Lula precisa parar de dizer bobagens, como a defesa do voto secreto no Supremo

Marco Aurélio reage à fala de Lula sobre voto secreto no STF: “Tônica da  administração pública é a publicidade“

Lula perdeu uma excelente oportunidade de ficar calado

Roberto Nascimento

O desejo expressado pelo presidente Lula da Silva, de que os votos dos ministros do Supremo Tribunal Federal sejam secretos, portanto, impedidos de chegar ao conhecimento público, é dos maiores absurdos cometidos pelo presidente desde que ocupou a faixa presidencial, pela terceira vez, em primeiro de janeiro do corrente ano.

Por que não te calas, presidente Lula?, diria o rei espanhol Juan Carlos I. A Ciência do Direito não é sua praia. Logo, quando um auxiliar babão vier com essas ideias malucas, pare, pense, e consulte outros juristas que tenham notável saber jurídico. Isso seria o normal. Um presidente não pode ser preguiçoso e sair adotando ideias do primeiro que aparece falando bobagens.

RESULTADO TENEBROSO – O desgaste para o presidente foi assombroso no meio jurídico e político. Todos estão criticando a defesa do voto secreto, uma medida típica de ser adotada por ditaduras militares, que necessitam de censura ampla no país.

Lembram daquela medida do governo anterior, de sigilo de 100 anos para atos secretos do governo? Pois bem, Lula está querendo imitar Jair Bolsonaro? Só faltava essa, mais um retrocesso contra a transparência pública.

No fundo e na forma, Lula está tentando blindar seu antigo advogado, o ministro Cristiano Zanin, indicado por ele para o Supremo. Zanin tem adotado decisões ultraconservadoras, na linha mais à direita do que os ministros André Mendonça e Nunes Marques indicados por Bolsonaro.

MINISTRO CONSERVADOR -Lula tem sido muito criticado por escolher Cristiano Zanin, que é inadmissível para o campo progressista. O povo vai ter que engolir esse ministro indicado por Lula. Até os bolsonaristas estão aplaudindo Zanin, para desespero de Lula, que nem pode alegar que não sabia dessas ideias do século passado desse ministro conservador. E foi escolha pessoal de Lula.

Esse preço, o presidente vai pagar a fatura. Não tem mais jeito, quando o indicado é referendado pelo Senado e empossado no Supremo, passa a ter vida própria e deve obediência apenas a sua consciência.

Já começo a ter medo, da próxima indicação de Lula, quando a ministra Rosa Weber se aposentar em outubro. A tão alardeada intuição mágica de Lula não tem funcionado ultimamente. As escolhas de Lula, as falas de Lula, as ideias de Lula têm trazido aflição ao campo democrático. E nós, que pensávamos ter saído do pesadelo de quatro anos do governo anterior, quando olhamos em volta vemos que velhos pesadelos continuam a perturbar as mentes humanas e utópicas.

EXEMPLO ERRADO – Quando à posição do ministro da Justiça, Flávio Dino, que tentou passar um paninho na sugestão errada de Lula, é preciso que se saiba que não é verdadeira a versão de que nos EUA a Suprema Corte adote o voto secreto.

Esse procedimento é raríssimo e chamado de “per curiam” (pelo tribunal), em decisões adotadas pela Suprema Corte sem que se saiba como votou cada juiz, para protegê-los. Uma das últimas decisões assim foi no processo “Bush contra Gore”, que definiu a eleição presidencial de 2000, depois do imbróglio eleitoral na Flórida.

As decisões normais na Suprema Corte americana não são secretas. Se não houver unanimidade, são divulgados os votos de cada ministro.

13 thoughts on “Lula precisa parar de dizer bobagens, como a defesa do voto secreto no Supremo

  1. Eleitor sem conhecimento, sem responsabilidade e sem noção do ato que toma na urna, só pode eleger coisas assim!

    Lembro de um amigo que, quando ocorriam fatos assim, costumava dizer: “Estou cansado de lavar cabeça de burro com sabonete!

    Cada vez mais entendo e consolido: estamos perdendo tempo e energia, em debater temas ligados à política, com uma sociedade, na sua imensa maioria, forma de ignorantes, irresponsáveis e corruptos.

    ´É preciso fortalecer princípios da democracia e promover urgentes mudanças no sistema do direito ao voto, da legislação dos partidos e das eleições.

    Sem isto, certamente, estaremos empurrando o problema com a barriga!!!

    Fallavena

  2. Nenhuma corte constitucional no mundo tem a exposição da nossa que foi iniciada pelo Marco Aurélio Mello, que criou os julgamentos televisionados, duplamente maléficos: expõe o acirramento dentro da corte que leva a sociedade apreender que a segurança jurídica muitas vezes está por um fio (especialmente nos julgamentos em que uma tese suplanta a outra por poucos votos ou até por um voto) e a criação de espetáculo que infla os egos dos magistrados alcançando um indesejável paroxismo. A Corte Suprema de um país guarda um simbolismo de coesão responsável pela estabilidade jurídico-institucional. Expor disputas internas acirradas e contradições imprime na sociedade um sentimento de instabilidade e movimentação politico-casuística da Corte Suprema, abrindo espaço, que assistimos já há algum tempo, para ataques da sociedade a uma instituição fundamental para a democracia e, por isto, deveria guardar comportamento austero e recatado, pelo menos para o grande público. Em todo lugar do mundo, seja qual for a instância, o julgador é chamado somente de juiz. Aqui sequestraram o título de ministro. Isto afasta o julgador do jurisdicionado, quanto mais do seu sofrimento humano traduzido no processo. Sim, o Lula está certo em iniciar um debate que tem como objetivo a recuperação da imagem da Suprema Corte, pois é ato em favor do fortalecimento da democracia

  3. Será que podemos acreditar que os petrelheiros estão em processo de auto-conhecimento, ainda que o Totem continue a ter suas idiotices transformadas em mantras?

    Qualquer hora vai sair da cartola um “jurista” pra corroborar o autoritarismo do Totem.

    https://oantagonista.com.br/brasil/jean-wyllys-digo-sem-medo-que-paulo-pimenta-e-um-mau-carater/

    Infelizmente o descondenado tem tido suas idiossincrasias mantricas tornadas axiomas “científico pelos gênios imbecilizados que dominam a Educação, mero Aparelho Ideológico da esculhambação.

  4. Recuperar imagem DO STF é tarefa impossível.

    A massa ainda não o colocou na sua agenda porque estão esperando por coisas mais básicas e imediatista.

    Diante no silêncio dos culpados, nos acalma saber que a última instância é o povo na rua.

  5. Lula, foi infeliz em externar sua opinião a favor do voto secreto, embora sem nenhuma consequência, pois não cabe a ele a decisão de implantar o voto secreto no STF. Jogou conversa fora que só beneficia quem quer descreditar seu governo.

    O importante é: está conseguindo arrumar a casa internamente e externamente dentro da medida do possível?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *