Brasil, um país tão estranho que consegue desmoralizar o próprio sistema capitalista

Questão 788355 VUNESP - Analista de Sistemas Judiciário (TJM SP)/2017Carlos Newton

Ninguém sabe se a arte imita a vida, ou se ocorre o contrário. Por isso é sempre importante conferir obras de arte que sejam baseadas em fatos ocorridos na vida real, especialmente quando se trata de exemplos que atingem a todos nós. É assim com o filme “A Grande Aposta” (The Big Short”), sobre a grande crise do Subprime, que devastou o mercado imobiliários dos Estados Unidos, com reflexos no mundo inteiro.

Baseado no livro do Michael Lewis, o filme foi dirigido por Adam McKay e produzido por Brad Pitt, que faz um papel de coadjuvante, ao representar um excêntrico e ecológico analista do mercado de capitais. Como se trata de fatos reais, o filme às vezes funciona como um documentário, com ritmo dinâmico e que consegue manter o espectador interessado do começo ao fim.

BOLHA IMOBILIÁRIA – Houve vários filmes sobre a crise de 2008 no mercado norte-americano. Aliás, a recessão começou antes, em 2007, mas a bolha estourou de fato no ano seguinte, quando um número enorme de investidores, corretoras e bancos entrou no vermelho, inclusive o gigantesco Lehman Brothers, fazendo o governo norte-americano intervir para evitar o efeito dominó.

O filme mostra que a multiplicação das hipotecas de imóveis, em sucessivas operações superpostas do sistema Subprime, com crédito concedido a clientes que não tinham garantias suficientes para comprovarem sua capacidade de pagamento.

O auge foi em 18 de setembro de 2008, quando foi à falência o Lehman Brothers, um dos mais tradicionais bancos de investimentos dos EUA, e  as bolsas do mundo inteiro despencaram, na chamada “segunda-feira negra”, a maior crise financeira desde a Grande Depressão de 1929.

EXEMPLO DO BRASIL – Depois do vendaval, é bom analisar o que acontece no Brasil, onde o mercado imobiliário não anda nada bem. O mais interessante é o inacreditável número de imóveis vazios em praticamente todas as grandes cidades do país. E o que acontece? Nada, rigorosamente nada. Os preços dos imóveis não despencam, o máximo que acontece é o mercado ficar desaquecido.

Isso significa que o Brasil representa a desmoralização do capitalismo, porque aqui o mercado não funciona direito. Muito pelo contrário. Cada vez aumenta mais o número de imóveis desabitados (prédios inteiros ficam vazios), o preço não cai, enquanto a favelização prossegue. é uma praga nacional.

No capitalismo do genial Adam Smith, tudo poderia se acertar. Os preços dos alugueis cairiam drasticamente, atraindo a classe média emergente, os imóveis vazios iriam sendo ocupados, a favelização perderia a força.

MATRIZ E FILIAL – Essa situação esdrúxula pode ser explicada pelas diferenças entre matriz e filial. A concessão de hipotecas sobrepostas aconteceu na matriz U.S.A., mas jamais aconteceria na filial Brazil, porque aqui há menos bancos, que convivem entre si, ao invés de competirem.

Para arranjar um empréstimo aqui na filial é uma dureza, o cliente precisa dar garantias absolutas. Por isso, não há falências de bancos e as intervenções do Banco Central são raríssimas. Assim, estamos a salvo do Subprime.

A economia brasileira seria a desmoralização de Adam Smith? Bem, não podemos acreditar que isso ocorra. O mais provável é que os proprietários de imóveis vazios um dia se cansem de pagar IPTU e facilitem venda ou aluguel, causando uma forte queda no setor imobiliário em geral.

###
P.S. 1 –
É preciso entender que o famoso mercado de Adam Smith não funciona sozinho. O grande economista John Maynard Keynes ensinou que às vezes o Estado precisa intervir. Vejam o caso do centro do Rio de Janeiro, com um número enorme de edifícios vazios. Custaria pouco transformá-los em unidades residenciais. Mas ninguém quer morar, porque não há supermercados.

P.S. 2Bem, se for isso, fica mais fácil resolver. Basta o poder público criar mercados populares, como se fez no governo de Getúlio Vargas. Sai barato e funciona. 

P.S. 3 – Essas reflexões nos levam a raciocinar sobre o mercado financeiro e a situação privilegiada dos grandes bancos no Brasil, onde são absolutamente protegidos de crises, que é um belíssimo tema para um outro artigo. Mas quem se interessa? (C.N.) 

16 thoughts on “Brasil, um país tão estranho que consegue desmoralizar o próprio sistema capitalista

  1. Mas o preço cai sim. Tenho uma casa no bairro Verolme em Angra dos Reis que vale por baixo hum milhão e meio de reais. Estamos em processo de inventário e os beneficiários vendem até por novecentos mil reais, pois não sabemos quanto tempo vai levar o processo do inventário.

  2. Foi vaticinado!
    ¹⁷ Para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tiver o sinal, ou o nome da besta, ou o número do seu nome
    Apocalipse 13:17
    https://www.bibliaonline.com.br/acf/ap/13/17
    Esses imóveis encontram-se “imobilizados”, nas mãos de quem?
    Ora pois, diria Nhô Vitor, meu saudoso avô materno: Nas estatutárias e “khazarianas” mãos que dominam a tida assim submissa “fraterna irmandade” nas “imobiliárias”, por esse à ser deserdado mundão!

    • Quanto à “bestta”, ei-la, conforme:
      Abrólhos!
      (A alma, em jogo!)
      J=10=2
      E= 5=1
      S=19=2
      U=21=2
      S=19=2
      ======
      74X9=666
      A soma dos numeros correspondentes a cada letra, na escala alfabética(74), multiplicada pela soma do algarismos dessas mesmas letras(9), resultam ABERRANTEMENTEMENTE em 666, o nûmero da Bêsta, à quem TODOS, com uma mesma idéia, deram um trono e assim enriquecem.
      Abrólhos, para o “Fundamento”!
      O que importa para ser negociado como troca, nessa concessão?
      “E disse-lhe o diabo: Dar-te-ei a ti todo este poder e a sua glória; porque a mim me foi entregue, e dou-o a quem quero.” (Lucas 4 : 6)

  3. O problema do capitalismo brasileiro é o conluio entre os capitalistas e o Estado, veja-se o exemplo dos bancos, choram, choram mas a cada dia lucram. E as restrições, muitas vezes insanas criadas pelas prefeituras é que levam muitos proprietários de imóveis a deixá-los às moscas, é mais barato pagar o IPTU do que fazer as reformas exigidas. Digo sempre que em Pindorama vivemos uma canalhice permanente, o empresariado reclama do Estado, mas é tão canalha quanto ele.

  4. Capitalismo sem risco para os Banqueiros..

    Conheço alguns casos em que a vitima teve as contas limpas por Luladrãozinhos e os Bancos disseram que ‘as operações estão todas corretas”….

    Coincidentemente um dos casos foi justamento com o Banco onde A Fadinha da Floresta pega carona em seus jatos.

    O Banco mandou a “vitima” se virar nos “30”, e buscar seus direitos….

    Itaú é condenado a reembolsar vítima de sequestro relâmpago

    Desembargador disse que banco tinha como confirmar idoneidade das operações financeiras

    https://www1.folha.uol.com.br/colunas/rogeriogentile/2023/09/itau-e-condenado-a-reembolsar-vitima-de-sequestro-relampago.shtml

    • Tribunal de Justiça de Minas Gerais

      EMENTA: APELAÇÃO CÍVEL – AÇÃO ANULATÓRIA C/C INDENIZAÇÃO
      POR DANOS MATERIAIS E MORAIS – PRELIMINAR – OFENSA AO
      PRINCÍPIO DA DIALETICIDADE RECURSAL – AFASTADA – RECURSO
      CONHECIDO – SEQUESTRO RELÂMPAGO – OPERAÇÕES FINANCEIRAS
      INABITUAIS – RESPONSABILIDADE OBJETIVA DA INSTITUIÇÃO
      FINANCEIRA – FALHA NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS CONFIGURADA –
      DEVER DE INDENIZAR – DANOS MORAIS CRITÉRIOS DE
      PROPORCIONALIDADE E RAZOABILIDADE – REDUÇÃO –
      POSSIBILIDADE – REFORMA PARCIAL DA SENTENÇA.

      Não há ofensa ao princípio da dialeticidade recursal quando o apelante se
      insurge contra os pontos específicos da sentença com os quais discorda.
      Nos termos do art. 14 do Código de Defesa do Consumidor, a
      responsabilidade civil do fornecedor de serviços é objetiva, de modo que se
      deve perquirir somente acerca da existência do nexo causal entre o fato
      imputável ao agente e os danos acarretados à vítima.
      A instituição financeira deve responder pelos danos causados ao cliente,
      vítima de sequestro-relâmpago, ao aprovar operações financeiras
      desproporcionais e incompatíveis com o perfil financeiro do correntista.
      Os danos materiais devem corresponder ao prejuízo patrimonial
      comprovadamente sofrido pelo consumidor advindo do ato danoso.
      Sofre lesão a direito da personalidade o consumidor vítima de sequestrorelâmpago obrigado a realizar saques de sua conta corrente e empréstimo consignado mediante coação, situação de extrema
      angústia que por certo ultrapassa o mero aborrecimento.
      O valor da indenização por danos morais deve ter um caráter preventivo,
      com a intenção de fazer com que a conduta danosa não voltar e se repetir,
      assim como punitivo, visando à reparação pelo dano sofrido. Não deve,
      todavia, se transformar em objeto de enriquecimento ilícito devido à fixação
      de valor desproporcional para o caso concreto.
      Deve ser levado em conta os princípios da proporcionalidade e razoabilidade,
      bem como, as condições do ofendido e a capacidade econômica do ofensor,
      sendo possível a sua redução caso o montante estipulado extrapole esses
      critérios.
      APELAÇÃO CÍVEL Nº 1.0000.19.084635-2/001 – COMARCA DE BELO
      HORIZONTE – APELANTE(S): ITAÚ UNIBANCO SA – APELADO(A)(S):
      MARIA DA CONCEICAO CASTRO
      A C Ó R D Ã O
      Vistos etc., acorda, em Turma, a 16ª CÂMARA CÍVEL do Tribunal de
      Justiça do Estado de Minas Gerais, na conformidade da ata dos julgamentos,
      em REJEITAR A PRELIMINAR E, NO MÉRITO, DAR PARCIAL
      PROVIMENTO AO RECURSO.
      DES. MARCOS HENRIQUE CALDEIRA BRANT
      RELATOR.
      DES. MARCOS HENRIQUE CALDEIRA BRANT (RELATOR)

      • Dois Banquitolas que comandam todo o sistema financeiro da população.

        Os dois “banqueiros” Brandão e Setúbal tem uma “dívida enorme” para com a Rainha da Corrupção.

        Ela (Rainha) e seus sinistros da Economia “desintegraram” o Sistema Bancário deixando que apenas dois banqueiros no comando dos trilhões…

        Há 40 anos você poderia escolher seu banco em qualquer esquina das cidades, em algumas ruas tinham vários bancos para escolhar da sua preferência, hoje são apenas dois.

        E esses dois banquinhos não querem nem que você vai mais nas agências, algumas delas estão sendo fechadas, e as abertas nem caixas tem mais, você fica “preso” nas maquininhas que ficam expostas nas entradas..

        Se você tentar entrar para falar com o único caixa é imediatamente barrado pelo atendente……

        E la nave vá, imediatamente para o buraco…

        Abçs.

        AGM…

        PS. Ah, esqueci,, a Rainha da Corrupção, hoje está de molho, mas Mega-Hipe-Giga Bilionária, seus filhos e netos vão ficar tranquilos…

        Seus ex-Sinistros da Economia, deixaram o desgoverno da Rainha , e também são multi-bilionários..

        Enquanto isso mais da metade da população sobrevive com 15 reaus por dia….

  5. A VIDA COMO ELA É! CONTOS DE FADA, MITOLOGIA, REALIDADE!
    A democracia brasileira é tão ‘’sólida, democrática, justa e proba’’ que é necessário falar sobre suas ‘’boas qualidades’’ intensiva e extensivamente, sob pena de ela desmoronar de uma vez por todas! (L. C. Balreira).

    VIDA DE INSETO NA REPÚBLICA DAS DIRETAS-JÁ. As cigarras e mariposas deslumbradas com o poder político que detêm vivem dançando, cantando, festejando, discursando, confraternizando entre si, em cerimônias de posse, reuniões, inaugurações, mudanças de cargos e funções, etc. Tudo para esses insetos, que vivem com a cabeça nas nuvens, é motivo para festejar a ‘’dolce vita’’ dos membros dos poderes constituídos, proporcionada pelo trabalho do povo formiga que trabalha cada vez mais para sobreviver frente ao custo de vida, à mendicância salarial, e aos pesados, escorchantes, desmedidos e tirânicos impostos cobrados sobre os alimentos, principalmente, já que o povo não tem direito algum ou possibilidade de lazer. Além disso, o formigueiro popular precisa diariamente pôr a vida em risco frente aos gafanhotos ladrões, bandidos, galerosos, mafiosos, quadrilheiros, que são verdadeiras pragas indestrutíveis, imperecedouras, indefectíveis; maiormente pela impunidade garantista, oportunista e lucrativa estabelecida pelos advogados do diabo dos Três Podres Poderes da insetolândia diretajatista! Diferentemente da estória infantil ‘’A Cigarra e a Formiga’’ na qual a cigarra passa fome no inverno e vai pedir comida e abrigo à formiga, as cigarras das Diretas-Já são sustentadas faustosamente até o último dia de suas vidas sem passar um só dia de perrengue, ao contrário, o formigueiro popular dá garantias de vida farta, com todos os salários e penduricários que elas próprias legislaram e sacramentaram para si próprias. LUÍS CARLOS BALREIRA. PRESIDENTE MUNDIAL DA LEGIÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA.

  6. O Brasil querendo imitar a China com muitos imóveis vazios, na China são cidades inteiras desabitadas.
    Os capitalistas estão avacalhando o capitalismo. Nossa única esperança é o progressismo socialista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *