Tarcísio atinge o mesmo patamar de intenção de voto que Bolsonaro tem

Tarcísio decide ir a ato de Bolsonaro na Av. Paulista | Metrópoles

Tarcísio vem ganhando força como sucessor de Bolsonaro

Thomas Traumann
Veja

Ungido por Jair Bolsonaro como o seu herdeiro mais provável, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, começou a se mexer para 2026. Ele acertou a sua filiação no PL, o partido de Bolsonaro e Valdemar da Costa Neto, enviou para a Assembleia Legislativa projeto de escolas estaduais cívico-militares, ampliou por mais três anos um programa que dá 90% de desconto para que fazendeiros ocupantes terras públicas comprem as áreas do Estado e trabalha para obter o apoio dos prefeitos para privatizar a Sabesp até junho.

Além disso, aceitou convite para visitar Israel em apoio ao governo Netanyahu no dia 18 e engatou um discurso radicalmente pró-polícia diante das denúncias de violência na operação de deixou 39 mortos no litoral. O nome do governador segue sendo Tarcísio, mas pode chamar de Jair.

PRÉ-CANDIDATO – A conversão do governador em um pré-candidato do núcleo duro do bolsonarismo veio com a manifestação de 25 de fevereiro, convocada para mostrar solidariedade ao ex-presidente e cuja consequência direta foi reenergizar a direita.

Pela primeira desde o início do governo Lula, a direita mostrou seu poder de reação justamente quando parecia mais frágil.

A eventual condenação de Jair Bolsonaro por tramar um golpe de Estado virou uma questão de tempo, mas o bolsonarismo parece que vai se mover sem o seu líder. Uma pesquisa da USP com os manifestantes mostrou que, sem Bolsonaro, a maioria prefere Tarcísio. Feita em São Paulo, a enquete naturalmente tem viés.

PESQUISA POSITIVA – Uma pesquisa com 2 mil pessoas da Futura, encomendada pela Apex Partners, feita antes do ato em São Paulo, comprova o potencial do governador.

Nos números gerais, Lula supera qualquer adversário numa disputa mano a mano: Lula 57,8%, Zema 42,1%; Lula 58,1%, Ratinho 41,9%. Num improvável tira-teima entre Lula e Bolsonaro, o atual presidente seguiria vencendo: Lula 53,6%, Bolsonaro 46,4%.

A novidade é quando se coloca Tarcísio e o resultado é igual ao de Bolsonaro: Lula 53,8%, Tarcísio 46,2%.

APENAS INDICAÇÃO – Faltando dois anos e sete meses para as eleições, qualquer pesquisa eleitoral no Brasil é especulativa. Diante do desafio da direita de encontrar um sucessor de Bolsonaro, no entanto, a decisão precisa ser antecipada até o ano que vem.

Em público e privado, Tarcísio mantém o discurso de que prefere ser candidato à reeleição. Com 48 anos, o governador acha melhor esperar 2030 e ser candidato no pós-Lula.

Se for o único candidato viável na direita em 2026, contudo, Tarcísio assume que seu novo nome é Jair.

3 thoughts on “Tarcísio atinge o mesmo patamar de intenção de voto que Bolsonaro tem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *