Decisão do governo deixou nítida uma restrição a Jean Paul Prates

Lula reuniu integrantes do Executivo e da Petrobras por mais de três horas

Pedro do Coutto

O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, afirmou, após reunião com o presidente Lula da Silva e com ministros na última segunda-feira, que continuará no cargo e que uma possível troca não foi tratada no encontro. É evidente que o presidente Lula da Silva interveio na Petrobras na questão da distribuição de dividendos. Se não fosse para intervir na empresa, não faria sentido a inclusão de um representante do Ministério da Fazenda no Conselho da empresa.

De outro lado, destacam-se as declarações de Lula criticando o que considerou “choradeira de investidores”. É evidente o atrito entre Jean Paul Prates, presidente da Petrobras, com o ministro Alexandre Silveira. Para acrescentar, Lula anunciou a sua pressa em colocar representantes do Ministério da Fazenda, indicado portanto por Haddad, no Conselho da Estatal.

RESTRIÇÃO – A decisão do governo deixou nítida uma restrição a Jean Paul Prates na questão, embora o governo tenha acentuado que Prates permanece na presidência da Petrobras. Só o anúncio de que Prates permanecia serve para reforçar a análise sobre a sua decisão modificada pelo governo com base no controle acionário da Petrobras.

O episódio desta semana inclui-se assim em vários outros que o antecederam. O Planalto apresentou como justificativa a necessidade de que a empresa precisa de mais recursos para existir e também a necessidade de aplicação de uma parcela do lucro para setores que possuem vinculação direta com o desenvolvimento social e com a melhoria das condições de vida da população.

Entretanto, esse é apenas um aspecto, pois existem vários outros embutidos na atividade de exploração do petróleo que inclusive levou o nosso país à condição de exportador. O problema do petróleo para nós brasileiros desloca-se para o setor de refino, já que enquanto somos exportadores de óleo bruto, o que leva à participação de uma receita alinhada com os níveis de preço, somos importadores de óleo diesel, de gasolina e produtos refinados.

10 thoughts on “Decisão do governo deixou nítida uma restrição a Jean Paul Prates

  1. Os “patröes” estão com pressa e não se importam em expor e ridicularizar seus “seres-vís” servis “para tanto alçados” prepostos!

    • A única chance da Petrobras não quebrar será a morte deste Demôniochamado Lula.E esse Mentiroso Safado que sempre defende o chefe,o Alexandre Silveira deveria tomar vergonha na Cara ao dizer que Lula não interfere na Vale e nem na Petrobras.Mentiroso safado.

  2. Senhor José Vidal , em quais empresas (pequenas , médias e grandes) petrolíferas do mundo pagam-se 100 % de dividendos de seus lucros aos seus ditos acionistas , sem se importar em reinvestir em seu patrimônio , parte desse lucro visando sua sobrevivência , nossos inimigos internos nacionais nativos BR , não dormem no ponto .

  3. sr. Pedro

    Veja o aluno dos Colégios Cieps do Brizolixo com o método paulixofreiriano….

    Um “amor” e pessoa.

    Aluno nota 10

    Agora vai entrar para a Escolinha de Humanização do Maior Ladrão que o Mundo já Viu e sua Baleia Assassina…

    Vai sair limpinho, lindinho e cheiroso.

    Sequestrador de ônibus violou uso de tornozeleira 6 vezes, diz Seap

    https://ultimosegundo.ig.com.br/policia/2024-03-13/sequestrador-onibus-violou-uso-tornozeleira-seis-vezes.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *