“Facções dominam a democracia e até a religião”, alerta Gilmar sobre o crime

Gilmar Mendes sobre crime organizado: "Facções invadindo os espaços da democracia e da religião."

Enigmático, Mendes está denunciando a derrocada do país

Carlos Newton

O Estadão saiu de seus cuidados para informar à nação que o ministro Gilmar Mendes, decano do Supremo Tribunal Federal, fez um alerta nesta terça-feira, dia 12, sobre os riscos do avanço e da “sofisticação” do crime organizado no País.

Ele postou em suas redes que “um país assume a condição de ‘Narcoestado’ quando o poder do tráfico tem domínio de suas instituições sociais e políticas”. E, em sua experiente opinião, essa realidade já está acontecendo.

SEM REPERCUSSÃO – Gilmar fez referência à uma entrevista que concedeu à GloboNews, que não teve a repercussão que ele esperava. “Mostrei que os sinais estão aí: facções invadindo os espaços da democracia e da religião, ambos sagrados para o Estado Democrático de Direito.”

Na avaliação do ministro, “somente políticas públicas de segurança pensadas e executadas de modo coordenado poderão fazer frente ao grau de sofisticação demonstrado pelo crime organizado”.

Ele sugere adoção de “políticas que se concentrem, por exemplo, na criação de instrumentos de combate ao imenso poder financeiro das facções criminosas”.

PODER PÚBLICO – O ministro do STF enfatizou que “o poder público tem o dever de proteger “desses vilipêndios” a liberdade política e a liberdade religiosa. Ao final de sua mensagem, ele advertiu. “Estamos diante de um momento decisivo para a manutenção do Brasil na pauta civilizatória”.

Caramba! O que é isso, minha gente? A que situação o ilustre ministro está se referindo? Será que dei uma cochilada e perdi essa parte do filme?

Estará ele se referindo ao governo federal, de cuja prisão de segurança máxima em Mossoró (RN) dois chefes de facção fugiram como se estivessem pulando o muro do colégio interno? Ou estará se referindo ao Rio de Janeiro, onde as facções e milícias controlam bairros inteiros, constroem livremente prédios de dez andares e vendem apartamentos aos cidadãos, sem registro de escritura pública?

APOCALYPSE NOW – O que realmente Gilmar Mendes está denunciando, neste filme “Apocalypse Now” que somente ele está assistindo?

Por sua máxima importância, esta denúncia tem de ser esmiuçada. Que o ilustre ministro do Supremo então seja imediatamente chamado ao Conselho de Defesa e ao Conselho da República para fazer uma tradução simultânea de suas palavras e dizer ao povo brasileiro o que realmente está acontecendo.

Caso não haja interesse, que o Congresso o convoque para esclarecimentos.

###
P.S. – Queremos saber a verdade. Ou, então, que o ministro aja como seu antecessor Adaucto Lucio Cardoso e se desfaça de sua toga, diante do plenário, numa desesperada tentativa de despertar o país, caso sua gravíssima denúncia institucional não desperte interesse nas autoridades da República.  (C.N.)

15 thoughts on ““Facções dominam a democracia e até a religião”, alerta Gilmar sobre o crime

  1. O homem que se rende/vende à corrupção, faz qualquer outra coisa; até ajuda a acabar com uma operação de ponta no combate à corrupção.

  2. André Ventura o deputado portugues e futuro ministro promete desenterrar o que ficou escondido em governos da esquerda naquele país e então saberemos o fundamento do que só foi ventilado sem a total conclusão!
    Aguardemos….a “Operação Tatú”!

  3. “###
    P.S. – Queremos saber a verdade. Ou, então, que o ministro faça como seu antecessor Adaucto Lucio Cardoso e se desfaça de sua toga, diante do plenário, numa desesperada tentativa de despertar o país, caso sua gravíssima denúncia institucional não desperte interesse nas autoridades da República. (C.N.)”
    Meu amigo Carlos Newton,comparar Gilmar Mendes com Adauto Lúcio Cardoso,merece o Troféu Piada do Ano.
    Grande abraço,
    Werneck.

  4. Dr. Gilmar tem razão, ele reverbera aquilo que o próprio governador do estado do Rio já teve a coragem de constatar e dizer que não apenas o Rio mas tb todo o Brasil está dominado por máfias infiltradas em todas as instituições, na ocasião em que os médicos foram assassinados no Rio, confundidos por um criminoso com criminosos rivais. Os piores cegos são os que não querem enxergar a realidade do país. Bela democracia, por fora bela viola por dentro pão bolorento. Viva a democracia da ditadura partidária. O quê é isso agora, será que já viramos um Haitibras e ainda não sabemos ? Partido ou quadrilha, política ou guerra de quadrilhas pelo butim ? Pode isso, Arnaldo ? https://www1.folha.uol.com.br/poder/2024/03/governo-de-pe-ve-indicios-de-incendio-criminoso-em-casa-de-presidente-eleito-da-uniao-brasil.shtml?utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_campaign=compfb&fbclid=IwAR2UV-ZWQ5gRRPm0yshPE0qUS0pndx4zqWSQe1LE7ngAYWNGlr92W4oWlJE

  5. Como o sistema não conseguiu dobrar ou comprar os evangélicos, agora se prepara para atacá-los. Claro que não vai dar certo, mas o desespero é grande.

  6. O Sinistro Efeagarento descobriu a polvóra.

    Esqueceu de citar as Grandes Escolas Cieps do Brizolixo com seu método Paulixo Freiriano que ao invés de dar para o Páis vários Prêmios Nobel forneceu criminosos de todos os tipos.

    O sinistro é mais uma daquelas Obras da Rainha da Corrupção, que hoje se encontra de “molho” como disse a magnifica e maravilhosa jornaefeagacista da Massa Cheirosa….

    E por falar em facções e crime, ontem foi mais um dia de tragédia no BrizolixoQuistão, com mais um aluno do Cieps mostrando a realidade para os Gilmares, Xandôes, Robertões, Luladrões, Baleia, Greice, FHC, Serrote, Temer, e Cia Ltda de que como o crime tomou conta do Páis……

  7. GM vem a público dizer o que pessoas minimamente informadas (e não conformadas) já publicam a mais de uma década no país – e há décadas no Rio de Janeiro:

    A ascensão e consolidação do Crime organizado nas principais esferas de Poder do Estado brasileiro.

  8. Qualquer cidadão sabe que o poder das facções e milícias está aumentando. E em alguns locais, as facções/milícias estão tornando ou já tornaram a vida insuportável à população, locais muito longe de poderem ser chamados de lugares civilizatórios, onde impera a lei do mais forte ou seja, as milícias e facções.

    Os governadores, em reunião recente, deram sugestões bem razoáveis para que o Congresso modifique/crie leis para combater esse verdadeiro câncer que assola a vida de todos

    Essas milícias/facções se infiltram em instituições. Por exemplo, será que é normal PMs cantarem parabéns a um miliciano preso e e que estava ferido num quarto de hospital?

    Gilmar Mendes, portanto, só falou aquilo que todos sentem. O legislativo deveria se mexer mais para frear essa calamidade.
    .

  9. Pelo que se sabe , são as leis eleitorais do país quem disciplinam , a inscrição e candidatura de pessoas a cargos eletivos , passando pelo crivo da justiça , visando impedir que criminosos se candidatem , mas infelizmente as autoridades judiciárias do país , tem feito vistas grossas e coniventes com crime , por isso congresso nacional e legislativos estaduais e municipais estão repletos de criminosos , graças aos maus magistrados do país , dentre os quais o próprio juiz do STF Gilmar Mendes e demais juízes do próprio STF , isso é inegável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *