Pedro do Coutto
Uma pesquisa do Datafolha divulgada no domingo pela Folha de S.Paulo revelou que a população brasileira teme mais do que confia na polícia que, segundo o levantamento, causa mais medo do que confiança em 51% dos brasileiros com 16 anos ou mais.
Os que disseram confiar na polícia mais do que temê-la somam 46%. O Datafolha entrevistou, em 12 e 13 de dezembro, 2.002 pessoas de 16 anos ou mais em 113 cidades brasileiras. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.
PESQUISA ANTERIOR – O resultado é parecido com o da pesquisa anterior, realizada em 2019, quando Jair Bolsonaro era presidente. Na ocasião, os que diziam temer mais do que confiar eram 51%, enquanto os que confiavam mais do que temiam eram 47%. Entre homens, o que temem a polícia são 56%, ante 45% entre mulheres. No âmbito racial, o temor da polícia é de 59% entre pretos e 45% entre brancos. Nesses segmentos, as margens de erro variam de 3 a 5 pontos percentuais, segundo o Datafolha.
É um fato grave, pois reflete um comportamento inadequado por parte dos policiais, consequência de fatos que se desenrolam seguidamente com a exposição de crimes praticados e excessos em muitos casos que fazem com que a população tenha medo de recorrer aos agentes de segurança. Muitos dos entrevistados relataram ter receio de fazer denúncias contra policiais diante da repercussão que isso pode ocasionar.
O resultado do levantamento acende um alerta para que os agentes de segurança mudem a sua forma de atuação, uma vez que a população não se sente segura em relação à forma de trabalho da polícia há muito tempo. A forma pelas quais as corporações têm atuado historicamente tem incomodado, uma vez que não se pauta, na prática, na segurança e no direito social para todos. O medo da polícia é um fenômeno cíclico, pois não se trata de uma situação que acontece agora. Em São Paulo, a situação está longe do controle, mas temos visto dados alarmantes ao longo da história do Brasil.
ENTRE GÊNEROS – A pesquisa do Datafolha aponta que o temor tem dado parecido entre gêneros (56% entre mulheres 52% entre homens). Há, no entanto, diferenças entre pretos (59%, ante 45% entre brancos) e entre eleitores de Lula e de Bolsonaro no segundo turno de 2022 (58% no caso do primeiro e 40% no do segundo). As margens de erro nesses segmentos variam de 3 a 5 cinco pontos percentuais.
Nas últimas semanas, o estado de São Paulo enfrenta uma crise na segurança pública com casos em sequência de violência policial. Em um deles, um soldado foi filmado jogando um homem em um córrego em Cidade Ademar, na Zona Sul da capital paulista. Em outro, um estudante de medicina foi morto com um tiro disparado por um PM dentro de um hotel na Vila Mariana, também na Zona Sul. Noutro episódio, um soldado, que estava de folga, matou um rapaz de 26 anos com 11 tiros no Jardim Prudência, na Zona Sul. Ele foi atingido ao tentar fugir com produtos de limpeza furtados de um mercado.
A falta de segurança em geral no país contribui para que parte da população se sinta compelida a apoiar discursos que acabam por apoiar a violência policial. Enfim, a sociedade está vivendo em estado de prontidão e medo com base numa parceria entre o crime e policiais.
Isso é pesquisa que se faça? Quando precisarem chamem o batman então!
Só porque o Aladdin, tendo pronúnciado “Sézamo”, a palavra(software) mágico, abriu as portas e é o chefe de todos os contraventores?
Eu, por exemplo, temo mais o STF e o PT do que a polícia e os ladrões de rua. Os ladrões de colarinho branco são sócios das duas siglas acima citadas.
Depois dessa bagaceira sobre a polícia, fiquei desacorçoado, vou me amancebar com um comando desses qualquer, o vermelho serve, chega de ser aporrinhado pela policia.
Sr. Newton,
Será mesmo que a população prefere passar pano para a bandidagem do que ser protegida pela policia.?
Os jornazistas nazi-fasci-comuna-petralhas-tucanos-franco-suiços fazem diariamente um massacre contra as forças policias deste Páis.
è só ver as manchetes dos jornalecos, foice,esquerdão, rede glob****a, e seus puxadinhos da Grande Mídia Nefasta e Corrupta.
Nesta semana que passou foi um massacre contra a Policia do Estado de São Paulo.
Fora a vagabundada dos comunas psicopatas sociopatas corruptos dos partidecos de bandidos do pt, piçol, psdb, pdt, pps, psb, rede, pcdb, pcb.
Querem a destruição do Sistema de Segurança do Páis….
Mas, veja como a Policia é boa quando algum comuna sociopata precisa de ajuda para resolver o seu problema…
Casa do deputado federal Zeca Dirceu é assaltada no Paraná
Parlamentar do PT mora em Cruzeiro do Oeste, com a mãe de 83 anos. Ele não estava em casa no momento do crime.
https://g1.globo.com/pr/norte-noroeste/noticia/2024/02/12/casa-de-zeca-dirceu-e-assaltada-no-parana.ghtml
PS.
Sr. Newton
Veja o que disse o filho do carniceiro e agente cubano zé dirceu….e sua hipocrisia fenomenal….
“…O deputado de Umuarama, também no noroeste do estado, disse confiar nas autoridades que investigam o caso…”””
“Farinha pouca, meu pirão primeiro” , como se dizia antigamente
Na hora que o chicote estrala, são os primeiros a ligarem para o 190….
aquele abraço
.
Sr. Newton
Quer mais outra, lá vai mais uma hipócritinha do Partideco de Bandidos……
“…Deputada Maria do Rosário é assaltada e tem carro roubado em Porto Alegre, diz PM
Crime aconteceu por volta das 20h30 no bairro Chácara das Pedras, de acordo com o registro da ocorrência. Assessoria da parlamentar confirma o crime e vai se manifestar ainda nesta quarta…..
Sr. Newton
Para quem a hipócrita da Quadrilha ligou.??
grande abraço.
PS…São Pedro nos deu uma trégua na véspera de Natal…..
Valeu, Pedrão….
Aquele abraço….
https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/deputada-maria-do-rosario-e-assaltada-e-tem-carro-roubado-em-porto-alegre-diz-pm.ghtml
PS.
Estou de olho em vocês, seus bandidos hipócritas….