Pesquisa mostra que a esquerda está em baixa nas quinze maiores capitais do país

Charge reproduzida do site Vermelho

Guilherme Amado e João Pedroso de Campos
Metrópoles

Uma pesquisa do instituto Futura Inteligência evidencia preocupações à esquerda no país para as eleições municipais de 2024 nas maiores capitais brasileiras. Conforme o levantamento, que considera 15 capitais estaduais, a esquerda não foi citada em nenhuma delas como posicionamento político preferencial da maioria dos eleitores. Em oito das capitais pesquisadas, a maioria apontou não ter preferência ideológica e, em sete delas, a direita é a mais popular.

Para apurar os dados, o instituto de pesquisas perguntou se “o posicionamento político do candidato é importante na decisão do seu voto?” e “se sim, tem preferência por algum posicionamento político?”.

CONFIRA OS DADOS – As capitais em que a maioria se identifica com a direita são Goiânia (48,2%), Cuiabá (40,7%), Belo Horizonte (40,7%), Vitória (33,9%), Curitiba (42,4%), Florianópolis (43,5%) e Porto Alegre (40,0%).

A maioria respondeu não ter ideologias preferenciais em Rio de Janeiro (43,1%), São Paulo (39,4%), Fortaleza (39,8%), Recife (35,0%), Salvador (49,6%), São Luís (47,8%), Belém (43,4%) e Manaus (46,8%).

Além de não ser a ideologia com a qual a maioria mais se identifica em nenhuma destas capitais, a esquerda, diga-se, só aparece no levantamento como o segundo posicionamento mais comum em uma delas: Florianópolis (23,3%). Nas demais, os direitistas e os que não têm preferência se revezam em primeiro ou segundo lugar.

IDEOLOGIA FORTE – Em todas as cidades pesquisadas pela Futura Inteligência, ao menos 74% dos entrevistados responderam que a ideologia do candidato é importante para decidir o voto.

As que tiveram os números mais expressivos neste sentido foram Vitória (83,7%), Salvador (83%), Manaus (82,9%), Rio de Janeiro (82,8%), Fortaleza (82,8%), Belo Horizonte (82,4%) e Curitiba (82,1%).

O instituto de pesquisas fez um total de 14.450 entrevistas nas 15 capitais, entre novembro e dezembro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais em Recife; 3,03 pontos percentuais em São Luís; 3,1 pontos percentuais em Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Manaus, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo; 3,4 pontos percentuais em Cuiabá; 3,5 pontos percentuais em Florianópolis; e 3,95 pontos percentuais em Vitória.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Em tradução simultânea, a pesquisa indica a enorme diferença entre eleições municipais e presidenciais. A ideologia é um fator importante, porém quando se trata de eleger presidente, é fundamental que o candidato tenha carisma. Na atual política brasileira, ninguém tem tanto carisma quanto Lula, como admite Valdemar Costa Neto, que hoje comanda o PL bolsonarista, mas era lulista quando foi preso e cumpriu pena no Mensalão, lembram? É por isso que a gente diz que recordar é viver. (C.N.)

13 thoughts on “Pesquisa mostra que a esquerda está em baixa nas quinze maiores capitais do país

  1. Por que essas pesquisas nunca perguntam ao povo se ele está satisfeito com tudo isso que aí está há 134 anos, e se mudaria o sistema no voto, caso algum candidato lhe apresentasse um projeto novo e alternativo de política e de nação ? Será por que as tais pesquisas políticas e eleitorais são feitas por conservadores do sistema apodrecido para não deixar o povo nem sequer pensar que, na seara política, tudo pode ser muitíssimo diferente de tudo isso que aí está há 134 anos ?

    • No Brasil dos nós que perfazem um super, mega e todo-poderoso nó górdio, blindado até as entranhas, impossível de ser desatado, exceto por Deus ou com Ele na Causa, na seara política, não existe direita, nem esquerda e nem centro, que, cá entre nós, são apenas rótulos impostos e usados conforme as conveniências dos revanchistas da comilança da ocasião que, no frigir dos ovos, na ora da comilança, todos comem no mesmo prato numa boa, que o digam os fundões bilionários (partidário e eleitoral), as emenda$, etc., etc. e tal. O que de fato existe no Brasil, na seara política sistêmica brasuca, resiste e persiste firme e forte, sobre todos os rótulos, é o revanchismo da comilança entre dois bicudos que não se beijam, na verdade dois irmãos siameses, insaciáveis, que sobrevivem em regime de simbiose e autofagia, um mais guloso que o outro e, por isso, o pau quebra e o coro come o tempo todo entre ambos pelo butim, que quando ficam quietos é porque estão todos e todas comendo juntos,fartamente, fato que os coloca e os mantém operantes e em perpétua disputa de poder, em constante estado de guerra tribal, primitiva, permanente e insana por poder, dinheiro, vantagens e privilégios, sem limite$, à moda todos os bônus para ele$ e o resto que se dane com os ônus (carga tributária, carestia, inflação, juros nas nuvens…, golpes, ditaduras, estelionatos eleitorais…), estabelecidos no Brasil há 134 anos, os quais podem e devem ser chamados pelos respectivos nomes, tais sejam militarismo e partidarismo, politiqueiro$, e seus tentáculos velhaco$, forjadores, protagonistas e desfrutadores da república dos me$mo$ há 134 anos. O resto, na seara partidária, são armazéns de seco$ e molhado$, serviçais e comensais da confraria dos me$mo$,que perfaz uma espécie de super, mega e todo-poderoso sindicato dos me$mo$, dos quais, na real, no Brasil, há 134 anos, somos todos vítimas, reféns, súditos e escravos, muitos masoquistas e outros tantos acometidos pela síndrome de Estocolmo, fantasiados pelos me$mo$ de cidadãos e cidadãs.

    • O video é falso, amigo João Batista Pereira.

      Está sendo usado politicmente desde a década passada.

      É igual às provas de dois criminosos (Tacla Duran e Tony Garcia) contra o ex-juiz Moro. São falsas, mas de vez em quando voltam ao noticiário.

      Abs.

      CN

    • “Líderes políticos, econômicos e militares proeminentes nos últimos 200 anos tentaram nos advertir a respeito de um plano global que foi criado e está sendo implementado para derrubar todos os governos das nações soberanas do mundo, substituindo-os por uma ditadura militar que será sem precedentes na história. Veja algumas citações:

      “O roteiro deles já está escrito, sujeito apenas à edição de última hora e direções de palco. O próprio palco… está quase pronto. No fosso do palco, a orquestra subterrânea já está afinando os instrumentos. Os papéis coadjuvantes de última hora estão, agora mesmo, sendo preenchidos. A maioria dos atores principais, suspeita-se, já assumiu seus papéis. Logo será o tempo de subirem ao palco, prontos para a cortina se abrir. O momento da ação terá chegado.” [Peter Lemesurier, The Armageddon Script, pág. 252, leia a resenha.].

      Não duvide; os grandes eventos, bem como muitos eventos intermediários, seguem um roteiro, exatamente como predito em Apocalipse 17:12-13,17.”

  2. Como disse o filósofo espanhol José Ortega y Gasset, “Ser de esquerda é, como ser de direita, uma infinidade de maneiras que o homem pode escolher de ser um imbecil: ambas, com efeito, são formas de paralisia moral.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *