É claro que Israel ainda não age como Hitler, porém está quase chegando lá

O Cristianismo de Adolf Hitler | Estratégias Em Um Novo Paradigma  GlobalizadoCarlos Newton

Dorrit Harazim é a maior jornalista brasileira, sem a menor dúvida. É uma espécie de Otto Maria Carpeaux em versão feminina. Nascida na Croácia, tornou-se jornalista na França e depois veio para o Brasil, convidada para trabalhar na criação da Veja. Logo dominou o idioma e há décadas faz sucesso e foi a única mulher a se tornar redatora-chefe da revista. Já deveria estar na Academia Brasileira de Letras há tempos, e acredito que em breve o presidente Merval Pereira vá preencher essa lacuna.

Na semana passada, o artigo de Dorrit Harazim relatava o testemunho de uma médica americana, a pediatra Seema Jilani, assessora sênior do Comitê Internacional de Resgate, que passou duas semanas no Hospital Al-Aqsa, na Faixa de Gaza. Em longa entrevista a Isaac Chotiner, da New Yorker, ela relatou como foram suas primeiras horas de plantão ali.

###
RELATO DA MÉDICA AMERICANA
– “Ela chegara acompanhada de alguns cirurgiões, um obstetra, um anestesista e um intensivista vindos do Cairo. Já trabalhara em emergências no Afeganistão, no Iraque, no Líbano, no Egito, na Turquia, na Líbia, no Paquistão e há 19 anos fazia pit stops na Cisjordânia e em Gaza. Ainda assim, nada a preparara para o horror que viu no enclave desta vez. A ausência de dignidade ali possível lhe pareceu abissal.

A primeira criança a cair sob seus cuidados foi um menino de 12 meses:

— Ele tinha o braço e a perna direita arrancados por uma bomba. A fralda estava ensanguentada e se mantinha no lugar, apesar de não haver mais perna. Eu o tratei primeiro no chão, pois não havia macas disponíveis (…). A seu lado havia um homem emitindo os últimos respiros. Estava ativamente morrendo havia 24 horas, com moscas por cima (…) O bebê de 1 ano sangrava profusamente no tórax… Não havia nem respirador, nem morfina, nem medidor de pressão em meio ao caos. (…) Um cirurgião ortopédico envolveu com gaze os tocos da criança e comunicou que não a levaria de imediato para o centro cirúrgico porque havia casos mais urgentes — contou com crueza a dra. Jilani.

E concluiu, com empatia, que não conseguia imaginar o que poderia haver de mais emergencial que um bebê de 1 ano sem mão nem perna, sufocando no próprio sangue. A resposta, é claro, todos sabemos, a pediatra também: algum outro estropiado da guerra, com pelo menos uma ínfima chance de ser salvo.

###
ERRO DE LULA –
Ao ler o relato da médica, percebe-se que Lula atirou no que viu e acertou no que não viu. Como presidente de uma nação amiga, jamais poderia acusar Israel de estar agindo como Hitler. Já explicamos na Tribuna que o grande erro é não saber se comunicar.

Se tivesse afirmado que Israel, se continuar agindo assim, acabará sendo comparado a Hitler, seria uma declaração dura, porém verdadeira, que consagraria a liderança mundial de Lula.

Outra coisa, muito diferente, foi dizer que Israel atua igual a Hitler, por manter os ataques. Para Israel, essa acusação requer um rompimento de relações, por se tratar da maior ofensa, possível e imaginável, que possa ser feita ao povo judeu.

###
P.S
. – Com sua mal dosada declaração, Lula deu força para que o Hamás continue mantendo os reféns, circunstância que obrigará Israel a seguir os ataques, numa guerra sem fim, que está destruindo a economia israelense. Nem mesmo Hitler poderia imaginar uma forma tão ardilosa de destruir os judeus, pois os países ocidentais não pretendem bancar essa briga, que Israel não tem condições de sustentar sozinho.  (C.N.)

18 thoughts on “É claro que Israel ainda não age como Hitler, porém está quase chegando lá

  1. Comparação esdrúxula! Esta quase chegando lá como? Foram mais de 6 milhões de judeus exterminados por Hitler e seu regime nazista.

    O Hammas usa suas próprias crianças palestinas como escudo humano. São terroristas inescrupulosos, sanguinários e cruéis. Nunca irão prevalecer.

  2. CRITICAR A REAÇÃO RADICAL DE ISRAEL CONTRA O HAMAS É FÁCIL, pode até render votos, mas o fato é que, em sã consciência, ninguém quer tê-lo como vizinho. ALIÁS, apenas no blá-blá-blá do Lula e do resto do mundo nada, coisa nenhuma, será resolvida a contento em Gaza, face à guerra de Israel contra os terroristas do Hamas que fizeram dos habitantes inocentes de Gaza seus reféns, escudo humano e vítimas fatais, pelo contrário só continuarão fazendo mais confusão aumentando ainda mais a carnificina e a tensão. Portanto, como em casa que falta solução todo todos brigam e ninguém tem razão, a Revolução Pacífica do Leão se vê na obrigação de propor ao Natan (Judeus) e Gaza (Palestinos inocentes) a única proposta de paz capaz de resolver a guerra estabelecida no local que consiste em o próprio povo palestino inocente, com a ajuda de Israel, prender e submeter a julgamento todos os terroristas do Hamas, os artífices da tragédia judaica-palestina, com a consequente instalação no local de um novo governo formado por palestinos inocentes e judeus, alicerçado na democracia direta com meritocracia, na estabilidade política, na sustentabilidade, na paz, no amor, no perdão, na conciliação, na união e na mobilização pela mega solução, via evolução, alinhados entre si, tendo em vista os próprios interesses bilaterais de Israel e Palestina, sugestão extensiva à situação da Ucrânia, mutatis mutandis, com a prisão do Zelensky, enquanto pomo da discórdia local, que levou a Ucrânia à destruição total. https://www.brasil247.com/mundo/veto-dos-eua-envia-mensagem-errada-e-torna-situacao-em-gaza-mais-perigosa-diz-china-na-onu?fbclid=IwAR34harot-Tcd2R427IzlSnYN_toaZr2GQozZMRyngigDR3KBgYUvRMusIE

  3. Dialéticas, semânticas e outros eufemismos de narrativas.
    Por esse caminho seria justo argumentar que alguns jornalistas estão se comportando e escrevendo igual aos jornalistas que serviam caninamente a Hitler em sua máquina de propaganda.
    Já se encontram na grande mídia jornalistas hitleristas, lá começou com juventude hitlerista que foi crescendo até açambarcar tudo, matar 6 milhões de judeus e perdendo a guerra foi para o suicídio. O Nacional Socialismo deu nisso.

  4. Tem uma lei da física que nos diz, a toda ação tem uma reação que lhe é igual e contrária. Isso é o resultado que os terroristas fizeram e agora o povo palestino está sofrendo. Não é justificável a morte de civis inocentes. Não vejo nenhum jornalista descrevendo o que os israelenses sofreram nas mãos dos terroristas e aqueles jovens que foram trucidados enquanto estavam se divertindo.

  5. Muito difícil apontar os acertos de uma região onde a animosidade reina. Não é um problema dos israelenses e nem do povo palestino. Eles querem a paz, mas existe um grupo de aproximadamente 18% de radicais em Israel que podem ter indivíduos que sejam piores que Hitler, o mesmo acontece com o Hamas onde no seu estatuto está a destruição e aniquilação de Israel.

    A coisa só não está pior pois hoje as mídias alternativas cobrem esse conflito expondo fatos que os grandes jornais não querem mostrar. Para que existe organizações como a ONU se ela não resolve nada? Só existiu genocídio com os judeus? A guerra do Vietnã foi um massacre contra civis, bombardeavam vilas de bambu com todo tipo de arsenal. Somália está em guerra civil, Sudão que deixou o metade do país na miséria, Mianmar , Nigeria, Síria, etc … Muitos conflitos e atrocidades que praticamente não são noticiados, limpeza étnica e com genocídio e genocídio só aconteceu com os judeus.

    O pior disso e ver o dedo das grandes potências mundiais usando a população desses países como peças de xadrez apenas para aumentar o lucro e poder. Se faz verdadeiras atrocidades usando a bandeira da democracia, a que custo? Lembra as cruzadas onde todo tipo de crime era justificado usando o nome de Deus e pior, a intenção não é garantir a liberdade e bem-estar social. A intenção é explorar e garantir o lucro e poder na região.

    Dizer que Israel ou Palestina está no seu direito de matar pessoas e algo inimaginável. É o sujo falando o mal lavado, a mesma coisa que se faz aqui no Brasil. Alimenta polaridade de esquerda X direita e a população esquece que aqui quem manda é o Centrão que não segue nem a direita ou esquerda e na legalização da corrupção, todo dão as mãos e aprovam todo o tipo de ilegalidade com louvor.

  6. Paz e saúde a todos
    YAH o ALTÍSSIMO…

    Prezado CN…Como sempre no Estilo…
    Minha opinião…
    Eu creio que esse “tal Israel “…Segundo a exegese da TORAH…
    É uma fraude colossal uma mentira descarada da verdade que é os REMANESCENTES verdadeiro das 12 Tribos de YACOOV.
    Portanto esses que se dizem HEBREUS…e nada são…apenas párias Usurpadores habitando a região que nunca lhes foi DADO…Afinal a VERDADEIRA ALIANÇA de YAH…foi a promessa destas TERRAS seram DADAS aos DESCENDENTES …escolhidos de ABRAÃO…que foi YACOOV …que teve 12 Filhos homens e uma filha Mulher…
    Estes 12 filhos foram os cabeças de suas tribos..as 12 TRIBOS DE HEBREUS .
    E estes Foram Castigados ao longo do TEMPO..por não CUMPRIREM os termos da ALIANÇA no Monte Sinai…com o PROFETA E LEGISLADOR MOISHES…E o ápice desta punição se deu com a DIÁSPORA definitiva com o império Romano…e a plena DESTITUIÇÃO dos descendentes das 12 tribos …das terras que lhes foram confiadas após o ÊXODO da escravidão no Egito.

    Portanto meus prezados…ESSE POVO que agora se diz “Israel ou judeus” SÃO NA VERDADE PÁRIAS E FALSOS HEBREUS…e são os descendentes de ESAÚ…Uma desgraça amaldiçoada que “esnobou” sua primogenitura..e foi um rebelde diante de YAH. Esses descendentes de ESAÚ…São os edomitas que SEMPRE odiaram os DESCENDENTES de YACOVV e seus 12 Filhos.
    E para resumir pois esse ASSUNTO é longo com fundamentos históricos e espirituais…As 12 tribos no caso os deus descendentes por causa do rompimento da ALIANÇA firmada..foram dispersos para TERRAS distantes ( Américas ,Oceania e Centro Norte da África)…Primariamente as 9 Tribos do Reino de Israel do Norte…após o Cativeiro na Assíria…e depois as 3 Tribos do Reino de Israel do Sul (no império Romano).

    Conclusao: Meus prezados…
    Os verdadeiros Hebreus descendentes das 12tribos…estão espalhados pelos continentes que citei acima…e lá nestes continentes esses SOFREM pela desobediência dos seus pais conforme está na TORAH…e estão sob a maldição e castigos advindos da QUEBRA deste Concerto ( ALIANÇA) que foi feito no MONTE SINAI. E este tal “Israel ” que agora está nessa região cometendo essa INSENSATEZ..NÃO É O POVO DA ALIANÇA.

    YAH NOSSO CRIADOR O ALTÍSSIMO SEJA LOUVADO.

      • Prezado Estimado Comentarista dos primórdios da nossa TI…Paz e saúde para sua Casa…ok..
        Obrigado por suas palavras…Este assunto espinhoso é nitidamente ESPIRITUAL…e essa nação macabra nada representa do que está na TORAH.
        Só pars dar luz à esse assunto preste atenção neste importante e singular questionamento: Como pode essa nação que se diz “Israel” ter entre seus cidadãos Homens bilionários que juntos detém 80 % da riqueza mundial ?
        Como pide isso acontecer Se os descendentes das 12 tribos foram DISPERSOS e estão sob a maldição estipulada na TORAH ? E FINALMENTE que direito tem essa nação de ser achar no direito de “achar” que é o VERDADEIRO ISRAEL DE YAH ?
        Só tenho uma cosmovisão sobre ELES: Essa nação é o ANTI CRISTO.
        É um fato histórico é um fato INQUESTIONÁVEL.
        Um abraço aos que buscam a VERDADE sempre..
        YAH SEJA LOUVADO SEMPRE.

  7. Fico pasmo em verificar que boa parte dos comentaristas desse espaço TI , não recorrem a história desde a criação do Estado de Israel , e a que preço tal aconteceu e a custa de qual país .

  8. Beijamim Netaniyau conseguiu reduzir a pressão dos EUA para que seu governo pare com a matança indiscriminada de mulheres, idosos e crianças.
    30 mil civis palestinos mortos e mais de 70 mil feridos. Trata-se de uma desproporcionalidade abissal, em retaliação ao ataque terrorista praticado pelo Hamas que matou 1200 judeus.

    Bibi aproveitou o discurso de Lula para se fortalecer internamente. Mas, o povo judeu, a classe média e os intelectuais são inteligentíssimos e não vão cair nessa.
    O povo judeu tem ido as ruas protestar contra Netaniyau. Antes do ataque terrorista do Hamas, Bibi estava agindo para aprisionar o Judiciário via o Parlamento. Com medo de ser preso, por causa dos escândalos de corrupção, o primeiro ministro conseguiu em primeiro turno, passar uma Proposta de Emenda Constitucional, submetendo as decisões judiciais envolvendo políticos,não crivo dos parlamentares.
    Por exemplo: Se Netaniyau fosse condenado, o Congresso tornaria nula a sentença.
    O povo judeu foi às ruas e lotou a capital Telaviv. Netaniyau recuou estrategicamente.
    Alguém tem dúvidas, de que ele vai tentar passar esse monstrengo parlamentar?

    Lendo o relato da jornalista Dorrit Harazin, postado na página três do O Globo de domingo, 18/02/24, trazido a tona por Carlos Newton, depreende- se a emergência do fim do conflito. O grupo Hamas entrega os reféns, que ainda estão em seu poder e Israel volta com suas tropas para o limite da fronteira. Fim da guerra.

    A outra alternativa é ruim para todos os envolvidos, pois levará a um genocídio de um povo, sem condições de se defender. Israel ataca do Norte para o Sul e a saída pela fronteira com o Egito ao Sul está fechada. O governo de Sisi, o Ditador egípcio construiu um muro de 7 metros para impedir a entrada dos palestinos. Para o mar mediterrâneo os civis não podem ir, então a população permanece confinada a espera da morte iminente.
    É isso que or vida ser discutido e resolvido. Mas, preferem falar sobre um discurso proferido na Etiópia. O que são palavras, enquanto neste momento têm crianças, jornalistas, mulheres e idosos morrendo a míngua?

  9. A verdade é que enquanto o grupo Hamas existir, será muito difícil a constituição de uma nação palestina, pois os mesmos, com muita astúcia estão infiltrados entre os palestinos de Gaza, e isso é o que está impedindo um acordo de paz entre Israel e Palestina.

    Qualquer acordo terá que levar em consideração a segurança de Israel. Neste momento seria prematuro o reconhecimento do estado nas Nações Unidas, porque a Autoridade Palestina ainda não controla todo o território palestino. Gaza não está sob o controle de Abbas, mas é governada por uma organização terrorista, o Hamas. Os votos na ONU a favor da criação do estado palestino poderiam colaborar para o reconhecimento de uma organização terrorista no poder. Essas preocupações com a segurança serão prioritárias em nossas discussões com os palestinos para o acordo de paz. Especialmente por isso não acreditamos que esse movimento unilateral seja produtivo. – Cecília Araújo
    Publicado em 23 de setembro de 2011 às, 13h39; http://www.exame.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *