O que fazer com o dinheiro? As propinas da Odebrecht não existiram? Tudo foi só ilusão?

A "estranha" edição do Jornal Nacional sobre a absolvição de Lula | Pensar  Piauí

Toda aquela corrupção não existiu? As TVs vão apagar tudo?

Carlos Alberto Sardenberg
O Globo

O que a Petrobras fará com os R$ 6,28 bilhões que recebeu de empresas e executivos, inclusive da própria estatal, a partir dos acordos de leniência firmados no âmbito da Operação Lava-Jato? Se foi tudo uma “armação”, se os pagamentos foram indevidos, a Petrobras tem de devolver esses bilhões.

Parte do dinheiro pago pela Odebrecht foi para o Departamento de Estado dos Estados Unidos e a Procuradoria-Geral da Suíça. Colaboraram nas investigações que chegaram ao famoso sistema Drousys, usado pelo “Setor de Operações Estruturadas” da empresa para controlar os pagamentos de propina a autoridades e políticos.

PEGAR DE VOLTA – Mas, se não aconteceu nada disso, os acionistas da Odebrecht têm o direito de reclamar de volta esse dinheiro enviado para os gringos.

A Petrobras teve de pagar indenizações a acionistas que negociavam seus papéis na Bolsa de Wall Street. Foi um acordo por meio do qual a estatal brasileira reconheceu a má gestão — ou, mais exatamente, a corrupção, o petrolão —, circunstância que, obviamente, influiu negativamente no valor de suas ações.

Mas, se foi “armação”, todas essas indenizações foram indevidas. E então, que órgão do governo brasileiro organizará as cobranças aqui e lá fora? Ou vai ficar tudo por isso mesmo?

E SERÃO INVESTIGADOS – Ocorre que o ministro Dias Toffoli encaminhou outras providências. Determinou que todos os órgãos envolvidos nos acordos de leniência sejam alvo de investigação para apurar eventuais danos à União. É uma longa lista. Vai da Lava-Jato de Curitiba até a Advocacia-Geral da União, Ministério Público e mais — centenas de gestores.

Um deles está ali mesmo, ao lado de Toffoli, numa cadeira do Supremo. Trata-se de André Mendonça, ex-chefe da AGU. O órgão foi parte ativa nos acordos de leniência, como o próprio Mendonça confirmou e elogiou numa entrevista em abril de 2019. Disse ainda que a AGU continuava patrocinando outros acordos.

No total, os acordos de leniência levaram a pagamentos de R$ 25 bilhões a diversas empresas estatais e instâncias de governos estaduais e federal.

ARMAÇÃO NO STF? – Também há complicação no âmbito do Judiciário. Em 23 de abril de 2019, a Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu por unanimidade manter a condenação de Lula no caso do tríplex do Guarujá. O mesmo STJ permitira a prisão de Lula, em abril de 2018, com base no entendimento de que o réu poderia começar a cumprir a pena depois da condenação em segunda instância.

E o plenário do STF, em 4 de abril daquele ano, negara habeas corpus que livraria Lula da prisão. A decisão foi apertada, 6 a 5, mas tomada pelo plenário. “Armação”?

A recente decisão de Dias Toffoli foi monocrática, assim como fora a de Edson Fachin, quando, em 8 de março de 2021, anulou todas as condenações de Lula na Lava-Jato.

ERRO DE ENDEREÇO – Na época, Fachin argumentou que o processo deveria ter sido aberto em Brasília, e não em Curitiba — “descoberta” feita cinco anos depois da abertura do caso. A decisão foi confirmada pelo plenário do Supremo — o que denota um tipo de corporativismo. Você não mexe na minha sentença, eu não mexo na sua.

Depois disso, o então ministro Ricardo Lewandowski tomou várias decisões monocráticas anulando as delações da Odebrecht nos processos de Lula. Toffoli completou o serviço, anulando toda a delação.

 Então ficamos assim: um erro processual, primeiro, e uma sequência de decisões monocráticas, depois, determinaram que as delações foram irregulares, o que dispensa, nessa grande “armação”, a verificação das provas. Quer dizer: aqueles computadores e programas da Odebrecht não existem, foi tudo uma ilusão.

ONZE CAPITANIAS – Tudo considerado, há uma conclusão que se pode tirar para preservar a democracia e a segurança jurídica. Como já sugeriu o advogado, jurista e ex-ministro da Justiça José Paulo Cavalcanti Filho, as decisões monocráticas deveriam ser simplesmente vetadas. Abolidas.

Do jeito como está, não temos uma Corte, mas 11 capitanias que decidem cerca de 90% dos casos. Dá nisso.

Agora, quem quiser saber a história real, está no livro de Malu Gaspar “A Organização: a Odebrecht e o esquema de corrupção que chocou o mundo”. Suas Excelências deveriam ler.

21 thoughts on “O que fazer com o dinheiro? As propinas da Odebrecht não existiram? Tudo foi só ilusão?

  1. OS DEUSES E OS POLÍTICOS SÓ DEVERIAM SE MANIFESTAR NA ‘’VIDA APÓS A MORTE’’! Aqui na terra os deuses e os políticos não servem pra nada, a não ser provocarem carnificinas e guerras religiosas. (L. C. Balreira).

    AS ÁGUAS DEVASTADORES E MORTAIS DAS DIRETAS-JÁ. Como é possível que o Estado e a República das Diretas-Já tenham produzido tantas e tão infames nulidades e corruptos? Há dois mil e quinhentos anos, os administradores dos Faraós já erguiam as inacreditáveis pirâmides, sem os equipamentos tecnológicos atuais de engenharia. O salário dos trabalhadores do Antigo Egito era equivalente ao dos brasileiros do século XXI, com base na cesta básica. Todavia, hoje temos maquinários pesados igualmente inacreditáveis. O que não fariam hoje os administradores e engenheiros dos faraós no Brasil com todos os recursos atuais da Ciência e suas tecnologias, engenharias, métodos, etc., para evitar mortos, desalojados, flagelados, etc.? (L. C. Balreira).

  2. Toffoli, conseguiu “bagunçar o coreto”, conforme agendado como ordenanças para suas “criaturas”, pelos e nos “khazarianos protocolos”, segundo:
    “Nos dias que correm, os juízes cristãos, não tendo uma idéia justa de sua tarefa, são indulgentes para todos os crimes, porque os atuais governantes, nomeando os juízes para seus ofícios, não tomam o cuidado de lhes inspirar o sentimento do dever e a consciência da obra que deles se exige. Do mesmo modo como um animal manda seus filhotes em busca de uma persa, os cristãos dão aos seus súditos lugares de boa renda, sem cuidar de lhes explicar a finalidade desse emprego.Por isso, seus governos se destróem por suas próprias forças, pelos atos de sua própria administração.

    Tiremos pois, dos resultados desses atos mais uma lição para o nosso regime. Expulsaremos o liberalismo de todos os postos importantes de nossa administração, dos quais dependerá a educação dos subordinados em vista de nossa ordem social. Somente serão admitidos a esses postos aqueles que forem por nós educados para o governo administrativo.” Continua, em:
    https://www.islam-radio.net/protocols/indexpo2.htm

  3. Um dos ladrões do esquema da Alma Mais honesta do Universo devolveu nada mais, nada menos do que 100 milhões de dólares….

    Creio eu, ser uma boa grana apenas para um ladrão..

    Então por que ele devolveu o dinheiro roubado, ops, errei, dinheiro que ele ganhou trabalhando honestamente.??

    • PS.

      Por falar nisso, citamos o que disse a Dona Tablet em entrevista ao Roda Comunista Morta.

      “o Luladrão foi o Orquerstrador do Maior esquema de Corrupção….””

  4. Comentário bastante distorcido. Toffoli anulou o acordo de leniência da Odebrecht, porque ele não seguiu a legalidade e nem teve a participação da AGU, conforme previsto em lei.

    Nos EUA a Odebrecht foi condenada a pagar 500 milhões de dólares, embora pela lei do país, a multa pudesse ficar ente 6,5 a 12 bilhões de dólares, segundo relatório do TCU. E por que não foi aplicada a multa, conforme a lei? O juiz levou em conta a capacidade da empresa pagar, sem entrar em insolvência (isso deveria ser imitado aqui, mas parece que destruir empresas e empregos é coisa menor, sem importância).

    Fala de 25 bilhões como se essa quantia possa ser paga paga (ou, segundo ele foi paga) pelas empresas devedoras. Como? As empreiteiras pagaram cerca de 1 bilhão e entraram em recuperação judicial. A JBS que ainda tem bala na agulha para pagar, protela os pagamentos, recorrendo sempre.

    Enfim, cada qual defende o que vai ao encontro de suas convicções ou, talvez, conforme suas conveniências.

    • Parabéns José Vidal pela boa explicação.
      Pelo jeito a campanha de Bolsonaro contra o STF vai continuar pelos bolsonaristas. que não tem como defender o inelegível de suas trapaças, atacam o presidente eleito.
      Bolsonaro sai do poder, mas deixou seus ovos.

      Será que essa gente da terra plana ainda não percebeu as mudanças que estão acontecendo e o Brasil votando a normalidade?

  5. Um “tapa de luva”:
    “Para que teríamos inventado e inspirado aos cristãos toda essa política, sem lhes dar os meios de penetrá-la, para que, senão para alcançar secretamente por não poder, como raça dispersa, alcançar diretamente? (2) Isso serviu de base à nossa organização da franco-maçonaria secreta(3), que ninguém conhece e cujos desígnios não são sequer suspeitados pelos tolos cristãos, atraídos por nós ao exército visível das lojas, a fim de desviar os olhares de seus próprios irmãos.”
    PS. A “carapuça” continua, sendo enfiada.em:
    Parte II
    Capítulo XI
    https://www.islam-radio.net/protocols/indexpo2.htm

    • É pura sacanagem praticada contra tidos e vistos como estranhos, não “familiares” e “desassemelhados” e na verdade simples falsidade e covarde traição!

  6. Será mais prático retirar Toffoli do parei e não permitir que volte para desmantelaram o que já está em propositado andamento. Não percam essa modifificadora e saneadora oportunidade de interromper um propósito “estranho”!

  7. Qual desses juízes / meliantes do STF terá a cara de pau de solicitar ao Departamento de Estado dos Estados Unidos e a Procuradoria-Geral da Suíça , o cancelamento e anulações de suas decisões jurídicas referentes ao uso do sistema Drousys, usado pelo “Setor de Operações Estruturadas” , como prova dos crimes de corrupção e propinas da Odebrecht a maus agentes públicos Brasileiros , portanto os valores pagos como multas , foram indevidos e devem serem devolvidos , as pessoas envolvidas nessa trama .

  8. O FATO É QUE A VERDADE, NUA E CRUA, COMO ELA REALMENTE É, DEPÕE CONTRA A REPÚBLICA do militarismo e do partidarismo, politiqueiro$, e seus tentáculos velhaco$, quase que inteira, com a imprensa partidária, mercenária e venal tb à bordo, que tb ama a corrupção, que tb tem os seus bandidos de estimação, preferenciais, e não sobrevive sem ele$, e nem sem dar-lhe$ proteção à moda milícias instaladas em quase todos os segmentos sociais, que praticam lixamentos de reputação, cercos, discriminações, cancelamentos, exclusões, alienações, extorsão e achaque pesado ao erário, à velha moda “dá ou desce”, prática essa que permite pagamentos salariais de cerca de até R$ 5 milhões, ao mês, apenas para fazer leituras de “teleprompter”, como confessado pelo dono do SBT, Sílvio Santos, dando um “ergue” ao vivo e em cores em sua contratada, âncora do seu telejornal, dizendo~lhe que lhe pagava R$ 200 mil, ao mês, apenas para ler as notícias e não para comentá-las, demitida por ousar falar a verdade contra os interesses do presidente de plantão, com adendos posteriores do “patrão” chamando o presidente da república de seu patrão que o ajudava a pagar as suas contas, fatos que dão conta de que nessa seara tb, sob a égide da república dos me$mo$, a grana é o que interessa, a verdade não tem pressa, fatos que tb estimulam a corrupção, óbvia, infeliz e desgraçadamente. PORTANTO, CARO SARDENGERG, sem prejuízo de muitos outro livros, o Livro ideal, da ora, a ser lido e praticado pelo Brasil, antes tarde do que nunca, “data venia”, é O Mapa da Mina do bem comum do povo brasileiro, que mostra o pau e “mata” o rolo de cobra$ inteiro, fecha a fábrica de corruptos e coloca em seu lugar a mega-solução, via evolução, tal seja a Revolução Pacífica do Leão, na estrada há cerca de 30 anos, sabotada, boicotada, cercada, cancelada e excluída pelos partidos e pela imprensa partidária de rabo preso com os me$mo$, direita, esquerda e centro, à paisana e fardada, posto que propõe o megaprojeto novo e alternativo de política e de nação, a nova via política extraordinária, o novo caminho para o novo Brasil de verdade, confederativo, com democracia direta e meritocracia, a nova política de verdade, com Deus na Causa, porque a libertação de uma nação não é utopia, porque evoluir é preciso e, sobretudo, porque, em sã consciência, ninguém aguenta mais o continuísmo da mesmice dos me$mo$, com as suas armaçõe$, esquema$, fake news, meias verdades, mentiras, alienações, enganações, golpes, ditaduras e estelionatos eleitorais, usados no tempo e no espaço pelo conjunto da obra, conforme estiverem as circunstâncias, as condições e o estado de coisa$ e coiso$, gerados pelos me$mo$ no tempo e no espaço. PORTANTO, A CURA DO VESPEIRO, DA BICHEIRA E DA SANGRIA DESATADA É POSSÍVEL, como demonstrado no LIVRO, O MAPA DA MINA do bem comum do povo brasileiro, acessível a todos e todas posto que, para quem não sabe ler e nem entender, o desenho da capa já mostra tudo e entrega tudo e todos os pilantra$, elaborado à moda Verdade seja dita, Justiça seja feita, sabotado e boicotado desde a sua origem pelo sistema apodrecido, dentro de uma gráfica e jornal tucanos, castigados por Deus e levados falência face ao malfeito doloso, fato que mostra o potencial da pequena grande obra que não teria motivo nenhum para ser sabotada e nem boicotada desde a sua origem, nem escondida, cercada, cancela e excluída do debate político pelos me$mo$, se não fosse Ele a Mega-Solução, via Evolução, que realmente Cura o Brasil de todas as suas bereba$, bicheira$, vespeiro$ e sangria$ desatada$, embora tudo isso não tenha importância nenhuma para a imprensa brasuca, partidária, mercenária e venal, para a qual o mais importante são os que tai$, os metai$ e CIA. E tenho dito. http://www.tribunadainternet.com.br/2023/09/11/o-que-fazer-com-o-dinheiro-as-propinas-da-odebrecht-nao-existiram-tudo-foi-so-ilusao/

  9. Impressiona-me a pequenez intelectual e moral do lulistas. Querem creditar ao bolsonarismo uma certa perseguição. É bom lembrar que o bolsonarismo surgiu no vácuo deixado pelo maior escândalo de corrupção da História e não seu causador. Ou seja, o bolsonarismo foi consequência e não causa da bilionária roubalheira. Entretanto uniram-se ao lulismo para passar pano nos corruptos. Foi e é mera encenação oportunista.

    https://youtu.be/jDN1tt_0wcY?si=cM0MR8BCpbcamJUg

    Felizmente essas duas forças jurássica estão dominadas pelo binarismo reducionista e pelo egocentrismo, o que os torna absolutamente apartados da realidade, o que fará que, mais cedo ou mais tarde, venham a ser derrocados.

    • Uai, se havia esse projeto, houve a roubalheira. Precisa desenhar.

      Só chefes idiotasve egocêntrico que se deixa levar pelo ko dos, sempre incompetentes, puxa-saco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *