada a ver, caro Zé.

    Essa queda livre do Estado do Rio de
    Janeiro, tem no mínimo quarenta anos

    Você sabe que não sou petista e não defendo o ladrão de jeito nenhum.

    Mas o que está acontecendo no Rio de Janeiro é muito grave, diria GRAVÍSSIMO!

    Te falo de coração, isto aqui está assustador.

    Não tem mais volta.

    A culpa não é só do PT, Zé.
    A culpa é de todos os governantes e governos que por aqui passaram.

    Olha, vou te mandar um vídeo que talvez possa te explicar o estado terminal desta cidade.
    As imagens falam por si só e valem mais do que mil palavras.

    A selvageria é total!

    Um forte abraço,
    José Luis

    👇
    https://x.com/Favelacaiunfce/status/1757219543045288305?t=GPI0Ci0fb7kj-vw3wpMg9w&s=08

    • Aí estive em 1967, militarmente acompanhando o rompante e o cala a boca da então capenga evolução vermelha que foi recolhida ao berçário, pois fora de tempo e futuras infiltrações.

  2. Jair Bolsonaro tem que se defender nos tribunais , e não com conversas fiadas para seus públicos alvos e seguidores , nas passeatas públicas , pois só pelo fato de ele tirar o corpo fora e deixar seus amigos e aliados na ” berlinda e entregues á própria sorte ” , já depõe contra Jair Bolsonaro .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *