Moraes relata que no aeroporto foi xingado de “comunista”, “bandido” e “comprado”

Mais de 100 delegados aposentados da PF denunciam Moraes por abuso de  autoridade

Moraes afirmou que Mantovani deu um tapa em seu filho

César Tralli
TV Globo — São Paulo

Os cinco depoimentos prestados por Alexandre de Moraes e familiares à Polícia Federal afirmam que as ofensas e agressões sofridas pela família no Aeroporto Internacional de Roma, há duas semanas, tiveram motivação política. Nos depoimentos, Moraes, a mulher e os três filhos dizem que os agressores tinham a intenção de “constranger” o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

De acordo com Moraes e família, a mulher identificada como Andréa Munarão abordou o ministro enquanto ele se credenciava para acessar uma sala VIP no aeroporto em Roma e começou a chamá-lo de “comunista”, “bandido” e “comprado”.

FRAUDADO AS URNAS – Já dentro da sala, Andréa passou a gravar Moraes com o celular e a gritar para seus filhos que o ministro havia “fraudado as urnas e roubado as eleições”.

Ainda de acordo com os depoimentos, Andréa foi alertada pelos filhos de Moraes que, se prosseguisse com as ofensas, seria gravada e processada. Neste momento, ela teria chamado o marido, Roberto Mantovani, que estava a poucos metros de distância.

Roberto, então, teria começado também a agredir a família de Moraes. Os depoimentos dizem que o homem avançou na direção do filho do ministro, chamando-o de “filho de bandido, comunista, ladrão”.

TAPA NO ROSTO – Parado à porta da sala VIP, um dos filhos de Moraes tentou pegar o celular para gravar as agressões. Foi neste momento que, segundo os depoimentos, Roberto Mantovani deu um tapa no rosto do filho de Moraes e derrubou seus óculos.

O empresário foi contido por um estrangeiro e chegou a ir embora mas, momentos depois, retornou à sala e continuou a gravar a família de Moraes a proferir ofensas.

Neste momento, de acordo com os depoimentos à PF, Moraes foi em direção aos agressores e disse que aquela era a segunda vez que ofendiam e agrediam sua família – e que tiraria fotos para identificá-los e processá-los no Brasil.

As ofensas, no entanto, continuaram por parte de Roberto Mantovani, Andréa Munarão e do genro do casal, Alex Zanatta. O ministro tirou as fotos e, em seguida, se retirou com a família. Nos cinco depoimentos, Moraes, mulher e filhos dizem ainda que as imagens dos circuitos de segurança do Aeroporto Internacional de Roma comprovarão essa dinâmica.

###
O QUE DIZEM OS INVESTIGADOS

O casal Roberto Mantovani Filho e Andreia Munarão negou, em depoimento à Polícia Federal, ter agredido o filho de Alexandre de Moraes.

Segundo a defesa, Roberto admite ter “afastado com o braço” o filho do ministro para defender a esposa. Ele relata que Andreia e Roberto foram vítimas de ofensas por parte do filho de Moraes.

Eles afirmam que, na verdade, foram vítimas de ofensas por parte do filho de Moraes, segundo o advogado de defesa Ralph Tórtima Stettinger.

SALA VIP… – Andréia admite que comentou que Moraes teria recebido privilégio ao entrar em uma sala VIP do aeroporto que eles não conseguiram acessar – mas que falou isso quando o ministro já não estava no local.

Roberto Mantovani afirmou à PF, ainda, que não sabia que a discussão era com o filho de um ministro do STF.

“Somente quando desembarcaram e foram abordados pela Polícia Federal no aeroporto é que tomaram conhecimento que se tratava de um filho do ministro”, diz.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Ninguém morreu, não houve feridos, os óculos caíram, mas nem quebraram. Em tradução simultânea, uma tempestade e copo d´água ou muita espuma e pouco chope, como dizem os cariocas. Mas os protagonistas viraram animais extremistas que precisam ser extirpados, na visão serena, moderada e apaziguadora de Lula da Silva. (C.N.)

19 thoughts on “Moraes relata que no aeroporto foi xingado de “comunista”, “bandido” e “comprado”

  1. A Sala é vip é como um castelo, onde o soberano próximo de deus ou equiparado a ele e/ou o representante do povo de deus tem preferência sobre a burguesia que reclama da condição de súditos perapados.

  2. Estamos voltando à Idade Média, das monarquias absolutistas, onde o corpo do monarca era a encarnação do corpo do Estado. Trata-se de algo absolutamente inaceitável na Modernidade. Transformar uma treta entre duas famílias por vaga na sala VIP, como um atentado à Democracia nos remetem à esse ideário totalitarista medieval.

    É muito ridículo.

    Cruz credo!

    https://www.cartacapital.com.br/blogs/midiatico/emissoras-de-tv-receberam-mais-de-r-10-8-bilhoes-publicidade-federal-7609/

  3. Tudo isso aí não passa de mais um espantalho para desviar a atenção das falas desastradas do Barroso e do projeto autoritário do governo e do STF.

    Uma simples discussão besta vira “ameaça ao Estado” e exige respostas autoritárias para salvar a democracia!

  4. Mas os protagonistas viraram animais extremistas que precisam ser extirpados, na visão serena, moderada e apaziguadora de Lula da Silva. (C.N.)

    Calma Sr. Newton

    O ladrão com sangue no zóio (como se dizia antigamente) está liderando para Pacificar o Páis..

    È ´so aguardar…..

  5. Caro CN, como deve ser tratado um fascista quando esse entra no seu jardim e rouba uma flor?
    Deve conhecer o final da história.
    Eu recomendo um pau bem dado.
    Eles só entendem essa língua.

  6. Até na minha rua, uma pequena e bucólica viela nos arrabaldes de Petrópolis, existem 8 câmeras de segurança. Não é possível que nas “redondezas” e dentro da área vip do aeroporto de Roma não existam câmeras controlando tudo… Aonde estão essas gravações? Elas tem que aparecer, se não aparecerem, mesmo tendo votado contra Bolsonaro, dou razão a David e não a Golias.

  7. Se o que foi relatado pelo ministro é verdade, nada de passar pano. é preciso ter consequências sérias para punição?

    Quem trabalha com gestão de riscos sabe muito bem que atuar nas consequências é muito menos eficaz.

    Se não for dada a importância devida ao caso, os riscos de se materializarem coisas mais graves aumentarão.

    Pensem nisso, sem paixões.

  8. Se um petista desse um tabefe na cabeça inútil do filhote do mito sem nenhum motivo, as bolsonaretes tambem estariam passando esse pano vergonhoso que se vê por aqui?

  9. Educação, educação e educação. Eu me sentiria muito mal se, em um aeroporto, preocupado com embarque e com a segurança do voo, aparecesse algum algum manifestante de direita ou esquerda tentando perturbar o ambiente. Além do que sala VIP, o nome já está dizendo. E não me parece que essas pessoas, pela educação demonstrada , sejam realmente Vips

  10. No recinto do pega pra capar não tinha nenhum policial italiano?
    Essa querela era pra ser resolvida lá, querelantes e querelados estavam sujeitos a legislação italiana.
    Deixaram para comer o fígado do Mantovani na pátria do Macunaíma, aqui era garantido.
    Aqui a espada de Alexandre corta o Nó Górdio.

  11. E assim vamos vivendo sob os auspícios das Alexandríadas e das Barrosíadas.
    Nossos poemas épicos e por mares nunca dantes navegados.
    Camões com um olho só enxergava o mundo, os dois, com seis olhos, não estão nem aí…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *